Buscar

ativ 28898

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia - Semestre: 1º - Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
 
Atividade referente às aulas 1 e 2 Enviar no Portfólio 2
1 - As transformações ocorridas no final dos anos de 1970 e a partir da década de 1980 nos remetem à vivência em redes, em um mundo agora globalizado, que se inter-relaciona e se reorganiza numa dimensão planetária. É nesse contexto que essas transformações vão imprimir mudanças significativas, tanto nas relações sociais, econômicas, políticas quanto no que diz respeito especificamente à educação, impondo assim, novas formas de ensinar e aprender. 
Com relação à Tecnologia e Educação, leia as afirmativas. 
( ) As novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo ensino-aprendizagens sendo as ferramentas atuais utilizadas por nossas escolas na construção do conhecimento; 
( ) Dentro desse cenário, é necessário pensar na formação dos professores, bem como nas correntes teóricas para embasar esse processo de ensino, o acesso e a democratização do uso das novas tecnologias;
( ) A tecnologia se restringe apenas ao uso do computador;
( ) A escola sempre foi palco para a inserção de tecnologia que, como aponta Oliveira (2001), “são produtos da ação humana, historicamente construídos, expressando relações sociais das quais dependem, mas que também são influenciadas por eles”;
( ) Para Pretto (1997), um dos conceitos chave do mundo contemporâneo é o de rede. Não se trata de um conceito novo, surgido somente no final do milênio, mas a partir da segunda metade do século XX, quando se ampliou de forma considerável e passou a ter uma dimensão planetária. 
Responda V (verdadeiro) ou F (Falso) e assinale a alternativa com a sequência correta. (1.0)
a) V- F - V - V - V
b) V- V - F - V - V
c) F - V - V - F - V
d) V- V- V - V - V
2 - Segundo Silva (1998), as teorias de aprendizagem que hoje estão colocadas no universo escolar informatizado vão deste empirismo até os teóricos da psicologia cognitiva, passando ainda pelas teorias clássicas de Piaget, Vygotsky e Wallon; e aqui no Brasil a autora a menciona Paulo Freire como um referencial importante. Descreva as três teorias. (1.0).
I - Empirismo - 
II - Inatismo ou nativismo - 
III - Associacionismo - 
3 - Andréa Filatro (2009) propõe a apresentação de um panorama geral de três perspectivas dominantes que são utilizadas para compreender o ensino-aprendizagem em educação medida pela tecnologia. Complete os espaços com a perspectiva correspondente. (0.5)
______________: entende a aprendizagem enquanto mudança de comportamento.
______________: entende a aprendizagem como alcance da compreensão, incluindo nessa tipologia, as teorias construtivistas e sócio construtivistas.
______________: entende a aprendizagem como prática social.
Bom trabalho!

Outros materiais