Buscar

Conhecimentos em Gestão de Cargos e Salários e Relações Trabalhistas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Gestão de Cargos e Salários
Gabriel acabou de receber seu primeiro salário da empresa em que trabalha como auxiliar de escritório, onde havia sido contratado por um salário de R$1000,00 por mês, registrado na carteira de trabalho, mais plano de saúde e seguro de vida. 
Ao verificar o seu holerite percebeu que recebeu um valor menor que o acordado na contratação. 
De acordo com a situação apresentada, analise as afirmativas a seguir.
 
I - Gabriel recebe como benefícios que compõe a remuneração total o plano de saúde e o seguro de vida.
 
II - Gabriel tem uma relação trabalhista com a atual empresa e tem um salário nominal de R$ 1000,00.
 
III - Gabriel recebeu incorretamente um valor menor, pois na carteira de trabalho se registra o salário líquido.
 
IV - Gabriel constatou no seu extrato o valor referente ao seu salário absoluto.
Estão corretas:
	
	A
	Apenas as afirmações I, II e IV;
	
	B
	Apenas a afirmação I;
	
	C
	Apenas as afirmações II e IV;
	
	D
	Apenas as afirmações I e III;
	
	E
	Apenas as afirmações III e IV;
Questão 2/5 - Relações Trabalhistas
As férias são o período de descanso anual, concedido ao empregado e representa o descanso ao qual o funcionário tem direito, para eliminar um pouco do estresse físico e mental causado pelo trabalho.
Analise as sentenças abaixo sobre algumas das regras jurídicas sobre a concessão de férias ao trabalhador, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.    (  ) O empregado tem direito às férias após trabalhar 11 meses consecutivos para o mesmo empregador; 
II.   ( ) O empregado tem direito às férias, mas o período em que ele vai gozar as férias é determinado pelo empregador;
III.  ( ) Se o empregador concede férias coletivas, impõe-se a dedução de eventual período de férias individuais;
IV.   ( ) Quando pede demissão, o empregado tem direito somente ao período de férias vencidas.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, F, V e V
	
	B
	F, V, V e F
	
	C
	V, V, V e F
	
	D
	V, F, V e F
	
	E
	V, V, V e V
A figura foi extraída de uma pesquisa salarial da consultoria de recrutamento Rober Half, a qual apresenta o panorama do mercado de trabalho em 2016 para alguns cargos da área de Recursos Humanos. 
TOZZI, Elisa. Seu salário em 2016. Disponível em: <http://vocesa.uol.com.br/ noticias/carreira/seu-salario-em-2016.phtml#.VwJ7t_krLIU>. Acesso em: 02/04/2016.
Com base na pesquisa salarial apresentada na figura e os conteúdos apreendidos nos matérias-base, assinale a alternativa correta sobre os critérios de elaboração de um plano de remuneração.
	
	A
	A pesquisa salarial compõe o plano de remuneração e tem por objetivo garantir o equilíbrio interno das estruturas salariais da organização;
	
	B
	A pesquisa salarial tem como objetivo garantir a equidade salarial da organização em comparação ao mercado e seu equilíbrio interno no plano de remuneração;
	
	C
	A pesquisa salarial tem por objetivo garantir o equilíbrio entre os salários praticados pela organização e os salários praticados pelo mercado, garantindo o equilíbrio externo das estruturas salariais;
	
	D
	 A pesquisa salarial não interfere na elaboração do plano de remuneração da organização, o qual visa o equilíbrio interno das suas estruturas salariais;
	
	E
	Nenhuma das anteriores.
Questão 4/5 - Gestão de Cargos e Salários
Leia o trecho a seguir acerca do salário nominal e o salário real:
“Outro ponto de atenção é a relação entre salário e poder aquisitivo. A remuneração pode ser relativamente alta aqui, mas nosso custo de vida e nossos tributos também estão muito acima dos de outros países [...]”.
GASPARINI, Cláudia. Os salários dos diretores de engenharia civil em 14 países. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-salarios-dos-diretores-de-engenharia-civil-em-14-paises>. Acesso em: 02/04/2016.
Com base na assertiva acima e o conteúdo estudado, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação ao salário nominal e ao salário real.
( ) O salário real pago pela empresa constitui sua fonte de renda, porém não determina o poder aquisitivo do empregado;
( ) O salário nominal é o valor acordado entre empregado e empregador e não determina o poder aquisitivo do empregado;
( ) Tanto o salário nominal quanto o salário real determinam o poder aquisitivo do empregado;
( ) O salário real determina o poder aquisitivo do empregado, isto é, a quantidade de bens que o mesmo pode adquirir por meio do seu salário nominal.
 
Com base em suas respostas, marque a alternativa correta:
	
	A
	F, F, F e V
	
	B
	F, V, F e V
	
	C
	F, V, V e V
	
	D
	V, V, F e V
	
	E
	F, V, V e F
Questão 5/5 - Relações Trabalhistas
No direito trabalhista, adicionais constituem-se em acréscimos salariais temporários, enquanto durar a situação que foge da normalidade. Afastada a circunstância que motivou o pagamento do mesmo, retorna-se ao trabalho em condições normais, o que leva também à suspensão do recebimento do adicional.
Em relação aos tipos de adicionais previstos em lei, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Adicional de hora extra - De acordo com a Constituição Federal, a jornada máxima de trabalho não pode exceder a oito horas diárias e quarenta e quatro (44) horas semanais. Hora extra é aquela que ultrapassa essa jornada legal e deve ser remunerada com acréscimo de, no mínimo, 100% a mais do que o valor da hora que o trabalhador recebe regularmente.
	
	B
	Adicional Noturno - A remuneração noturna deve ser superior à diurna por entender-se que essa jornada apresenta a desvantagem de ter que trabalhar no período em que ocorre o sono reparador. Esse adicional também se aplica às horas extras, quando estas forem necessárias.
	
	C
	Adicional de Insalubridade - São aquelas atividades que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, radiações ionizantes ou substâncias radioativas, roubos ou outras espécies de violência física.
	
	D
	Adicional de Periculosidade - São aquelas atividades que expõem os funcionários a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão do tempo de exposição, natureza e intensidade desses agentes.
	
	E
	Adicional de Transferência - Esse adicional é devido quando o empregador transfere provisoriamente o empregado para localidade diversa da estabelecida no contrato. A transferência se caracteriza mudança do local de trabalho que não implique mudança de domicílio.
	1A
	2B
	3C
	4C
	5B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais