Buscar

AVALIANDO FUNDAMENTOS DE MARKETING 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201605143090)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Eletrobrás - 2005) Em seu livro Administração de Marketing (2000, São Paulo: Prentice Hall), Philip Kotler a define como esforço consciente para alcançar resultados de troca desejados com mercados-alvo. Afirma também que há diferentes orientações da empresa para o mercado. A esse respeito, assinale a opção correta:
		
	
	A orientação de produção sustenta que os consumidores dão preferência a produtos raros, permanecendo indiferentes em relação a preço.
	 
	A orientação de marketing societal assevera que a organização deve atender necessidades, desejos e interesses em prol do bem-estar do consumidor e da sociedade.
	
	A orientação de produto afirma que os consumidores buscam produtos que ofereçam qualidade superior e apresentem características já conhecidas.
	
	A orientação de marketing assegura que a chave para alcançar metas organizacionais está no fato de a empresa ser mais atuante que a concorrência.
	
	A orientação de vendas parte do princípio de que consumidores e empresas costumam, por vontade própria, comprar os produtos da organização em quantidade suficiente.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201605143192)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FURNAS - 2005) Beto comprou um cortador de grama que, com duas semanas de uso, apresentou um defeito na lâmina de corte, não mais servindo para cortar grama. A solução do problema, com respeito ao conceito de marketing, é:
		
	
	Beto precisou fazer três contatos com a empresa para registrar sua reclamação. Foi informado que um técnico faria o conserto em 24 horas. Dois dias depois, o técnico consertou o aparelho;
	
	Beto conseguiu, após muitas tentativas, entrar em contato com a empresa. A solução dada pela empresa foi encaminhá-lo a uma assistência técnica indicada no manual;
	
	Beto conseguiu, ligando 0800, entrar em contato com a empresa. Sua ligação passou por três funcionários que, tendo prometido a efetuação do conserto, não o cumpriram no prazo.
	 
	Beto, discando 0800, foi rapidamente atendido. A visita de um técnico foi agendada para o outro dia e a peça com defeito foi trocada sem qualquer custo adicional;
	
	Beto ligou para um número de telefone, tal como a empresa o orientou. Sua reclamação foi registrada em uma secretária eletrônica. O aparelho foi consertado em três dias;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201605143041)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que indica como a empresa constrói o posicionamento de um produto.
		
	 
	O posicionamento é construído gradativamente, mediante a conquista de um espaço na mente do consumidor, e é configurado pela análise do quanto e do como o produto se assemelha ou se diferencia dos produtos concorrentes.
	
	O posicionamento é construído exclusivamente pela idealização da imagem que a empresa acha que tem junto ao seu público-alvo.
	
	O posicionamento do produto se efetiva pela percepção do executivo de marketing da empresa e isto ocorre principalmente pela similaridade entre o produto e os demais concorrentes do mercado.
	
	O posicionamento se dá pela conquista de um espaço na mente da concorrência, e isso ocorre por meio da diferenciação em relação aos concorrentes de acordo com atributos, usuários, aplicação e a classe de produtos.
	
	O posicionamento de um produto é formado pela análise isolada dos ativos financeiros da empresa que detém a marca.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201605143067)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ao analisar a performance de mercado das sandálias Havaianas, podemos perceber que, em sua condição inicial, quando de seu lançamento, ela representava a simples condição de calçado, representada na função de um chinelo. Com o passar do tempo e depois de empreendidas ações de comunicação e marketing, vemos sua migração para a função de acessório de vestuário, com forte ligação à moda urbana e a novos perfis de usuário. Diante disso, podemos imaginar que o processo pelo qual ela passou recebe, em marketing, o nome de:
		
	
	ampliação de produto
	
	extensão de linha
	
	canibalismo
	
	crescimento natural
	 
	reposicionamento
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201605143263)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Complete a lacuna de acordo com as opções relacionadas abaixo:
No ____________________  a organização busca ter estratégias diferenciadas, assim como produtos customizados para cada tipo de consumidor. Este foco é extremamente orientado para o consumidor, mas também possui custos de operação muito altos, já que conceito de economia de escala não pode ser utilizado.
Indique a única opção correta
		
	
	marketing share
	 
	marketing one to one
	
	marketing holístico
	
	marketing one to many
	
	marketing de transação

Outros materiais