Buscar

Trabalho de Psicologia Comunitária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Psicologia Comunitária
Turno: Noite
Estresse e resiliência em profissionais da área da saúde
Este artigo é muito interessante, pois verificamos a dificuldade enfrentada pelos profissionais da área da saúde, pois em contato direto com dificuldades sociais e saúde pode ocasionar problemas no próprio trabalhador, podendo ser um risco na sua saúde mental. Entende-se por profissionais da área da saúde, aqueles que atendem pessoas em busca da recuperação de uma funcionalidade orgânica, psíquica ou social. A maioria desses profissionais convivem diariamente com grande demanda de dor e sofrimento, e são submetidos a desgastes emocionais e frustrações constantes, na tentativa de manter a sua integridade e equilíbrio, muitas vezes são forçados a silenciar seu sofrimento e negar os seus conflitos. Assim a maioria convive ou já conviveu com estresse. Um conceito geral para o estresse seria que é a forma física e emocional como o corpo reage à pressão. Estresse pode causar sintomas mentais e físicos. Os efeitos do estresse são diferentes para pessoas diferentes. 
E devido a uma grande demanda dessa profissão, normalmente o estresse aumenta gradativamente, cronificando - se, o que é denominado de Síndrome de Burnout, logicamente que o estresse em si, não desencadeia o Burnout , mas sim o estresse não mediado aliado a condição subjetiva do sujeito de relacionar-se com o meio, com os outros e consigo. O termo Burnout é de origem inglesa e quer dizer “aquilo que parou de funcionar por total falta de energia”, segundo Benevides-Pereira (2002).
Como os profissionais lidam com desafios crescentes e adversidades cotidianas e há necessidade de conhecer e desenvolver habilidades para este enfrentamento, muitos desenvolve uma alta resiliência para enfrentar toda essa demanda, de modo geral resiliência é “a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade”.
Para ajudar ainda mais a situação desses profissionais, podem ser utilizadas intervenções como: Programas educacionais; Intervenções grupais; Formação de equipes de cuidadores; Grupos Balint e Grupos de reflexão e operativos.
Conclui-se que a saúde desses profissionais é o aspecto mais importante a ser estudado e pensado como instrumento de trabalho para os psicólogos, é essencial que aprimoremos as técnicas de intervenção, principalmente quando falamos de saúde comunitária e coletiva.

Outros materiais