Buscar

TRABALHO SMART CITIES PARA ENTREGAR (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SMART CITIES
O que são? E como caracteriza-las
Smart City mais conhecidas como cidades inteligentes (CI) são projetos que utilizam um espaço urbano para implantar o uso intensivo de tecnologias de comunicação e informação. Seu principal objetivo é melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver, isso inclui ter condições de sustentabilidade e estimular a criação de uma economia criativa pela gestão baseada em análise de dados para fazer uso estratégico de serviços, comunicação e infraestrutura, por finalidade dar soluções às necessidades sociais e econômicas da população.
A ideia vem ganhando força nos últimos cinco anos e foi impulsionada pela construção de cidades inteligentes como Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, em Dubai.Suas características mais importantes são planejamento, sustentabilidade ,inovação , qualidade de vida interatividade e soluciona um dos problemas que mais vem trazendo problemas nas cidades grandes o congestionamento de transito. Uma CI também pode ser definida como um ambiente inteligente podendo ser um bairro para uma quantidade especifica de famílias as quais estão dispostas a interagir usando energia, materiais, serviços , infraestrutura digital e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Mesmo isso tendo um gasto grande será muito benéfico futuramente aonde terá que estar verificando também um conjunto de passos que os cidadãos irão tomar junto com serviços para que a cidade de torne confortável e habitável. Antes de sua implantação final.
“Cidade inteligente refere-se a processos informatizados sensíveis ao contexto, lidando com um gigantesco volume de dados (Big Data), redes em nuvens e comunicação autônoma entre diversos objetos (Internet das Coisas). Inteligente aqui é sinônimo de uma cidade na qual tudo é sensível ao ambiente e produz, consome e distribui um grande número de informações em tempo real”
Professor Andre Lemos - dada num texto sobre o tema divulgado em 2013
Pode-se dizer que tudo começou na década de 90 onde ainda a internet estava surgindo e todos chamavam de cidades digitais, quando os espaços urbanos estavam recebendo suas primeiras camadas de tecnologia. A partir daí algumas cidades tentam a cada dia se adequar mais as tecnologias podendo ser chamadas de CI e cada cidade conta com suas especialidades, mas toda com um único objetivo tornar a vida mais fluida, barata, sustentável e inteligente
Quantas existem no mundo?
 Não existe um número ao certo de smart cities mais temos as 7 cidades mais inteligentes do mundo
 Nova York, Estados Unidos
Amsterdã, Holanda
Tóquio, Japão
São Francisco, Estados Unidos
Viena, Áustria
Copenhagen, Dinamarca	
Curitiba, Brasil
Podemos citar como exemplo a cidade de Buenos Aires, na Argentina, a capital tomou a iniciativa em melhorar a mobilidade urbana e reduziu as emissões de dióxido de carbono, ainda investiu em aplicativos que possibilitam a seus inspetores informar rapidamente á população sobre qualquer problema na estrutura urbana
Quantas existem no Brasil?
Já no Brasil temos o Projeto Cidades Inteligentes e Sustentáveis BR – Smart Cities unindo diversos atores na realização de projetos e política publica como na cidade modelo Curitiba que iniciou no processo a mudança na mobilidade e urbanismo. Mais de 100 semáforos especiais para pedestres foram instalados com sensores para cartões magnéticos e são utilizados por idosos e portadores de necessidades especiais, para promover maior facilidade em suas travessias pelas ruas. São Paulo – As capitais São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) foram eleitas às cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil mostrado pelo ranking Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems e publicado com exclusividade por EXAME.com..
O Rio de Janeiro (RJ) conquistou a primeira como a cidade brasileira mais inteligente e conectada e a cidade faturou a primeira posição nas categorias Tecnologia e Inovação e Economia.
“O desenvolvimento urbano na cidade do Rio de Janeiro é uma realidade que salta aos olhos, com grandes projetos e investimentos focados no princípio do espaço público útil, democrático, acolhedor e seguro. Partindo dessa premissa, avançamos no conceito de cidade integrada, valorizando bairros que antes se encontravam fora do eixo mais turístico do Rio e, principalmente, conectando-os a outras regiões e aos próprios cariocas. Além de chancelar nossas decisões e mostrar que estamos no caminho certo, o Ranking é um estímulo à busca
de novas soluções e aprimoramento das existentes”, ressalta o secretário de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Teixeira.
São Paulo (SP) - Com população de aproximadamente 12 milhões de habitantes, a segunda colocada no Ranking Geral. A metrópole também liderou no segmento de Mobilidade, que considerou aspectos como transporte urbano (indicadores de transporte coletivo, idade da frota e meios de transporte público de massa), acessibilidade (rampas de acesso para cadeirantes e ciclovias) e conectividade (do município a outros, nos modelos intermunicipais rodoviários e aéreos).
Segundo o ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, o conceito de cidade está em gradual transformação para os moradores. “Para avançar nessa questão foi preciso reconhecer que São Paulo sofreu, ao longo das décadas, uma privatização de seus espaços, que gerou um impacto muito negativo na vida urbana. A cidade, que deveria ser um lugar de encontro, passou a ser um espaço de isolamento. Nesse sentido, a aprovação do novo Plano Diretor Estratégico, em 2014, foi fundamental para iniciar um processo de transformação mais profunda. Ele orienta o desenvolvimento da cidade nos próximos 15 anos e prevê a revisão da Lei de Zoneamento”, explica Haddad.
Belo Horizonte (BH) - Reconhecida como uma cidade que possui parte de seus sistemas integrados, a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, faturou a terceira colocação no ranking geral. A capital mineira classificou-se como a melhor opção no segmento de Meio Ambiente.
Ainda no Ranking Geral de Cidades Inteligentes e Conectadas, a melhor colocada na faixa populacional de 100 a 500 mil habitantes foi São Caetano do Sul (SP), que também alcançou o primeiro lugar no segmento Segurança. Na categoria com até 100 mil habitantes, Nova Lima (MG) foi a campeã.
A primeira 1ª completa “Cidade Inteligente” do Brasil está sendo construída no Ceará chamada de Croatá Laguna Ecopark formada de uma parceria com as companhias Italianas Planeta Idea, Recs Architects e o grupo SG Desenvolvimento Ltda Localizada em Croatá, São Gonçalo do Amarante, na região oeste do estado do Ceará, nas proximidades com o Porto de Pacém e a Companhia Siderúrgica do Pacém, conta com 3.300.000 m2 de área e conectada diretamente à rodovia federal BR-22, que cruza os estados do Ceará, Piaí e Maranhão partindo de Fortaleza em direção à Marabá, no Pará. Autoproclamada a primeira smart city social do mundo o empreendimento do grupo italiano Planet se afirma pioneiro por oferecer lotes para todas as faixas de renda, incluindo unidades do programa nacional Minha Casa Minha Vida, para famílias com renda de até 1,5 salários mínimos e promete se tornar referência para outros municípios brasileiros
REGIÃO DE IMPLANTAÇÃO
A área escolhida para implantação do projeto está localizada na Zona Leste de São Paulo, Bairro Jardim Marília, ao lado do complexo de compras Aricanduva. O acesso ao lote ocorre pelas ruas Pedro Barbosa, Rua Pão de Açúcar, Rua Alonso de Mena, Rua Jaguaruçu, Rua Francesco Melzi e Avenida Principal. 
	O terreno escolhido pertence a uma ZEIS – Zona Especial de Interesse Social, onde o objetivo é destinar porções do território à promoção de moradia digna para população de baixa renda. Existem cinco tipos de ZEIS e a escolhida para o desenvolvimento deste projeto pertence a ZEIS 5. É característico da ZEIS 5, segundo o Plano
Diretor, lotes ou conjuntos de lotes, preferencialmente vazios ou subutilizados, situados em áreas dotadas de serviços, equipamentos e infraestruturas urbanas. 
	Conforme apresentado na Figura 2, o terreno escolhido tem área total de 276.595,35 m², sendo a área de 110.862,47 m² destinada a preservação ambiental. Ou seja, a área utilizada para construção equivale a 165.732,88m².
Abaixo seguem fotos da localização do terreno, de acordo com o plano diretor, e fotos aéreas do terreno.
Local do terreno
Figura 1. Localização do terreno de acordo com o mapa do Plano Diretor.
Figura 2. Foto aérea do terreno escolhido.
Figura 3. Área destinada a preservação ambiental
ÁREA DE RISCO
No terreno escolhido não existem áreas de risco.
ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
No terreno existe uma área equivalente a 110.862,47m², onde optou-se por mantê-la intacta e preservada. Essa área não será passível de visitação ou circulação. Será delimitada por cerca, a fim de manter a fauna e flora local. 
ACESSO AO LOTEAMENTO
O entrada principal do loteamento acontecerá pela Rua 
MOBILIDADE URBANA
SITUAÇÃO DA REGIÃO PERANTE O PLANO DIRETOR
ENTORNOS
DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO (COLOCAR AQUI TAMBÉM OS DESENHOS)
INFRAESTRUTURA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais