Buscar

historia ed 3

Prévia do material em texto

luno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	
	Data: 20/10/2014 11:08:21 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405397717)
	
	(FGV, 2007) A longa administração pombalina (1750-1777) causou controvérsias ao expulsar os jesuítas de Portugal e de todos seus domínios, em 1759. Tal expulsão, que implicava o confisco dos bens dos religiosos, pode ser atribuída:
		
	
	ao enorme déficit do Tesouro português, provocado pelas despesas feitas com construção de Lisboa, destruída pelo terremoto de 1755.
	
	à não aceitação de Pombal da política do despotismo esclarecido, que era bastante defendida pelos inacianos.
	
	à antipatia que o ministro, seguidor da filosofia iluminista, nutria pelos jesuítas, responsáveis pelo atraso cultural do país.
	 
	ao processo de centralização administrativa que exigia a eliminação da Companhia de Jesus, acusada de formar um estado à parte.
	
	à vontade de igualar-se à monarquia francesa que praticava o despotismo esclarecido.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405178812)
	
	Os jesuítas permaneceram como responsáveis pela educação no Brasil  durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal.
Sobre o modelo educacional jesuítico leia as alternativas abaixo:
 
a) A educação jesuítica foi nitidamente dogmática, abstrata e conservadora. A Igreja católica ameaçada pelo espírito crítico que rondava a Europa, parecia empenhar-se, mediante o ensino jesuítico, pela reafirmação de sua autoridade.
b) Consideramos que correspondendo ao ideal europeu da época, cujo interesse dirigia-se a formação do homem culto, os padres jesuítas não
visavam formar letrados eruditos que, entretanto não questionassem a ordem estabelecida.
c) O desinteresse quase total pela ciência caracterizou toda a educação na colônia. A
metrópole, por outro lado, reforçava essa realidade por manter-se fechada ao espírito crítico e de análise, à pesquisa e experimentação.
d) Os interesses da educação no período colonial, na realidade, convergiam para um único objetivo ¿ a manutenção da ordem. Nesse sentido, a educação jesuítica refletia claramente o seu caráter elitista.
e) Os jesuítas investiram maciçamente em um espírito crítico e questionador, muito característico do sistema educacional português e espanhol. Tal sistema de educação foi fundamental para o combate as teorias da Contra Reforma que ameaçavam a Igreja Católica na Europa.
 
Assinale a alternativa que contém a afirmativa que contém a sequência correta :
		
	
	F, F, V, V, F
	
	V, V, F, V, F
	 
	V, V, V, V, F
	
	V, V, V, V,V
	
	V, F, F, V, V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405178806)
	
	As origens das instituições escolares no Brasil podem ser localizadas no século XVI com a chegada dos:
		
	 
	Jesuítas
	
	Beneditinos
	
	Invasores franceses
	
	Carmelitas
	
	Missionários presbiterianos

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes