Buscar

apol 4 Gestão de cargos e salarios nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Relações Trabalhistas
Maria e Joana aderiram a greve organizada pelo sindicato da categoria o qual pertencem. Por tal motivo, a empresa Alpha efetuou a dispensa por justa causa de ambas as empregadas, sob o argumento de que haviam cometido uma falta grave. 
Com base na situação hipotética acima, assinale a opção correta:
	
	A
	A adesão à greve por parte de Maria e Joana, caracteriza uma falta grave e, por consequência, a aplicação da justa causa;
	
	B
	A adesão à greve não pode ser considerada falta grave, porém permite ao empregador dispensar o empregado sem justa causa durante o período da greve;
	
	C
	A adesão à greve não enseja a justa causa, mas a aplicação da penalidade de suspensão dos salários a serem pagos aos empregados;
	
	D
	A adesão à greve configura o abandono de emprego, ensejando a justa causa;
	
	E
	A adesão à greve por parte de Maria e Joana, sendo cumpridos os requisitos legais acerca da greve, não configura motivo de dispensa por justa causa.
Questão 2/5 - Gestão de Cargos e Salários
Analise o caso da Telefônica Vai S.A.
A Telefônica Vai S.A. é uma organização contemporânea em seus métodos de gestão de pessoas. Possui avaliação de desempenho implantada e em funcionamento, faz a gestão de seus cargos, carreiras e remuneração, possui programas de formação, capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores e líderes. Estes processos estão alinhados entre si e às estratégias organizacionais, são conhecidos por gestores e colaboradores, os quais os utilizam, tornando a Vai uma referência em retenção dos talentos junto ao mercado que atua.
O Gerente de RH quer dar um próximo passo, quer inovar a forma de gerir o sistema de remuneração. Participou de Congresso de RH e ficou muito impressionado com a remuneração por competências.
Você é o Analista de RH da Vai S.A., cuja atribuição é conduzir os processos referentes a cargos, carreiras e remuneração. O Gerente solicita a você que pesquise sobre remuneração por competências e elabore um esboço de alguns atributos deste tipo de remuneração. O material que você produzir fará parte de um projeto entregue aos Diretores da Vai para sensibilizá-los.
Analise as sentenças abaixo e identifique quais podem fazer parte para o seu esboço de atributos da remuneração por competências.
I -  O sistema de remuneração tem como base a comparação das competências e está focado nas pessoas.
II -  O sistema de remuneração está organizado por cargo com conjuntos definidos de tarefas e responsabilidades.
III -  O sistema de remuneração leva as pessoas a uma capacitação suficiente para responder a um ambiente mais complexo nos negócios.
IV -  O sistema de remuneração possibilita alinhar de forma mais direta a remuneração com os objetivos estratégicos da organização.
V - O sistema de remuneração tem como foco a complexidade e a responsabilidade do cargo, seu pagamento se baseai no valor do trabalho realizado.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I; II e IV.
	
	B
	II; III e V.
	
	C
	I; III e IV.
	
	D
	II e V.
	
	E
	III e IV.
Questão 3/5 - Gestão de Cargos e Salários
Caso das Lojas Eletron
A Eletron é uma cadeia de lojas que atua no sul do Brasil, comercializa eletrodomésticos e eletrônicos diversos. Possui cerca de 1052 colaboradores, distribuídos em suas quatro lojas.
A Eletron implantou gestão por competências e pretende alinhar as estratégias de remuneração também por competências.
Você é o Analista de RH da Eletron, o Gerente da área de RH solicita a você que analise quais as ações devem ser seguidas para a implantação de remuneração por competências. Após uma avaliação detalhada, você apresenta um relatório contendo tais ações.
Identifique dentre os itens abaixo, quais são considerados ações para implantar remuneração por competências e, que portanto, devem fazer parte do relatório apresentado pelo Analista RH ao Gerente.
I - A Eletron deve desenvolver o modelo conceitual, o qual tem como objetivo a concepção da sistemática, da formatação do modelo e estabelecer as diretrizes para a remuneração por competências.
II - A Eletron deve conduzir explanações detalhada sobre o funcionamento da remuneração por competências para todos os colaboradores.
III - A Eletron deve adequar as descrições dos cargos, conduzindo-as por  processos, adequar as análises e as avaliações dos cargos  e a estrutura salarial, apoiando-as em competências.
IV - A Eletron deve elaborar  programas individuais de desenvolvimento e programas de treinamentos para a aquisição e melhoria de competências.
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	II, III e IV, apenas.
	
	D
	I, III e IV, apenas.
	
	E
	I e II, apenas.
Questão 4/5 - Relações Trabalhistas
Leia o trecho a seguir.
 
Hoje os sindicatos europeus não estão sendo capazes de impedir que a União Europeia corte direitos trabalhistas conquistados ao longo de décadas de lutas. Divididos e desarticulados, não conseguem apresentar propostas capazes de mobilizar os trabalhadores contra a perda de direitos e contra o desemprego. Enfraquecidos por conta de um modelo sindical que divide e privilegia a pluralidade de sindicatos, os trabalhadores europeus são presas fáceis dos patrões que querem manter seus lucros, enquanto os assalariados estão pagando o ônus da crise. No Brasil, a situação é diferente [...] o movimento sindical apostou na unidade na luta e blindou o país contra os efeitos danosos da crise econômica. Construiu uma pauta unitária com propostas que reativaram a economia, seguraram os empregos e aumentaram a renda dos trabalhadores, apesar da pressão dos patrões que ainda insistem em suprimir direitos.
O trecho defende uma das características da organização sindical brasileira, característica esta, que foi estudada também como um princípio do direito do trabalho.
A que característica da organização sindical brasileira o texto se refere? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Associação sindical em grau superior;
	
	B
	Liberdade sindical;
	
	C
	Unicidade sindical;
	
	D
	Negociações coletivas;
	
	E
	Contribuição sindical obrigatória.
Questão 5/5 - Relações Trabalhistas
A greve movimento tendente a reivindicar melhores condições de trabalho e/ou de remuneração ao trabalhador foi novamente garantida pela Constituição/88.
Para que seja considerada legal, deve ser providenciado, além de outros requisitos:
	
	A
	Aviso prévio a ser dado ao empregador respeitando no mínimo 48 horas para as atividades normais e 72 horas para os serviços essenciais.
	
	B
	Acordo prévio com o empregador para o mesmo autorize a paralisação.
	
	C
	Aviso prévio ao Poder Público para que o mesmo possa autorizar o movimento grevista.
	
	D
	Assembleia geral da categoria onde somente terão direito a voto os associados.
	
	E
	Assembleia geral que será soberana para decidir quando começará a paralisação independentemente de aviso prévio.
	1E
	2C
	3C
	4C
	5A

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais