Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
O multiculturalismo pressupõe a validade do princípio da igualdade. Esse princípio considera que todos os homens são considerados iguais, em todas as esferas da vida, independente de sua raça, cor, sexo ou cultura. O multiculturalismo utiliza-se do princípio da igualdade, pois fundamenta-se na ideia da presença de várias culturas em um mesmo território, sem a prevalência de uma, com reconhecimento e respeito a todas as culturas.  Em um país formado por diversas culturas e etnias que ainda são geradores de desigualdades, as políticas de ações afirmativas são instrumentos de afirmação da diferença para a produção da igualdade.
Considerando esse fator, faça uma breve reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a produção do multiculturalismo no Brasil.
Durante a história do Direito pudemos acompanhar a criação e evolução dos sistemas constitucionais e a criação dos direitos humanos. Pois, desde longa data, são vários os códigos que trazem a igualdade entre os homens e o respeito mútuo para uma vida em sociedade.
O multiculturalismo no Brasil desde sua formação como nação esteve presente das mais diversas abordagens. Ao passar dos anos muitas discriminações foram superadas e a respeito da importância das políticas de ações buscando assegurar os direitos explanados na própria Constituição Federal são um dos grandes desafios para o multiculturalismo no Brasil, onde a desigualdade social aos longos dos anos segregou algumas culturas e hoje podemos acompanhar com diversos projetos e ações uma integração das culturas e o respeito por todos os cidadãos.

Outros materiais