Buscar

Psicologia Construtivista - Provas 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Curso: Pedagogia
Série ou Período: 2º Bimestre - 3º Semestre
Tipo: Bimestral
I - Questões objetivas – valendo 5,00 pontos 
II - Questões discursivas – valendo 5,00 pontos 
Gerada em: 27/06/2017 20:01:36
Modo de prova: Substitutiva;
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 654340 - Psicologia Construtivista
Questão 1: Leia atentamente a situação a seguir.
“Numa festa de aniversário, uma das crianças, de três anos, chora ao ver um adulto vestido de palhaço. A mãe tenta explicar ao filho assustado que se trata apenas de um adulto fantasiado.” 
Com base na teoria evolutiva de Piaget, qual seria a compreensão da criança sobre o fato? 
A) As dimensões deformadas de um rosto presentes na fantasia do palhaço não impedem a criança de reconhecer que se trata de um adulto normal.
B) A atitude carinhosa da mãe logo fará a criança perceber a distinção entre a fantasia e a realidade.
C) Com a ajuda da mãe, a assimilação egocêntrica da realidade pelo eu será substituída pela acomodação dos esquemas mentais ao real.
D) Por mais que a mãe se esforce, ainda será muito difícil para a criança discriminar a fantasia da realidade, devido à incapacidade de abandonar seu egocentrismo.
E) Com a intervenção solícita da mãe, a criança rapidamente se aproximará do palhaço.
Questão 2: A teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo empreende críticas a modelos explicativos sobre a origem do conhecimento. Leia a seguir os relatos de professores, relacionando-os às perspectivas epistemológicas subjacentes:
I - “Acho que os alunos aprendem e conhecem através da estimulação que se dá para eles diariamente. É assim que eles conseguem dominar os conceitos. Se não há estimulação, incentivo e organização das atividades de aprendizagem, os alunos não conseguem saber nada. Então, o papel do professor e os recursos materiais que utiliza são imprescindíveis.” 
II - “Anastácia sempre teve dificuldade em aprender os conteúdos em sala de aula. Acredito que aqueles que não sabem não vão saber mais mesmo, então pouco posso fazer por Anastácia e por outros em situação semelhante.” 
As perspectivas epistemológicas que se relacionam a esses relatos são:
A) I - Empirismo e II - Construtivismo. 
B) I - Construtivismo e II - Inatismo. 
C) I - Empirismo e II - Inatismo. 
D) I - Construtivismo e II - Ambientalismo. 
E) I - Empirismo e II - Interacionismo. 
Questão 3: Leia atentamente a situação que segue e responda à questão. 
“Um dia eu vi uma menina de nove anos dividindo um tablete de chicletes de bola para si e seu irmão. O irmãozinho, de cinco anos, reclamou: ‘O seu é maior, você tem mais!’. A menina pegou o pedaço dele, espichou bem até ficar mais comprido que o dela. ‘Olhe agora.’ E o menino, todo contente, foi embora: ‘É, o meu é maior’. A menina havia descoberto um modo de receber e dar o maior pedaço a cada um.”
De acordo com os estudos piagetianos, podemos afirmar que o menino encontra-se no estádio:
A) Pré-operatório e não apresenta a noção de conservação de quantidade. 
B) Operatório concreto e já apresenta a noção de conservação de quantidade.
C) Pré-operatório e apresenta a noção de conservação de quantidade.
D) A menina não apresenta a noção de conservação de quantidade ao esticar os chicletes, enganando seu irmão.
E) Tanto o menino quanto sua irmã apresentam a noção de conservação de quantidade, pois ambos estão no estádio operatório concreto.
Questão 4: Em relação à prova piagetiana de conservação de massa, se fizermos duas bolinhas com massa de modelar e transformarmos uma delas na forma de salsicha, uma criança poderá não entender que não houve mudança na quantidade da massa.
Assinale o estádio do desenvolvimento correspondente a essa fase:
A) Sensório-motor. 
B) Operatório concreto. 
C) Operatório formal. 
D) Pré-operatório. 
E) Reações circulares. 
Questão 5: Um estagiário, durante observação em uma escola, depara-se com um grupo de adolescentes que discute as ideias de Carlos, que decidiu fundar uma associação para a proteção do elefante-africano, animal em risco de extinção. Inclusive, o garoto já afirma ter elaborado um projeto para evitar a morte desses animais e pretende enviá-lo ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Os colegas querem conhecer o projeto a fim de ingressar, também, nessa campanha de preservação de espécies animais, de todo o planeta, ameaçados de extinção. Assinale a alternativa que apresenta o estádio do desenvolvimento cognitivo em que se encontra esse grupo de garotos: 
A) Sensório-motor. 
B) Pré-operatório. 
C) Operatório concreto. 
D) Operatório formal. 
E) Operatório reflexivo.
Questão 6: O método clínico piagetiano de estudo da inteligência difere radicalmente (epistemologicamente) da abordagem psicométrica. Leia as afirmativas a seguir, sobre as possíveis diferenças entre essas duas abordagens:
I - Na abordagem psicométrica o controle da avaliação dirige-se para a padronização das perguntas e instruções; na abordagem piagetiana a preocupação está em controlar o entendimento que os sujeitos têm das perguntas e instruções dadas.
II - Na abordagem psicométrica o tempo de emissão da resposta é um fator importante a ser padronizado; na abordagem piagetiana esse controle do tempo não assume maior relevância, pois o objetivo é buscar as respostas mais características do pensamento do sujeito, e não sua rapidez ao responder.
III - Tanto na abordagem psicométrica quanto na abordagem piagetiana, a ênfase da avaliação recai sobre se a resposta ao que se pede está certa ou errada; e a resposta errada é descartada da análise, pois não revela a estrutura do raciocínio do sujeito.
Assinale a alternativa correta:
A) As afirmativas I e III estão corretas.
B) As afirmativas II e III estão corretas.
C) As afirmativas I e II estão corretas.
D) Somente a afirmativa I está correta.
E) Somente a afirmativa II está correta.
Questão 7: Considere a situação a seguir. 
“Uma escola, localizada na periferia de uma cidade de porte médio no interior do estado de São Paulo, faz constante uso de recompensas para reforçar os alunos a apresentarem comportamentos desejáveis. Além disso, algumas vezes, quando necessário, pune aqueles alunos que apresentam comportamentos indesejados.” 
Segundo Piaget, essa escola trabalha: 
A) A heteronomia moral nas crianças.
B) A autonomia moral nas crianças.
C) A anomia moral nas crianças.
D) O senso de justiça e cooperação entre os alunos.
E) A obediência às regras e um bom desenvolvimento social.
Questão 8: Uma criança que brinca com bolas e que já formou um esquema de brincar com estas, ao receber uma nova bola, vai manipular da mesma forma que fez anteriormente com objetos semelhantes (a).......................); mas, supondo que a nova bola seja maior ou menor que a já conhecida e manuseada, será necessário um processo de (b)..........................).
Os conceitos que se encaixam nos espaços são: 
A) Acomodação e equilibração. 
B) Assimilação e adaptação. 
C) Assimilação e acomodação. 
D) Adaptação e equilibração. 
E) Assimilação e equilibração. 
Questões discursivas
Questão 1: No livro Seis Estudos de Psicologia, encontramos a seguinte afirmação: “da mesma maneira que a experiência reconcilia o pensamento formal com a realidade das coisas, o trabalho efetivo e constante, desde que empreendido em situação concreta e bem-definida, cura todos os devaneios” (PIAGET, 2003, p. 64). Explique, com suas palavras, qual a importância da realidade concreta e do trabalho para o desenvolvimento do adolescente.
Questão 2: Ao estudarmos a biografia de Jean Piaget (1986-1980), percebemos claramente seu perfil de estudioso das Ciências Naturais, em especial da Biologia, por exemplo, no tema do seu doutorado voltado para o estudo de moluscos. Esses conhecimentos se mantiveram presentes no desenvolvimento posteriorda sua Epistemologia Genética. Alguns críticos desse autor consideram que ele acabou dando uma ênfase maior aos mecanismos internos da inteligência dos indivíduos, desprezando a importância do ambiente, o que faria dele um autor com características inatistas. Responda se você concorda ou não com essa crítica e justifique sua resposta.

Outros materiais

Perguntas Recentes