Buscar

Prova teórica I -Sistematica vegetal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
SISTEMATICA VEGETAL II
A evolução das espermatófitas foi um passo muito importante para diversificação das plantas no ambiente no ambiente terrestre. Algumas estruturas reprodutivas foram relevantes para essa conquista. Cite uma delas e comente sua importância.
Os estróbilos são as estruturas reprodutoras das gimnospermas que tornaram-se um marco da evolução das plantas para o meio terrestre, uma vez que, junto a outras estruturas, possibilitava a reprodução das plantas sem a água como intermediário. Os estróbilos são considerados um ramo fértil, responsável pela produção de esporos existindo dois tipos, o que produz esporos femininos (megásporos) e o que produz esporos masculinos (micrósporos), sendo, o estróbilo feminino chamado megastróbilo e o masculino, microstróbilo. Quando os estróbilos masculinos se abrem, eles liberam os grãos de pólen, que são levados pelo vento até o estróbilo feminino Algumas espécies apresentam árvores só com estróbilos masculinos e árvores com estróbilos femininos, mas na maioria das espécies ambos são encontrados na mesma árvore.
As gimnospermas são consideradas nas filogenias mais recentes como um grupo monofitélico. Cite quatro grandes grupos atuais das gimnospermas. 
Atualmente as gimnospermas possuem quatro grupos com seus representantes, são eles, Cicadinae, Ginkgoinae, Coniferae e Gnetinae.
A sistemática (taxonomia) é considerada uma ciência de síntese. Explique esta afirmação e discuta, exemplificado, a importância da sistemática botânica.
Sim, uma vez que a sistemática é considerada a ciência que descreve e classifica a biodiversidade dos organismos a fim de compreender as relações filogenéticas entre eles. É a ciência de descoberta, descrição e classificação das espécies e grupos de espécies ao passo que estabelece uma relação evolutiva entre os organismos.
Comente a importância de um herbário.
Um herbário é formado basicamente por amostras de plantas devidamente conservadas e organizadas para estudos científicos. Um herbário pode abrigar coleções dos vários grupos vegetais, preparados e preservados de acordo com as características de cada um. Através dessas coleções, podem ser obtidas informações a respeito da morfologia, sistemática, distribuição geográfica, habitat e utilidade das plantas, que são a base para a realização de qualquer trabalho na área de Botânica.
Em gimnospermas ocorre a total independência da água para a ocorrência da fertilização. Esta afirmação é verdadeira? Justifique e exemplifique.
É verdadeira já que, a independência da água é conseguida na reprodução porque os gametófitos são muito reduzidos e o gameta masculino não precisa nadar para atingir o gameta feminino. O gametófito masculino encontra-se no interior dos grãos de pólen, que são transportados pelo vento ou por animais para atingirem os gametófitos femininos. O grupo de vegetais que não depende da água para a reprodução é conhecido como fanerógamas, que incluem gimnospermas e angiospermas.

Outros materiais