Buscar

Economia e Mercado modulo II 10p

Prévia do material em texto

ECONOMIA E MERCADO MODULO II
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Empresa única e muito grande, com alguns pequenos concorrentes ou poucas empresas grandes e muitas empresas pequenas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Oligopólio ou monopólio.
	Respostas:
	a. 
Monopólio ou monopsônio.
	
	b. 
Oligopólio ou monopólio.
	
	c. 
Concorrência monopolista.
	
	d. 
Estrutura mista e pura.
	
	e. 
Monopsônio ou oligopólio.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: B
Comentário: empresa única e muito grande, com alguns pequenos concorrentes ou poucas empresas grandes e muitas empresas pequenas. As grandes empresas dominam e as pequenas as seguem. O resultado é efetivamente o monopólio ou o oligopólio. A maior parte dos oligopólios (indústria do aço, por exemplo) tem um grande número de pequenas empresas em suas margens.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Há muitas empresas vendendo produtos diferenciados, que não são substitutos próximos entre si, identificados por marcas diferentes, fazendo com que os produtores possam comercializar o seu produto a um preço mais conveniente, maximizando seus lucros. Esse texto define:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Concorrência monopolística.
	Respostas:
	a. 
Oligopólios.
	
	b. 
Monopsônios.
	
	c. 
Concorrência monopolística.
	
	d. 
Oligopólio bilateral.
	
	e. 
Oligopsônio.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: C
Comentário: em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência. Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio pelas seguintes características:
Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como pós-venda.
Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado.
Muitos compradores e muitos vendedores.
Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos, ou seja, os bens e os serviços são heterogêneos.
Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é a entrada de novos concorrentes), tecnologias etc.
Essas características acabam atribuindo certo poder sobre o preço de seu produto, apesar do mercado ser competitivo (daí o nome concorrência monopolística). Os produtos podem ser iguais, mas cada empresa vai tentar diferenciar seus artigos. Exemplo: batata frita (sabor queijo, natural; tipos de embalagem, com brindes, com tatuagens; formato ondulado, liso, entre outros). Esse poder é definido, em termos econômicos, como poder de mercado.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	No caso de oferta de produtos como o cimento e o alumínio, que são considerados substitutos perfeitos entre si e, portanto, homogêneos; a pequena quantidade de ofertantes caracteriza um:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Oligopólio puro.
	Respostas:
	a. 
Monopólio.
	
	b. 
Monopsônio.
	
	c. 
Oligopólio.
	
	d. 
Oligopólio puro.
	
	e. 
Oligopólio impuro.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: D
Comentário: no caso de oferta de produtos como o cimento e o alumínio, que são considerados substitutos perfeitos entre si e, portanto, homogêneos; a pequena quantidade de ofertantes caracteriza um oligopólio puro ou oligopólio perfeito.
O oligopólio é uma situação de mercados concentrados, na qual a produção se concentra em um pequeno número de firmas. No oligopólio também existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente coordenadas. Quando há algum tipo de acerto referente aos preços que serão praticados, o oligopólio caracteriza-se como um cartel.
Monopólio puro ou natural: ocorre quando o mercado, por suas próprias características, exige a instalação de grandes plantas industriais, que operam normalmente com economias de escala e custos unitários bastante baixos, possibilitando à empresa cobrar preços baixos por seu produto, o que acaba praticamente inviabilizando a entrada de novos concorrentes.
Monopólio legal: quando uma lei assegura ao vendedor a primazia no mercado. Exemplo: até 1995, a Petrobrás possuía, por lei, o monopólio das atividades de extração e refino do petróleo.
Monopólio técnico: quando a produção através de uma única empresa é a forma mais barata de fabricação do produto. Exemplo: geração e distribuição de energia elétrica.
Monopólio bilateral: quando um monopsonista (veremos a seguir), na compra de um fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator. Exemplo: a Bombril compra um tipo de aço que apenas a Belgo-Mineira produz. O preço dependerá do poder de barganha de cada um.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O funcionamento básico dos mercados e da interação entre os agentes por meio da conhecida lei da oferta e da procura. É aí que tratamos de mostrar como o sistema se mantém em equilíbrio, direcionado não de forma central, mas pelos preços que assumem os vários bens e serviços, e mostra-se como o mercado, por sua livre atuação, atinge o grau de eficiência econômica.
O texto se refere:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Às funções: oferta, demanda e preço.
	Respostas:
	a. 
Ao planejamento e ao controle.
	
	b. 
Às forças produtivas.
	
	c. 
Aos modos de produção.
	
	d. 
Às funções: oferta, demanda e preço.
	
	e. 
À economia.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: D
Comentário: A lei da oferta e da procura baseia-se na interação mercadológica entre os agentes, assim, para que o mercado obtenha eficiência econômica será necessário que se estabeleça um equilíbrio, conforme se demonstra no exemplo a seguir:
As funções de oferta e demanda de um produto são dadas por oferta p=20+0,5x e demanda p=160-3x, qual o preço de mercado?
Resposta:
O preço de mercado se dá quando os preços são iguais. Quando a demanda é maior que a oferta, o preço fica acima do preço de mercado e vice-versa.
p=20+0,5x <==> p=160-3x
20+0,5x = 160-3x
3,5x=140
x=40,00
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Ocorre quando a produção ou o consumo de um bem afeta, negativa ou positivamente, outros indivíduos, sem que isso seja apontado pelos preços de mercado. Esse evento é chamado de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Externalidades.
	Respostas:
	a. 
Mercado perfeito.
	
	b. 
Microeconomia.
	
	c. 
Oligopólio.
	
	d. 
Mercado doméstico.
	
	e. 
Externalidades.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: E
Comentário: entre as imperfeições de mercado, podem ser mencionadas as externalidades: quando a produção ou o consumo de um bem afeta, negativa ou positivamente, outros indivíduos, sem que isso seja apontado pelos preços de mercado. Outro aspecto relaciona-se às falhas de informação, que impedem a adequada tomada de decisões. O poder de monopólio, normalmente, também conduz a preços maiores do que os que seriam praticados caso os produtores pudessem competir mais acentuadamente nos mercados.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os processos de união desses oligopólios abrangem situações como as caracterizadas por:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Cartel.
	Respostas:
	a. 
Monopólio.
	
	b. 
Monopsônio.
	
	c. 
Cartel.
	
	d. 
Máfia.
	
	e. 
Trustes.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: C
Comentário: o oligopólio é uma situação de mercados concentrados, na qual a produção é realizadaem um pequeno número de firmas. No oligopólio também existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente coordenadas. Quando há algum tipo de acerto referente aos preços que serão praticados, o oligopólio caracteriza-se como um cartel.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	São decorrentes da racionalização das atividades produtivas, com o melhor emprego de tecnologia e de processos de automação e organização do trabalho, sendo obtidas em empresas de grande porte.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Economias de escala.
	Respostas:
	a. 
Economias mistas.
	
	b. 
Monopólios.
	
	c. 
Monopsônios.
	
	d. 
Estrutura mista.
	
	e. 
Economias de escala.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: E
Comentário: economia de escala é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, procurando como resultado: baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços. Ela ocorre quando a expansão da capacidade de produção de uma empresa ou indústria provoca um aumento na quantidade total produzida sem um aumento proporcional no custo de produção. Como resultado, o custo médio do produto tende a ser menor com o aumento da produção. Mais especificamente, existem economias de escala se, quando se aumentam os fatores produtivos (trabalhadores, máquinas etc.), a produção aumenta mais do que proporcionalmente.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um equilíbrio de mercado é considerado eficiente quando:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Não se consegue, com alterações determinadas por políticas governamentais, melhorar a situação de um agente econômico sem prejudicar a de outros.
	Respostas:
	a.
Não se consegue, com alterações determinadas por políticas governamentais, melhorar a situação de um agente econômico sem prejudicar a de outros.
	
	b.
Consegue-se, com alterações determinadas por políticas governamentais, melhorar a situação de um agente econômico sem prejudicar a de outros.
	
	c. 
Não existe a condição de equilíbrio para o mercado.
	
	d. 
O equilíbrio de mercado só existe no socialismo.
	
	e. 
Não há lucro no equilíbrio de mercado, portanto, ele sempre será neutro, ou seja, nunca será eficiente.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: A
Comentário: um equilíbrio de mercado é considerado eficiente quando não se consegue, com alterações determinadas por políticas governamentais, melhorar a situação de um agente econômico sem prejudicar a de outros. Esse conceito não se relaciona, porém, com o de equidade ou justiça social, pois mesmo uma economia que tivesse toda a sua renda destinada a um único agente seria considerada eficiente.
	
	
	
Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Vasconcellos e Garcia (2003, p. 31) comentam o propósito da hipótese Coeteris Paribus, o que significa “tudo o mais constante”: “[...] torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos [...] neste particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los”.
Essa hipótese também é conhecida como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Coeteris Paribus.
	Respostas:
	a. 
Maximização dos ganhos.
	
	b. 
Minimização dos ganhos.
	
	c. 
Coeteris Paribus.
	
	d. 
Lógica aristotélica.
	
	e. 
Macroeconomia.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: C
Comentário: Vasconcellos e Garcia (2003, p. 31) comentam o propósito da hipótese Coeteris Paribus, o que significa “tudo o mais constante”: “[...] torna-se possível o estudo de um determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos [...] neste particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.”
Os ensinamentos econômicos são modelos que tentam explicitar a realidade de forma simplificada. A economia, como ciência social passa a ser mais bem compreendida; como lei, ao utilizar-se do Coeteris Paribus.
Ex.: a afirmação: “Se os preços aumentarem, a demanda será reduzida”, apenas tem validade universal quando utilizamos a expressão Coeteris Paribus. Se nada alterar, se tudo permanecer constante, todas as vezes que os preços forem majorados, os agentes econômicos reduzirão a quantidade demandada de um determinado bem ou serviço.
Os economistas utilizam a expressão Coeteris Paribus justamente para demonstrar que a economia não é uma ciência exata, cartesiana, imutável.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Vasconcellos e Garcia (2003, p. 31) comentam o propósito da hipótese coeteris paribus, o que significa “tudo o mais constante”: “[...] torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos [...] neste particular mercado, independentemente de outros fatores, que estão em outros mercados, poderem influenciá-los.” Em qual publicação encontra-se que competência para a execução da política monetária, de crédito, cambial e de comércio exterior é da União?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Na Constituição Federal de 1988.
	Respostas:
	a. 
Na Constituição Federal de 1988.
	
	b. 
No livro “A Riqueza das Nações”.
	
	c. 
Na história da Revolução Industrial.
	
	d. 
Nos relatos da Revolução da Informação.
	
	e. 
No Código Civil Brasileiro.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: A
Comentário: como indicam Vasconcellos e Garcia (2003, p. 25): “No texto constitucional de 1988 encontra-se que a competência para a execução da política monetária, de crédito, cambial e de comércio exterior é da União. Esta tem a competência para emitir moeda e para legislar sobre o sistema monetário e de medidas, títulos e garantias de metais; a respeito da política de crédito, de câmbio, de seguros e transferências de valores; e sobre o comércio exterior. Porém, cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, dispor sobre a moeda, seus limites de emissão e montante da dívida mobiliária federal, conforme estipula o art. 48 da Constituição Federal.”

Outros materiais

Perguntas Recentes