Buscar

Habilidades Sociais Psicologia Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ACADÊMICO(A): Emanuela Rocha dos Santos MATRÍCULA: 2017010270
CURSO: Fisioterapia DISCIPLINA: Psicologia Aplicada
1-) A habilidade social é extremamente necessária para a profissão do fisioterapeuta, pois ela nos permite enxergar que as pessoas que serão nossos pacientes, possuem sentimentos, desejos e frustações. Compreender as emoções do outro nos permite uma relação melhor e maiores progressos na evolução do paciente.
2-) Driss é um cara negro, pobre, sofrido pela vida e que viu na malandragem e marginalidade uma saída para a sobrevivência. Enquanto Phillipe é um homem rico, com gosto refinado e elegante, mas que está preso em seu corpo. As suas divergências se iniciam desde o estilo musical do agrado de cada um, suas opiniões sobre o que é arte e também sobre suas perspectivas de vida, pois Driss antes de ser contratado queria apenas um visto para garantir seu sustento através do governo, enquanto Phillipe o questionava se ele não tinha nenhuma perspectiva de vida, que envolvesse um futuro digno.
3-) Empatia é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas as outras. Está intimamente ligada ao altruísmo -amor e interesse pelo próximo- e a capacidade de ajudar. No filme podemos encontrar atos de empatia: Quando Driss leva Phillipe para o jardim quando ele tem uma crise e não consegue respirar.
A assertividade consiste em uma estratégia que revela maturidade e alta autoestima onde uma pessoa defende as suas convicções sem ofender nem se submeter a outras pessoas. Quem comunica com assertividade comunica de forma clara, objetiva, transparente e honesta. Nem todos as pessoas conseguem comunicar com assertividade, porque ela é um direito e não uma obrigação. Assertividade encontra-se no momento em que Driss reclama para Phillipe sobre a sua filha Elena, que invadiu seu quarto e o destratou.
Não assertividade implica a violação dos próprios direitos, na medida em que o indivíduo que age de modo não assertivo não é capaz de expressar honestamente seus sentimentos, pensamentos e opiniões, permitindo assim , que os demais violem seus sentimentos. No filme podemos notar este comportamento quando Elena está chorando, sofrendo com o rompimento de seu namoro com Bastian.
4-) Driss dançando com Phillipe nos braços e realizando seus cuidados com a rotina diária.
Driss leva Phillipe para a neve.
Driss tenta beijar Magalie.
5-) Habilidades sociais são os tipos de comportamento no qual um indivíduo apresenta para saber se situar em diversas situações interpessoais. Essas capacidades comportamentais são fundamentais no dia a dia. Quem temo domínio destes comportamentos é tido como um ser de grande índole, que se apresenta respeitoso em relação as opiniões, sentimentos, desejos e crenças de si próprio e das pessoas que estão a sua volta.
A comunicação é base de qualquer relação, ela envolve os elementos básicos do dia a dia, como iniciar ou manter uma conversa, saber fazer perguntas e respondê-las e a capacidade de elogiar, gratificar, pedir e receber feedbacks. O comportamento assertivo encaixa-se no indivíduo que sabe se posicionar, seja com as opiniões manifestadas, e suas concordâncias e discordâncias, como também sua capacidade de admitir erros e pedir desculpas, fazer, aceitar e recusar pedidos, a forma de se relacionar com o sexo oposto, iniciar e terminar um relacionamento, expressar sentimentos, como a raiva, e lidar com as críticas. A empatia . consiste em tentar compreender sentimentos e emoções procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas as outras.
O filme nos transmite uma mensagem, sobre direcionar o olhar para a pessoa e não para a sua patologia, trazendo uma reflexão sobre a forma de cuidar, para nós profissionais da saúde. Também nos faz pensar, nas oportunidades que a vida nos dá, e pelos caminhos nos quais nossas decisões resultam. Nos fazendo refletir e ter uma auto análise sobre nossas perspectivas de vida.

Outros materiais