Buscar

A Importância da Tolerância e do Respeito na Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A sociedade contemporânea, vive uma realidade em que o individualismo, advindo das ações materialistas e egoístas do capitalismo, tem provocado a inversão de valores. Por conta disso, as pessoas possuem uma grande dificuldade em praticar a tolerância e o respeito ao próximo. No entanto, esse problema poderá ser minimizado, através do incentivo das escolas para o desenvolvimento de debates e discussões sobre a importância da tolerância e do respeito para o bem-estar comum.
A inversão de valores, tendo base no individualismo, ações materialistas e na banalização do direito à liberdade de expressão das pessoas, fez com que a pratica da tolerância diminuísse bastante. Dessa forma, tais fatos contribuem para que haja o uso equivocado desse direito concedido pelo Governo Federal para justificar a falta de respeito ao próximo. Sendo assim, a frase do filósofo Edmund Burke Há um limite a partir do qual a tolerância deixa de ser virtude, mostra que há uma grande diferença entre liberdade de expressão e espalhar ofensas utilizando esse mecanismo como justificativa.
Vale ressaltar que a tolerância tantos dos indivíduos quanto da sociedade é algo mutável. O desenvolvimento dessa virtude depende muito da época em que o indivíduo está inserido e a qual costumes culturais e religiosos ele defende. Dessa forma, a tolerância não é algo que pode ser adquirido sem antes possuir o conhecimento e o respeito sobre determinada diferenças que há na sociedade. Nesse sentido, a frase atribuída a Voltaire, "Não concordo com nada do que você diz, mas defenderei o seu direito de dizê-lo até o fim", exemplifica a importância do respeito para com os nossos semelhantes, independentemente de qualquer situação.
 Portanto, nota-se que a sociedade atual, ainda possui grandes dificuldades para inserir a pratica da tolerância e do respeito no seu cotidiano. Esse fato ocorre por conta da inversão de valores causada pelo capitalismo, além de preconceitos enraizados na população. Por isso, é necessário que haja uma parceria do Ministério da educação junto as escolas, com o objetivo em propor a prática de discussões sobre a importância da tolerância. Dessa maneira, a sociedade irá alcançar a tolerância e o respeito ao próximo.

Outros materiais