Buscar

053.17414 Aula01 5250858

Prévia do material em texto

Olá Pessoal! Acadêmicas e prezados acadêmicos,
 Esse é o primeiro bloco de atividades, denominada de atividade 1 – (Enviar no portfólio 1 a partir dos dia 13/05 até o dia 31/05/2018. Sugiro que não deixe para o ultimo dia, evitando assim transtornos. 
Boa atividade!
Leia com atenção as aulas 01 e 02, para responder os seguintes questionamentos:
a) A Educação dos povos primitivos era organizada em estágios. O terceiro estagio diz respeito a iniciação para a vida adulta que começa a partir dos 10 anos de idade, ou seja na pré-adolescência. Descreva de forma objetiva os estágios determinados pelos povos primitivos e quais são as suas características?
R: O primeiro estágio era dado por imitações das crianças, através da brincadeira com miniatura dos instrumentos usados pelos adultos, também era separado atividades de brincadeiras de meninos e meninas, cada qual aprendendo por meio destas as suas atribuições
O segundo estágio da educação primitiva se dá pela imitação, pois as crianças imitam e aprendem as atividades dos adultos, pois nesta fase era exigido delas o trabalho, não havia nesta o interesse ou objetivo de aplicação de educação e sim de obter resultados de trabalho.
O terceiro estágio se dá pela educação teórica que é ensinada aos mais jovens pelos adultos, e que possui um valor educativo que é referente as cerimonias das danças e as práticas de feitiçaria, muitas delas diárias e com sofrimento por meio de surras, mutilações, extração de dentes, perfurações no corpo e eles quase não tinham alimentos, o objetivo era formar por este meios caçadores e homens capazes de sobrevivência a eles e suas famílias bem como impor obediência.
 b) os chineses adotavam duas formas de organização escolar, uma era o sistema de escola e a outra de exames. Explique o sistema de exame. Qual era a finalidade da leitura e o domínio da escrita? Qual era o método adotado, como era as instalações escolares e qual era o valor da educação para o acesso no serviço público?
 R: os sistemas de escola são ofertados nas escolas como elementos em que é ensinado o currículo anteriormente analisado e encontra-se praticamente em todas as aldeias. O sistema de exame é o aspecto central do sistema educativo chinês. Por meio dele são posto à prova todos os estudantes e esse sistema de exame é realizado pelo estado como controle de seu sistema educativo. E temos como exemplo nos dias de hoje as provas realizadas nas escolas e o exame realizado pelo MEC (ENEM) 
A finalidade era o domínio dessas formas de linguagens isto é leitura e escrita, com objetivo de decorar os textos sagrados com a finalidade de desenvolver um estilo literário semelhante aos dos escritos sagrados de modo como assegurar tanto ritmo como rima. Com a memorização desses textos. 
O método: se dá através do treino da memória com o objetivo de o aluno decorar. As instalações das escolas: não há edifícios escolares a escola funcionava em qualquer sala, vaga de casa particular, de um templo ou de um edifício público comumente no tempo ancestral ou Confúcio, ou numa cabana, ou em qualquer abrigo coberto de uma esquina ou um canto de rua. O acesso ao serviço público: Por meio de exame são escolhidos todos os funcionários públicos. 
 c) O sistema de casta adotado na Índia, deixou/deixa um legado negativo que é a desigualdade social. Fale resumidamente a educação hindu. Em relação a educação judaica, a base da educação era a moral e a religião. Como era a metodologia de ensino e os espaços de ensino judaico?
R: O sistema de casta: as castas organizaram a sociedade indiana durante vários séculos. Dentro desse modelo, a condição de um indivíduo é de terminada pelo seu nascimento. Em cada uma das castas observamos o direito nato de exercer de terminadas profissões definidoras do prestigio e da posição social. A casta superior é ocupada pelos Brâmanes líderes religiosos do povo indiano. Em contrapartida a casta inferior é formada párias pessoas incumbidas de serviços considerados degradantes.
A educação hindu era através de metodologia de ensino era oral idade e posterior estudavam nos livros sagrados, os Vedas ou catecismo budista, a moral era ensinada por meio de provérbio e de fabulas além da leitura e da escrita estudavam aritmética.
A educação judaica por sua vez constituía numa grande variação acentuada com base no aspecto moral e religioso, deu muito mais oportunidade para o desenvolvimento. Desta forma muito contribuíram para o desenvolvimento da cultura ocidental, mas em outros aspectos da educação organizada, método escolar etc. ...não são diferentes do tipo oriental.
A metodologia de ensino é a educação judaica que pode ser considerada como tal a partir da tradição oral, que nada mais era do que a transmissão de todos os valores é ticos, culturais e morais de geração em geração. A estratégia mais utilizada dentro desta tradição consistia nas leituras da Tora e do Tal mudo. E a educação judaica era familiar informal, os processos de ensino eram orais e nas repetições, os pais desde muito cedo ensinavam e transmitiam, para as crianças a história do seu povo e a religião acostumavam-se na pratica do bem e o cultivo das virtudes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes