Buscar

exercicio fundamentos da ciencia aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407486201)
	
	ENADE 2009
Leia o planisfério, em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir de imagens de satélite.
Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa
 
		
	
	expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios ¿ o Leste e o Oeste ¿ que, apesar de integrados à economia-mundo, revelam indicadores sociais discrepantes.
	
	registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI.
	 
	abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.
	
	comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea.
	
	substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407628391)
	
	Com base na perspectiva das ciências sociais, analise as proposições apresentadas.
 
I - A relação entre pessoas do mesmo sexo não é considerada família, pois existe o impedimento da procriação e a falta de reconhecimento oficial (estatal).
II - Os movimentos sociais (feminista, por exemplo) tiveram um importante papel para a construção de novos arranjos e padrões familiares.
III - Estamos diante de novos arranjos de família e gradativamente existe uma maior aceitação social de modelos que fogem aos padrões tradicionais.
É correto o que se afirma em:
		
	
	II, apenas.
	
	todas.
	
	I, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407617978)
	
	O denominador comum das lutas feministas foi o questionamento da divisão tradicional dos papéis sociais. A mulher, tradicionalmente, cabia o espaço da casa, da vida privada, enquanto ao homem era garantido o domínio sobre o espaço:
		
	
	Lúdico.
	
	Social.
	 
	Público.
	
	Cultural.
	
	Geracional.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407401064)
	
	Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a ideia de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global. M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica. S. Paulo: Boitempo, 2003 (questão adaptada do ENADE 2005 em Ciências Sociais). Assinale a única opção correta referente ao assunto do texto acima.
		
	
	O trabalho no mundo contemporâneo deixou de ser uma atividade a partir da qual identidades sociais são construídas e reproduzidas.
	
	O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.
	
	O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira.
	
	O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de direitos.
	 
	A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407626185)
	
	Pragmatismo Político Luis Soares Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/08/tradicional-familia-brasileira-perde-espaco.html Pela primeira vez, modelo 'tradicional' de família já não é maioria no Brasil Formação clássica "casal com filhos" deixou de ser maioria no Brasil: segundo o IBGE, representa 49,9% dos domicílios, enquanto outros tipos de famílias já somam 50,1% Pai, mãe e filho já não reinam mais nos lares brasileiros A família brasileira se multiplicou. O modelo de casal com filhos deixou de ser dominante no Brasil. Pela primeira vez, o censo demográfico captou essa virada, mostrando que os outros tipos de arranjos familiares estão em 50,1% dos lares. Hoje, os casais sem filhos, as pessoas morando sozinhas, três gerações sob o mesmo teto, casais gays, mães sozinhas com filhos, pais sozinhos com filhos, amigos morando juntos, netos com avós, irmãos e irmãs, famílias "mosaico" (a do "meu, seu e nossos filhos") ganharam a maioria. Os dados apresentados acima mostram mudanças na sociedade brasileira. Segundo a Antropologia os casais homoafetivos vivendo com filhos:
		
	
	Não devem ser aceitos pela sociedade em função dos dogmas religiosos.
	
	Gera graves problemas demográficos, pois a concepção não é possível.
	
	Não podem ser considerados uma família, pois muitos não concordam com esta ideia.
	 
	É uma família, pois a construção da família é um dado cultural e a cultura é dinâmica, gerando ao longo do tempo e nas diferentes sociedades diversos modelos de família.
	
	É uma aberração anti-natural, pois está contra os princípios da Antropologia.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407621805)
	
	"Acabou-se a agonia. Desde ontem, dia 16/05/2013, nenhum cartório em território brasileiro pode se recusar a realizar o casamento de pares homoafetivos. Por decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todos os cartórios do País são obrigados a celebrar casamentos gays. A partir desta decisão, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo passa a ser legal em todo o Brasil, com os mesmos requisitos, direitos e efeitos de um casal heterossexual." As questões colocadas no texto são: (O Povo online - 17/05/2013) Assinale a opção correta.
		
	
	Falsas, porque apesar do predomínio do modelo nuclear conjugal, entre as famílias das camadas médias, aumentaram as experiências de vínculos afetivo-sexuais variados.
	
	Verdadeiras, já que a tendência é não assegurar os direitos previdenciários e direito real de habitação ao companheiro sobrevivente.
	 
	Verdadeiras, pois o uso da expressão ¿família homossexual¿ ou ¿família homoafetiva¿ revela que esse novo modelo de família é uma realidade social, tendo sido, inclusive, objeto de reconhecimento em várias decisões do Poder Judiciário.
	
	Verdadeiras, porque os padrões culturais de uma sociedade são iguais a todas as outros padrões.
	
	Falsas, pois nenhum cartório em território brasileiro pode se recusar a realizar o casamento de pares homoafetivos.

Outros materiais