Buscar

Atividade Diagnóstica 02 Didática Planejamento e Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Planejar é uma ação que demanda organização, sistematização, previsão, decisão e outros aspectos que possam garantir a eficiência e eficácia de uma ação educativa, o que implica em uma ação de reflexão.
 Comparando a asserção acima e os itens abaixo, é correto assinalar a alternativa:
 
I: Planejar é dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação. Deve ser elaborado e organizado apenas pelo coordenador pedagógico e nunca de forma coletiva com a participação dos alunos, pois, somente o coordenador conhece a realidade das salas de aula.
II: Planejar é um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação, de previsão de necessidades, visando a concretização de objetivos.
III: Planejar é a previsão sobre o que irá acontecer, é um processo de reflexão sobre a prática.
IV: Planejar é evitar a improvisação, prever o futuro e estabelecer caminhos que possam nortear a execução da ação educativa.
Alternativas:
a)I – II- III- IV
b)II – III- IV
c)III – IV
d)I - II
e)II – III – IV
2)O plano de aula é uma ferramenta valiosa do planejamento da ação docente cotidiana, pois ele materializa os ideais de aprendizagem em ações concretas que serão executadas na relação professor-aluno. Nesse sentido, são elementos do plano de aula:
Alternativas:
a)Identificação; objetivos; conteúdo; procedimentos metodológicos; recursos; atividades docentes e discentes; avaliação; cronograma; referências.   
b)Identificação; objetivos; conteúdo; procedimentos metodológicos; fontes de financiamento; atividades docentes e discentes; avaliação; cronograma; referências.  
c)Identificação; objetivos; gestão democrática; procedimentos metodológicos; recursos; atividades docentes e discentes; avaliação; cronograma; referências.
d)Identificação; objetivos; conteúdo; estudo do meio; recursos; atividades docentes e discentes; avaliação; cronograma; referências.
e)Identificação; objetivos; conteúdo; procedimentos metodológicos; recursos; atividades docentes e discentes; avaliação; cronograma; Diretrizes Curriculares Nacionais.
3)Para que a aprendizagem seja efetiva, intencional, organizada e sistemática, é necessário que o professor seja capaz de realizar um bom planejamento da ação didática, uma vez que ela trata dos objetivos, dos conteúdos e das metodologias, necessários para que este processo ocorra. Assim, o professor, no ato do planejamento dos objetivos da aprendizagem, deverá considerar:
Alternativas:
a)A imposição e a organização dos conteúdos de ensino, as atividades que irá realizar e em quais condições estas ocorrerão, voltando sua preocupação para as condições favoráveis de aprendizagem, a fim de estimular os alunos.
b)A seleção e a organização dos conteúdos de ensino, as atividades que irá realizar e em quais condições estas ocorrerão, voltando sua preocupação para as condições favoráveis de aprendizagem, a fim de estimular os alunos.
c)A seleção e a organização dos conteúdos de ensino, as atividades que irá realizar, independentemente das condições em que estas ocorrerão, voltando sua preocupação para as condições favoráveis de aprendizagem em aulas expositivas.
d)A seleção e a organização dos conteúdos de ensino, as atividades que irá realizar e em quais condições estas ocorrerão, voltando sua preocupação para as condições favoráveis de aprendizagem somente com a dinâmica de estudo do meio.
e)A seleção e a imposição dos conteúdos de ensino, as atividades que irá realizar e em quais condições estas ocorrerão, voltando sua preocupação para as condições favoráveis de aprendizagem, a fim de estimular os alunos.
4)Um professor realiza uma atividade com seus alunos no Zoológico. Durante a visita, os alunos coletam uma série de dados referentes aos animais. O professor solicita que os alunos entreguem uma série de atividades relacionados à visita e ao conteúdo que estão estudando. Uma destas atividades foi a construção de um gráfico sobre a longevidade dos animais, conforme abaixo:
Fonte: Autora
Com base no enunciado e no gráfico, é correto afirmar que o professor estava enfatizando uma atividade que privilegia o conteúdo:
Alternativas:
a)Procedimental.
b)Atitudinal.
c)Factual.
d)Funcional.
e)Conceitual.

Outros materiais