Buscar

Quais as marcas que um abuso deixa nas vitimas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Perfil do agressor?
O agressor doméstico tem idade que vai dos 25 a 30 anos, normalmente apresentam características comuns:
Alcoolismo (circunstancia);
Desemprego;
Autoestima baixa;
Experiência com maus-tratos;
Depressão;
Progressão da violência ( a agressividade vai aumentando gradualmente, ao ponto de a violência, ao atingir o limiar físico, se juntar a violência psicológica);
Precocidade.
Em uma visão geral os agressores são pessoas responsáveis, dedicados, carinhosos e cidadãos exemplares perante a sociedade.
Em casa após a agressão ele se arrepende promete melhora após alguns dias volta a cometer o crime, culpando os vícios ou sentimentos.
Muitas vezes a violência sofrida em casa, verbal, física e até moral desencadeia um agressor adulto ou uma vitima isolada que irá se mantiver quieto frágil, gerando depressão e levando ao suicídio.
Bullying.
Anteriormente o bullying era indicado por problemas sofridos em casa e outros problemas psicológicos, porem estudos feitos no Canadá com crianças de idade entre 13 a 16 anos frequentadores da escola, demonstrou que nem sempre é como nos filmes, onde as pessoas tem problemas sentimentais ou até mesmo agressão em casa.
Segundo pesquisadores os jovens não demonstram o lado sofrido ou sentimentos escondidos.
Seus testes demonstraram que a saúde mental, autoestima elevada, e os menores riscos de depressão entre as crianças, isto faz com que o tratamento do bullying é difícil de controlar.
Este estudo fez com que a seleção natural propaga comportamentos vantajosos e limita atual, assim como faz com os genes, já que o controle emocional e social estimula para que as pessoas continuem a repetir o comportamento.
Portanto os agressores criam autoconfiança ao praticar o bullying.
Será que os agressores tem um gene que faz com que cresçam agressores ou são vitimas de agressividades de uma adolescência difícil onde o efeito colateral é a agressão, criando o valentão ou um valente com sofrimento silencioso?
Segundo os estudos os agressores ainda são intitulados como efeito colateral de uma criação sofrida.
Qual a marca que um abuso deixa nas vitima?
Os abusos deixam sequelas que muitas vezes são difíceis de curar, o medo de se relacionar ou conviver com outras pessoas, assistir a filmes ou documentários de violência pode afetar a estrutura da pessoa agredida, depressão, as pessoas que sofreram abusos sexuais pode na maioria das vezes entrar nas drogas para aliviar o sofrimento, tomam banho em excesso, pois se acham sujas, tem síndromes de pânico entre outras síndrome.
Quais os tipos de abuso?
1: Humilhar, xingar e diminuir a autoestima
2: Tirar a liberdade de crença
3: Fazer a mulher achar que está ficando louca
4: Controlar e oprimir a mulher
5: Expor a vida íntima
6: Atirar objetos, sacudir e apertar os braços
7: Forçar atos sexuais desconfortáveis
8: Impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar
9: Controlar o dinheiro ou reter documentos
10: Quebrar objetos da mulher
11: Violência física
12: violência sexual contra criança e adultos dividida em 4 tipos:
Assedio sexual criminoso
Importunação ofensiva ao pudor
Assedio imoral
Estupro
13: Violência psicológica.
O que significa cada um e suas punições?
Estupro: Se constitui pela pratica de algum ato libidinoso sem consentimento da vitima- sexo oral, penetração vaginal ou anal- mediante violência, agressão ou severa ameaça.
Pena de 6 a 10 anos de prisão, no caso de estupro de vulnerável, é de 10 a 15 anos.
Assedio sexual criminoso: O assedio sexual criminoso se dá quando alguém abusa da condição de superioridade hierárquica de trabalho e pratica um ato de intenção sexual no sentido de constranger a vitima para que ela passe por uma situação de embaraço.
Pena ate dois anos de prisão
Assedio Imoral: O assedio imoral parte de um comportamento inadequado e inconveniente do sujeito, mas não chega a constranger a vitima.
Pena Não há pena para esses casos, mas pode gerar processo por danos morais.
Importunação ofensiva ao pudor: Passar de mãos nas pernas, genitália, seios e falar coisas sexuais desagradáveis são características de uma importunação ofensiva ao pudor.
O ato criminoso se dá quando o sujeito se vale da situação para realizar o abuso, submeter a vitima e uma situação vexatória e constrangedora.
Pena Não gera prisão, mas penas alternativas como prestação de serviços comunitários, pagamento de multa ou cestas básicas.
Agressões como humilhação, desvalorização moral ou deboche público em relação à mulher constam como tipos de violência emocional.
Um homem não pode restringir a ação, a decisão ou a crença de uma mulher. Isso também é considerado como uma forma de violência psicológica.
Há inclusive um nome para isso: o gaslighting. Uma forma de abuso mental que consiste em distorcer os fatos e omitir situações para deixar a vítima em dúvida sobre a sua memória e sanidade.
Aqui o que conta é o comportamento obsessivo do homem sobre a mulher, como querer controlar o que ela faz não deixá-la sair, isolar sua família e amigos ou procurar mensagens no celular ou e-mail.
Falar sobre a vida do casal para outros é considerado uma forma de violência moral, como por exemplo, vazar fotos íntimas nas redes sociais como forma de vingança. Nem toda violência física é o espancamento. É considerada também como abuso físico a tentativa de arremessar objetos, com a intenção de machucar, sacudir e segurar com força uma mulher.
Não é só forçar o sexo que consta como violência sexual. Obrigar a mulher a fazer atos sexuais que causam desconforto ou repulsa, como a realização de fetiches, também é violência.
O ato de impedir uma mulher de usar métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte ou o anticoncepcional, é considerado uma prática da violência sexual. Da mesma forma, obrigar uma mulher a abortar também é outra forma de abuso.
Se o homem tenta controlar, guardar ou tirar o dinheiro de uma mulher contra a sua vontade, assim como guardar documentos pessoais da mulher, isso é considerado uma forma de violência patrimonial.
Outra forma de violência ao patrimônio da mulher é causar danos de propósito a objetos dela, ou objetos que ela goste.
Quais mecanismos de defesa que a vitima pode buscar para superação do trauma?
	
Todo ano, 16 milhões de mulheres são vitimas de violência no Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada em 2017 pela Datafolha.
Para evitar que isso aconteça é necessário identificar o agressor que muitas vezes é alguém próximo da família, segundo superar o trauma e recuperar a autoestima.
Apoio profissional, literatura, apoio de amigos.
A parte principal para se iniciar é a superação da dor através do perdão, ao se perdoar a pessoa violentada poderá partir para os demais apoios.
Muitas vítimas se isolam se julgam vitima eterna, entra em colapso e fica quase impossível o tratamento.

Outros materiais

Perguntas Recentes