Buscar

Exercício psicologia ed 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno(a): ROZANGELA DE MELO DA SILVA
	Matrícula: 201405146451
	
	Data: 22/10/2014 12:41:10 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201405192012)
	
	A secretaria de educação do município Garopimba planejou uma formação continuada para os educadores infantis, que versava sobre a educação da sexualidade das crianças na educação infantil. As crianças de 3 anos de idade estavam muito curiosas pelo corpo do outro coleguinha, e, no momento do banho, os educadores precisavam separar meninos das meninas, pois as crianças queriam observar o tempo todo o corpo do outro colega e isso dificultava o banho. Sabemos que essas crianças estão na fase fálica, se levarmos em consideração as fases de desenvolvimento psicossexual de Freud. Assinale a alternativa que apresenta uma característica da fase fálica.
		
	
	Sensação de poder e controle ao se sentir com a musculatura mais forte e poder controlar os esfíncteres.
	
	Preferência por colocar objetos na boca para exercitar a satisfação pela boca.
	 
	Desejo e enamoramento pelo progenitor do sexo oposto e rivalidade com o progenitor do mesmo sexo.
	
	Sensação de onipotência ao conseguir controlar os esfíncteres e ter mais autonomia.
	
	Medo de perder o amor dos progenitores ao errar o controle dos esfíncteres e sujar as roupas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405191713)
	
	Como os pais são as pessoas mais importantes da vida da criança, é natural que, na fase de descoberta dos órgãos sexuais e de observação das diferenças entre os dois sexos, existam novas formas de relacionamento com eles. Com base na ilustração abaixo e na teoria psicanalítica, analise as afirmativas abaixo: 
I) O "complexo de Édipo" é um período onde existe uma atração da criança pelo progenitor do sexo oposto com sentimentos de rivalidade e ciúme. Processa-se uma relação triangular entre os dois pais e o(a) filho(a) que vai ser caracterizada pela atração do pai ou da mãe, numa rivalidade com o progenitor do mesmo sexo, visto como entrave. Este período é nodal no desenvolvimento.
 
II) É este conflito potencial, a ser resolvido pela aproximação progressiva do pai em relação ao filho e da mãe em relação à filha (processo de identificação), que vai estruturar a criança em relação ao próprio sexo, de uma forma diferenciada para o menino e para a menina.
 
III) Segundo Freud, a dependência, pouco envolvimento nas relações amorosas e medo da entrega e homossexualidade explicam uma saída "negativa" do complexo de Édipo. Quando o pai da criança não consegue impor limites ao filho, que está literalmente grudado na mãe, o filho não passa a se voltar para as características do pai, e interioriza as características femininas da mãe, inclusive seu objeto de desejo, o homem. Freud cita a relação "pai passivo/mãe dominadora" para este novo triângulo. Isto se explica, pois, uma relação de pai passivo e uma mãe superprotetora faz com que o pai não consiga "vencer" a disputa com o filho, pela "posse" da exclusividade da mãe.
 
Estão corretas:
		
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	II e III são verdadeiras.
	 
	I e III são verdadeiras.
	
	I e II são verdadeiras.
	
	II e III são falsas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405191573)
	
	De acordo com Piaget, a relação de cooperação é necessária ao desenvolvimento das operações mentais e tem seu início na infância. Uma vez iniciada a cooperação pela convivência com iguais, a criança tenderá a exigir cada vez mais e de todos que se relacionem com ela dessa forma, contanto que na sociedade em que vive sejam valorizadas as noções de igualdade e respeito mútuo. Das escolhas didático-pedagógicas a seguir relacionadas, assinale aquela que, num contexto democrático, responde ao que aponta Piaget.
		
	
	As atividades são planejadas incentivando a competição, pois o mundo atualmente valoriza os alunos pela lógica do mérito.
	
	Nas salas de aula foram organizados os cantinhos de leitura e dos brinquedos para que a criança se ocupe, ao terminar suas atividades, enquanto aguarda a conclusão das tarefas pelos colegas da classe.
	
	Para envolver a comunidade nas questões da escola, a equipe docente planejou um projeto de leitura para os pais, que denominou Comunidade Leitora.
	 
	As atividades didáticas planejadas incluem projetos interdisciplinares a serem desenvolvidos por grupos de crianças, envolvendo a produção de jornais, confecção de maquetes, construção de jogos matemáticos etc.
	
	No planejamento das aulas, os professores não se preocupam com atividades e materiais didáticos específicos e diferenciados.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405191788)
	
	Marque a alternativa que corresponda corretamente ao conceito de Acomodação na obra de Jean Piaget:
		
	
	Mostrar-se resistente à mudança de ponto de vista, conservando o egocentrismo intelectual e, sobretudo, a imaturidade cognitiva.
	
	Déficit cognitivo existente entre o sujeito do conhecimento e os demais sujeitos que interagem na sala de aula.
	
	Tornar-se um sujeito bastante acomodado e pouco interessado em novas construções cognitivas.
	 
	Mudanças na estrutura cognitiva do sujeito para incluir novas informações.
	
	Após algum empenho cognitivo, demonstrar fadiga, tornar-se acomodado e, por conseguinte, ter prejuízo acadêmico.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405191787)
	
	Marque a alternativa que responde corretamente ao conceito de Equilibração na obra de Jean Piaget:
		
	
	Um estado de equilíbrio entre a idade cronológica do sujeito e o desenvolvimento psicomotor, apresentado pelo bom rendimento escolar.
	
	Tendência a manter-se no mesmo patamar de conhecimento por alguns meses, mostrando equilíbrio emocional.
	 
	Tendência de buscar o equilíbrio entre os esquemas cognitivos que o sujeito possui e as exigências apresentadas pelo objeto a ser conhecido.
	
	Estado de equilíbrio entre o egocentrismo e a capacidade de ser generoso e compreender o ponto de vista do outro.
	
	Equilíbrio emocional permanente diante dos desafios cognitivos apresentados pelas inovações tecnológicas.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201405191796)
	
	Ao observar seu bebê de 6 meses de idade, Marta percebe que ele realiza uma atividade de forma repetitiva: jogar a chupeta no chão. Como não compreende essa atitude, já que o bebê gosta e se acalma ao usar a chupeta, Marta pergunta para a educadora da creche por que ele faz isso. Como resposta, a educadora responde que é um esquema de conhecimento que faz parte das reações circulares. Marque a única alternativa que responde corretamente sobre o que são reações circulares na obra de Jean Piaget.
		
	
	Essas reações acontecem como um ciclo vicioso quando o bebê está insatisfeito com o tratamento que lhe é dispensado.
	
	Reações comportamentais que são motivadas pelo interesse em objetos que normalmente não são oferecidos ao bebê e geram muita ansiedade diante do seu desejo.
	
	É uma reação típica dos primeiros dias de vida quando o bebê vive um ciclo temporal que se limita a dormir e se alimentar.
	
	São reações típicas de birra que se iniciam quando a criança já tem tônus muscular para ficar sentada.
	 
	São reações que objetivam provocar resposta de outra pessoa ou objetivo de acordo com o comportamento do bebê.

Outros materiais