Buscar

Tratamento das Infecções de origem odontogênicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tratamento das Infecções de origem odontogênicas
As infecções são as condições mais encontradas em na odontologia. É importante salientar que essas infecções podem ou não serem de origem odontogênicas, bem como causadas por diversos microorganismos, como por vírus, fungos, e bactérias. Podem ser de etiologia periodontal, endodôntica e pericoronária, podendo ainda ocorrer as infecções pós-operatórias. 
As infecções odontogênicaas tem participação de microorganismos aeróbicos, anaeróbicos facultativos e anaeróbicos estritos, na dinâmica de evolução podemos encontrar uma quantidade variada de grupos de bactérias em cada estágio de progressão. Com isso caracterizamos a infecção de caráter polimicrobiano, quando há mais de um microorganismo envolvidos.
Durante a evolução da infecção dentária, normalmente, ela se inicia com a presença de bactérias anaeróbias que são mais invasivas e virulentas, desenvolvendo o quandro clínico conhecido como celulite, com aproliferação, auemnta o numero de bactérias anaeróbias, caracterizando uma situação de abscesso.
Celulite é a inflamação exarcebada do tecido celular subcultâno proveniente de um foco infeccioso. Caracterizada com evolução aguda, rápida; localização difusa; palpação consistente e pastosa; bactérias presentes são as aeróbicas; tem maior gravidade; a dor é intensa; e tem pouco presença de pús ou nenhuma.
Abscesso é a presença de coleção de pús em uma determinada área ou um espaço anatômico. Possui uma evolução lenta e crônica; localização bem definida; palpação flutuante; com presença de bactérias anaeróbicas; com gravidade menor; dor leve e com presença de pús.
O tratamento das infecções consistem na Tríade: remoção da causa, drenagem e debridamento cirúrgico quando indicado. Esses passos não devem ser substituídos por administração de antibióticos, pois esses são coadjuvantes na terapêutica. O antibiótico de escolha deve ser o de espectro reduzido para não alterar a flora bacteriana de outras áreas do corpo, como por exemplo a flora intestinal. 
A incisão do abscesso e celulite permitem a remoção do pús acumulado e bactérias dos tecidos adjascentes. O esvaziamento da cavidade diminui a quantidade de bactérias e restos necróticos, reduz a pressão hidrostática e diminui tensão dos tecidos. Melhora suprimento sanguíneo e chegada de defesa do hospedeiro na área infectada, evitando assim a disseminação de bactérias para os espaços anatômicos profundos.
Para determinar gravidade de uma infecção devemos verificar sinais e sintomas da infecção odontogênica que podem ser locais: quando há aumento de volume para os espaços faciais importantes, como o sublingual e submandibular, e o trismo. E Sistêmicos: quando há febre, prostração, taquicardia, sudorese, dificuldade respiratória e deglutição. 
O tratamento ambulatorial para estágio de inoculação consiste na remoção da causa odontogênica por meio de extração ou tratamento endodôntico e debridamento. 
O tratamento do estágio de celulite e abscesso consiste na incisão e drenagem, em seguida remover a causa por extração, tratamento endodôntico e debridamento 
Associando os tratamentos propostos anteriormente com antibioticoterapia, controle de doenças sistêmicas, hidratação e nutrição do paciente, caso haja falha após 72 horas da realização do procedimento, o cirurgião dentista deve encaminhar ao tratamento especializado com o bucomaxilofacial.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes