Buscar

DISCURSIVA SISTEMAS HIDRAULICOS E PNEUMATICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Existem vários tipos de classificação de sistemas hidráulicos. Os sistemas hidráulicos são classificados de acordo com a pressão nominal de trabalho; de acordo com a aplicação (sistemas de pressão contínua e de pressão intermitente); quanto ao tipo de bomba hidráulica utilizada (sistemas de vazão constante ou variável) e; quanto ao controle de direção do fluxo de fluido hidráulico (sistemas controlados com válvulas de uma via, que utilizam bombas unidirecionais ou de duas vias, que utilizam bombas reversíveis).
Quais são os principais componentes que compõem o sistema de conversão primária de um sistema hidráulico? Qual é a função destes componentes neste sistema?
	Reservatório: A função do reservatório é conter ou armazenar o fluido do sistema hidráulico. Ele contém as linhas de sucção e retorno e os drenos, o indicador de nível de óleo, as tampas para respiradouro, enchimento e limpeza, e a placa defletora, que faz a separação do fluido da linha de sucção e da linha de retorno. Portanto, quando o fluido retorna ao reservatório, devido à ação da placa defletora, as impurezas sedimentam, o ar é retirado pelo respiradouro e o calor é dissipado antes de voltar à linha de sucção. Os tipos de reservatórios são: em forma de L, convencional e suspenso.
	Bombas e Motores: As bombas são utilizadas em sistemas hidráulicos para converter energia mecânica em hidráulica de pressão, inserindo energia no sistema e aumentando a energia total do fluido de trabalho. No sistema gerador, o fluido hidráulico contido no reservatório entra no sistema pela linha de sucção, a uma baixa pressão, passa pela bomba hidráulica, onde adquire energia de pressão, alimenta o sistema pela linha de pressão, após sair da bomba a uma pressão mais alta e é redirecionado para o reservatório pela linha de retorno. Em um circuito hidráulico, podemos utilizar o fluxo de saída da bomba em série ou em paralelo, para proveito posterior nos atuadores hidráulicos.
	Acumuladores e Intensificadores de Pressão: Os fluidos utilizados em sistemas hidráulicos são tratados como incompressíveis, diferentemente do ar, que pode ser comprimido para ser armazenado no reservatório de ar comprimido, para posterior utilização nos sistemas pneumáticos. Sendo assim, foram desenvolvidos os acumuladores hidráulicos, capazes de armazenar fluidos incompressíveis sob pressão, para eventual utilização no sistema hidráulico, tal como: compensar vazamentos; trabalhar como uma fonte de potência auxiliar e de emergência; compensar a expansão térmica e de volume; eliminar pulsações e absorver choques; fornece fluido.
 Válvulas:
 As válvulas, que compõem o sistema distribuidor do circuito hidráulico, servem para controlar a pressão do fluido, a direção do escoamento de fluido e a vazão de fluido requerida em uma determinada aplicação. Portanto, as válvulas são úteis em sistemas hidráulicos para limitar a pressão máxima de um sistema, regular a pressão em certas partes dos circuitos, dentre outros.
 As válvulas controladoras de pressão têm como função influir na pressão (limitar, regular, reduzir ou interromper) em um determinado componente ou ramo de um circuito. São divididas em: limitadora de pressão, de sequência de pressão e redutora de pressão.
 As válvulas controladoras de vazão têm como função regular a velocidade dos atuadores lineares e rotativos. Podem ser do tipo: redutora de vazão e reguladora de vazão.
 As válvulas de bloqueio impedem o fluxo do fluido hidráulico em um sentido, permitindo o fluxo livre no sentido contrário. São classificadas como: de retenção simples, de retenção com desbloqueio hidráulico, de retenção pilotada geminada e de sução e preenchimento.
 As válvulas direcionais, também conhecidas como distribuidores, são responsáveis pelo direcionamento do fluido dentro do sistema, possibilitando o avanço ou o recuo dos atuadores lineares, acionamento ou inversão de atuadores rotativos, desviando e direcionando o fluxo de fluido hidráulico para onde for necessário. Para identificar uma válvula direcional, devemos considerar o número de posições e de vias, a posição normal em que se encontram seus elementos quando ela não está acionada e o tipo
de acionamento (por força muscular, mecânica, pneumática, hidráulica ou elétrica).
	Atuadores Hidráulicos: Os atuadores hidráulicos são os elementos consumidores do sistema hidráulico, compondo o sistema de aplicação de energia. Os atuadores convertem a energia hidráulica de pressão em energia mecânica e são classificados em: atuadores lineares (cilindro hidráulico, subdividido em: de simples ação, com retorno com mola, martelo, de dupla ação, de haste dupla, telescópico, duplex e em tandem) e atuadores rotativos (oscilador hidráulico e motor hidráulico).
 Filtros:
 Filtros do Lado de Aspiração: Localizados antes da bomba hidráulica, estes filtros são projetados para proteger a bomba de contaminantes prejudiciais dentro do fluido. O meio de filtração neste tipo de filtro é, tipicamente, de uma classe de maiores tamanhos em mícron, como tela de arame.
 Filtros do Lado de Pressão: Localizados a jusante da bomba hidráulica, estes filtros são projetados para limpar o fluido à medida que sai da bomba para proteger componentes do sistema mais sensíveis, como válvulas de controle e atuadores, dos contaminantes gerados na bomba. O meio de filtração típico usado nestes filtros é capaz de remover uma alta porcentagem de partículas menores de contaminantes.
 Filtros do Lado de Retorno: Localizados entre a válvula de controle e o reservatório do fluido, estes filtros são projetados para capturar detritos do desgaste dos componentes que trabalham dos sistemas hidráulicos antes do fluido retornar ao reservatório. O meio de filtração usado nestes filtros é projetado para remover partículas resultantes do desgaste de tamanho comum que podem ser geradas por estes componentes do sistema.
 Filtros Off-line: Estes filtros são usados, independentes do sistema hidráulico, para limpar o fluido antes de entrar no sistema hidráulico propriamente. O fluido é aspirado do reservatório através do filtro e a ele retorna.
 Filtros de Suspiro Dentro do Tanque (não mostrados nesta ilustração): Localizados no reservatório, estes filtros podem ser usados para impedir que a umidade e os contaminantes ali penetrem.

Outros materiais