Buscar

Exercício psicologia ed 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201405295921)
	
	Sabemos que o genótipo é o conjunto de genes de um organismo e que estão presentes em todas as células somáticas. São responsáveis pela transmissão de informações dos genitores para a sua prole. Nos seres humanos, há alguns comportamentos e características que são herdados geneticamente e acabam por alimentar uma crença de que a herança genética é decisiva na definição de padrões comportamentais e cognitivos. O documentário sobre Victor de Aveyron, dirigido por François Truffaut, traz uma reflexão sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Analise como a concepção interacionista compreende a influência da hereditariedade e a cultura no desenvolvimento humano, marcando a resposta correta.
		
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica.
	
	Na concepção interacionista não há supremacia de um elemento sobre outro, ou seja, a hereditariedade é mais importante que a cultura na definição dos caracteres que serão amadurecidos no desenvolvimento do sujeito.
	 
	A concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro.
	
	O desenvolvimento humano é uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, dessa forma, só ocorrerá um bom desenvolvimento se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
	
	Os fatores maturacionais não apresentam qualquer relevância para a concepção interacionista de desenvolvimento, pois toda a aprendizagem ocorre apenas com os estímulos e modelagens de comportamento que ocorrem no ambiente social.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201405295923)
	
	Leia o seguinte relato e responda ao que se pede: No dia 9 de Janeiro de 1799 uma estranha criatura surgiu dos bosques próximos ao povoado de Saint-Serin, no sul da França. Apesar de andar em posição ereta se assemelhava mais a um animal do que a um ser humano, porém, imediatamente foi identificado como um menino de uns onze ou doze anos. Unicamente emitia estridentes e incompreensíveis grunhidos e parecia carecer do sentido de higiene pessoal, fazia suas necessidades onde e quando lhe apetecia. Foi conduzido para a polícia local e, mais tarde, para um orfanato próximo¿. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron Acesso em 20/08/2012, às 11h. Esse relato se refere ao Garoto Selvagem e sua condição física e psicológica no momento em que foi encontrado. Um drama que nos convida a refletir sobre os impactos do ambiente sobre a hereditariedade. Sendo assim, das alternativas abaixo, assinale a única correta que explica como a genética influencia o desenvolvimento humano.
		
	
	Para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica e genética.
	
	O padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo, pois há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	Todos os comportamentos humanos são previstos geneticamente, pois fazemos parte do mais desenvolvido grupo de mamíferos e estamos bastante adaptados a essa condição social.
	 
	A genética é um fator importante, mas que deve estar relacionado com toda a influência sócio-cultural que o sujeito recebe no seu desenvolvimento, pois os fatores interagem e se influenciam reciprocamente.
	
	A genética não tem qualquer importância no desenvolvimento humano , pois ele é resultante de uma soma de fatores internos e externos ao sujeito, que só será bem sucedida se houver equiparação na qualidade de ambos os fatores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201405403079)
	
	ENUMERE AS COLUNAS DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS PERTENCENTES AOS TRÊS DOMÍNIOS PREDOMINANTES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: (B) BIOSSOCIAL, (P) PSICOSSOCIAL E COGNITIVO (C).
(__) RELACIONADA AO DESENVOLVIMENTO DAS EMOÇÕES, DO TEMPERAMENTO E DAS HABILIDADES SOCIAIS. AS INFLUÊNCIAS DA FAMÍLIA, DOS AMIGOS, DA COMUNIDADE, DA CULTURA E DA SOCIEDADE COMO UM TODO SÃO ESPECIALMENTE IMPORTANTES PARA ESSE DOMÍNIO.
(__) ENVOLVE OS PROCESSOS MENTAIS UTILIZADOS PARA OBTERMOS CONHECIMENTOS OU PARA NOS TORNARMOS CONSCIENTES DO AMBIENTE., TAIS COMO: PERCEPÇÃO, IMAGINAÇÃO, DISCERNIMENTO, MEMÓRIA E LINGUAGEM, QUE SÃO PROCESSOS UTILIZADOS PELAS PESSOAS PARA PENSAR, DECIDIR E APRENDER.  
(__) AS DIFERENÇAS CULTURAIS RELATIVAS AO VALOR DAS CRIANÇAS OU ÀS IDEIAS SOBRE OS PAPÉIS "APROPRIADOS" A CADA SEXO, OU AO QUE É CONSIDERADO A ESTRUTURA FAMILIAR IDEAL, SÃO CONSIDERADOS PARTE DESSE DOMÍNIO.
(__) AS HABILIDADES MOTORAS; OS FATORES SOCIAIS E CULTURAIS QUE AFETAM ESSAS ÁREAS COMO, POR EXEMPLO, A DURAÇÃO DA AMAMENTAÇÃO AO SEIO, A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E AS ATITUDES QUANTO ÀS FORMAS IDEAIS DO CORPO.
(__) ENGLOBA AS MODIFICAÇÕES QUE OCORREM NO CORPO DE UMA PESSOA, ALÉM DOS FATORES GENÉTICOS, NUTRICIONAIS E DE SAÚDE QUE AFETAM O CRESCIMENTO.
(__) SÃO DESENVOLVIDAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO PROPORCIONADA PELA ESCOLA, FAMÍLIA, AMIGOS E OUTROS ESPAÇOS SOCIAIS, RESULTADO DA CURIOSIDADE E DA CRIATIVIDADE INDIVIDUAIS.
		
	 
	P-C-P-B-C-B
	
	C-C-P-B-B-B
	 
	P-C-P-B-B-C
	
	C-P-P-B-B-C
	
	P-C-B-P-B-C
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201405400485)
	
	A genética sempre foi considerada um importante elemento na compreensão sobre a capacidade de aprendizagem e do desenvolvimento da inteligência. Como essa relação pode ser explicada pela concepção sócio-interacionista do desenvolvimento?
		
	
	a genética é mais importante que as experiências sócio-culturais.
	
	a genética não é tão importante para essa concepção, pois trabalham com a modelização dos comportamentos aprendidos através da ação de reforços.
	
	a genética é muito importante porque os mecanismos de herança genéticas permitem transmitir apenas as características mais evoluídas dos seres humanos.
	 
	a genética é tão importante quanto os fatores relacionados ao meio ambiente já que eles se inter-relacionam o tempo todo.
	
	os fatores ambientais são mais importantes que os genéticos porque o homem não apresenta instintos nem qualquer característica comportamental prevista geneticamente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201405295924)
	
	Um site noticia diz que Em pleno século 21, uma família vivia isolada dentro de uma caverna. Falam sobre a família Rosales, que criava seus quatro filhos numa caverna na Colômbia. As crianças foram encontradas sujas, desnutridas e em estágio precário de comunicação, pois emitiam alguns grunhidos que não faziam parte da língua nativa. Das alternativas abaixo, marque a única que responde corretamente sobre qual o impacto que isolamento social para o desenvolvimento de seres humanos, tendo como suporte teórico o interacionismo.
		
	
	Houve um impacto significativo, pois para se desenvolver, o sujeito precisa ter uma inter-relação de fatores endógenos e do ambiente sócio-cultural, sendo os últimos os responsáveis por toda a aprendizagem independente dos padrões de maturação neurológica.
	
	Não houve impacto algum, pois o padrão genético corresponde a maior parte da influência que existe no desencadear de nosso desenvolvimento cognitivo. Há uma tendência a desenvolvermos exatamente as habilidades e dificuldades previstas geneticamente.
	
	Não há qualquer impacto sobre o desenvolvimento, pois na concepção interacionista não há supremacia de um elemento sobre outro, ou seja, a hereditariedade é mais importante que a cultura na definição doscaracteres que serão amadurecidos no desenvolvimento do sujeito.
	 
	Houve um impacto negativo para o desenvolvimento, pois a concepção interacionista vai compreender o desenvolvimento humano como sendo uma relação dialética entre fatores internos e externos ao sujeito, um tendo influência sobre o outro. A falta de estímulo social e linguagem afetou o desenvolvimento.
	
	Todo o impacto negativo sob o desenvolvimento das crianças que foram encontradas na caverna, tem relação com a falta de alimentação adequada e com as precárias condições de saúde que apresentavam.

Outros materiais