Exercicios de Automação   Diagrama Elétrico + LADDER + Blocos lógicos
29 pág.

Exercicios de Automação Diagrama Elétrico + LADDER + Blocos lógicos

Disciplina:Projeto em Automacão Industrial9 materiais98 seguidores
Pré-visualização2 páginas
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ITU
“DOM AMAURY CASTANHO”

LUCAS EDUARDO

lISTA DE EXERCÍCIOS ELETROHIDRÁULICOS

Itu
Dezembro/2016

lucas eduardo leme de barros

lISTA DE EXERCÍCIOS ELETROHIDRÁULICOS

Itu
Dezembro/2016

Exercício 1

Diagrama Elétrico

Descrição do Diagrama:

Circuito Hidráulico.

A Vazão do óleo pressurizado entra em “P” garantindo assim o primeiro passo para o controle do óleo. Uma válvula 4/2 vias com avanço por solenoide e retorno por mola é monitorada pelo solenoide “1V1”, sendo está responsável pelo controle do Atuador “1A” no qual será responsável por gerar trabalho mecânico.

Circuito de Comando

A energia proveniente de uma fonte de alimentação de 24V, passa pelo botão emergência S1(1-2) seguido do botão desliga S2(1-2), ficando disponível para o botão liga S3(3-4), assim como em paralelo para o contato do rele K1(13-14) sendo este o contato de selo. Tudo isso está ligado em série com um contato do temporizador T1(15-16) sendo este ligado em série a um rele (K1).
O rele (K1) será responsável pelo acionamento do solenoide “1V1” sendo está ligada em série com o contato K1(23-24).
Com a solenoide acionada, o atuador irá avançar até acionar o fim de curso”1S2” no qual acionará o temporizador “T1”, responsável por desenergizar o contator de “K1” presente na primeira coluna.

Diagrama Elétrico com o CLP

Blocos Lógicos (FluidSim)

Ladder

Blocos Lógicos (Clic02)

Exercício 2

Diagrama Elétrico

Circuito Hidráulico.

A Vazão do óleo pressurizado entra em “P” garantindo assim o primeiro passo para o controle do óleo. Uma válvula 4/3 vias com duplo solenoide e centrada por mola será responsável pelo sentido de giro do motor “P1”, sendo que este sentido de giro está totalmente restrito os solenoides “1V1” e “1V2” presentes na válvula direcional.

Circuito de Comando

A energia proveniente de uma fonte de alimentação de 24V, passa pelo botão emergência S1(1-2) seguido do botão desliga S2(1-2), ficando disponível para o botão liga S3(3-4), assim como em série para o temporizador off-delay T1 (17-18) no qual será responsável por manter o Motor “P1” em constante movimento devido a ligação em série com o solenoide “1V1” mantendo-se assim um sentido de giro Horizontal.
Após estes 10 segundos, o contato de K1(13-14) em série com o contato de T2(1-2) será responsável pelo selo do contador K1 no qual foi primeiramente acionado pelo contato do temporizador T1(27-28).
Com o encerramento de ciclo do motor e o selo K1(23-24), temos o acionamento de dois elementos sendo o primeiro o temporizador “T2” responsável por futuramente cortar o selo responsável por manter o Motor “P1” no sentido de giro Anti-Horário, e também temos o acionamento do solenoide “1V2” na qual será responsável pelo acionamento do outro sentido de giro do motor “P1”. Ambos, estes dois elementos estão ligados em série com o contato T1(35-36) garantindo assim uma ausência de sobreposições de sinal.

Diagrama Elétrico com o CLP

Ladder

Blocos Lógicos (FluidSim)

Blocos Lógicos (Clic02)

Exercício 3

Diagrama Elétrico

Circuito Hidráulico.

A Vazão do óleo pressurizado entra em “P” garantindo assim o primeiro passo para o controle do óleo. Uma válvula 5/2 vias com avanço por solenoide “1V1” e retorno por mola será responsável pelo controle do atuador avançando e recuando por ciclo simples ou continuo limitado. Para esse controle, foram utilizados dois fins de curso posicionados nas extremidades do atuador.

Circuito de Comando

A energia proveniente de uma fonte de alimentação de 24V, passa pelo botão emergência S1(1-2) seguido do botão desliga S2(1-2), ficando disponível para o botão liga S3(3-4), assim como em paralelo com o contato de K1(13-14) responsável pelo selo seguido em uma ligação em série de um contato de fim de curso 1S2 (11-12) responsável por desenergizar o rele K1 após o acionamento de S2(1-2).
A partir do selo de K1, obtivemos o acionamento do solenoide 1V1 garantindo assim um avanço e recuo simples do atuador 1V1.
Caso o usuário pressione o botão S4(3-4), o circuito optara por um avanço e retorno contínuo limitado devido as ligações presentes no contador no qual será responsável por definir o número de ciclos.
Assim que pressionado, o S4(1-2) irá acionar o rele de K2 selando assim a partir do contato K2 (13-14), assim como em paralelo com o contato de K3(13-14) responsável por futuramente manter o K2 selado por ausência do selo de K2 (13-14).
A partir das ligações dos contatos de fim de curso 1S2(21-22) e 1S2(33-34) pode-se obter um controle pelo contador garantindo assim uma quantidade de ciclos pré-definida. Ligado em série com o Reset do contador, temos um contato de k3(21-22) responsável pelo reset propriamente dito.

Diagrama Elétrico com o CLP

Blocos Lógicos (FluidSim)

Ladder

Blocos Lógicos (Clic02)

Exercício 4

Diagrama Elétrico

Circuito Hidráulico.

A Vazão do óleo pressurizado entra em “P” garantindo assim o primeiro passo para o controle do óleo. Uma válvula 4/2 vias com avanço por solenoide 1V1” e retorno por mola será responsável pelo controle do atuador a partir de um sensor de pressão no qual será responsável por garantir o retorno do atuador assim que a pressão pré-estabelecida for atingida. Para esse exercício dois botões devem sem pressionados simultaneamente podendo haver um atraso de até 0.5 segundos.

Circuito de Comando

A energia proveniente de uma fonte de alimentação de 24V, passa pelo botão emergência S1(1-2) seguido do botão desliga S2(1-2), ficando disponível para o botão liga S3(3-4), assim como em paralelo com outro botão S4(3-4) sendo que ambos estão ligados em série com um temporizador T1 on-delay no qual permitirá um atraso de até 0.5 segundo para que ambos os botões S3(3-4) e S4(3-4) sejam acionados garantindo assim o avanço do atuador a partir do rele K1, o contato de K1(23-24) e o solenoide “1V1” no qual está ligado em série com o contato de K1(13-14).
Para garantir o retorno, foi utilizado um contato do sensor de pressão SP (11-12	) ligado em paralelo com o contato de T1(11-12) garantindo assim o retorno do atuador.	

Diagrama Elétrico com o CLP

Blocos Lógicos (FluidSim)

Ladder

 Blocos Lógicos (Clic02)

Exercício 5

Diagrama Elétrico

Circuito Hidráulico.

A Vazão do óleo pressurizado entra em “P” garantindo assim o primeiro passo para o controle do óleo. Uma válvula 4/2 vias com duplo solenoide 1V1 e 1V2 está responsável pelo avanço e retorno do atuador 1A. Este exercício tem como objetivo o avanço e retorno do mesmo Atuador pelo mesmo botão pressionado e segurado
Circuito de Comando

A energia proveniente de uma fonte de alimentação de 24V, passa pelo botão emergência S1(1-2) seguido do botão desliga S2(1-2), ficando disponível para o botão liga S3(3-4), assim como em paralelo com o contato de K1(23-24) responsável pelo selo que garante o avanço do atuador “1A”. Em série com o botão S3 encontra-se um contato de K3(23-24) no qual será responsável por cortar o selo do rele K1 no qual está ligado em série.
Após o acionamento do rele K1, este será responsável pelo acionamento do solenoide 1V1 fazendo assim com que o atuador avance até acionar o fim de curso 1S2(13-14) acionando assim o rele de K3 quebrando assim o selo do rele de K1 e permitindo o acionamento do rele de K2 no qual pertencerá a partir de agora ao botão S3.

Diagrama Elétrico com o CLP

Blocos Lógicos (FluidSim)

Ladder

Blocos Lógicos (Clic02)

Exercício 6

Diagrama Elétrico