Buscar

ED DE PSICOLOGIA COGNITIVA respostas

Prévia do material em texto

Alternativa E
Justificativa: A alternativa II está incorreta pois afirma para que haja resultados é essencial falar sobre a infância, entretanto é importante salientar que a terapia cognitiva não desconsidera a história de vida do paciente, mas enfatiza o presente pois quer provocar mudanças aqui e agora. O passado é trazido em três situações típicas: quando o paciente tem grande interesse nele; quando o foco no presente não provoca mudanças significativas ou quando há necessidade de entender a relação de causas e efeitos entre o passado e o presente.
Alternativa C
Justificativa: Nossos pensamentos afetam nossas emoções e comportamentos. O que pensamos influencia no que sentimos e consequentemente em nossos comportamentos. Maurício perdeu um amigo, é esta vivenciando um momento triste, está lidando com o luto. O terapeuta deve ajudar Maurício levando a identificar sua dor, e procurar maneiras de curar isso através das terapias.
Alternativa D
Justificativa: Escrever os cartões de enfrentamento ajuda a manter o foco nos objetivos. Na terapia cognitivo-comportamental, é pedido aos pacientes que escrevam cada razão de querer fazer algo em um pequeno cartão (ou mais cartões) e, sempre que tiver de enfrentar algo ligado àquela situação, lê-lo, tendo assim mais impulso para enfrentar o que virá. Desse modo chamamos esses lembretes impulsionadores de cartões de enfrentamento.
Alternativa D
Justificativa: O princípio n° 5 fala que a terapia cognitiva enfatiza o presente, e que o tratamento da maioria dos pacientes envolve um forte foco sobre problemas atuais e sobre situações específicas que são aflitivas para o paciente. Resolução e/ou uma avaliação mais realista das situações que são, no momento, aflitivas usualmente conduzem à redução de sintomas. Portanto, o terapeuta cognitivo em geral tende a iniciar a terapia com exame de problemas no aqui e agora, independentemente do diagnóstico. A atenção volta-se para o passado em três circunstâncias: quando o paciente apresenta uma forte predileção a fazer isso; quando o trabalho voltado em direção a problemas atuais produz pouca ou nenhuma mudança cognitiva, comportamental e emocional ou quando o terapeuta julga que é importante entender e quando ideias disfuncionais importantes se originaram e como essas ideias afetam o paciente hoje.
10) Alternativa B
Justificativa: Para o construtivismo as nossas representações sobre a realidade não são determinadas pelo objeto, e sim, são construídas antes pelo sujeito.
E
2- C
3- D
4 - D
5 - B
6 - C
7 - D
8 - A
9 - C
10 - B
11 - B
12 - A
13 - E
14 - A
15 - A

Outros materiais