Buscar

Plano de Estagio 1 CRAS UNOPAR

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTAGIO EM SERVICO SOCIAL I
LAUREN AVILA DE MOURA
CARACTERIZAÇÃO SOCIO INSTITUCIONAL 
 Santa Vitória do Palmar
 2018
LAUREN AVILA DE MOURA
PRODUÇÃO TEXTUAL AVALIATIVA DO ESTAGIO EM SERVICO SOCIAL I
CARACTERIZAÇÃO SOCIO INSTITUCIONAL 
Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade do Norte do Paraná- Unopar pertinente ao estagio curricular obrigatório I, cursado como Dependência Especial do 7o semestre.
	
 Santa Vitória do Palmar
 2018
RESUMO
 O estagio curricular I de Serviço Social, supervisionado pela assistente social do CRAS é de grande importância, pois permite ao aluno- estagiário ter uma visão da realidade que é estudada durante o curso.
 Os métodos aplicados, a forma de atendimento e acolhimento, as visitas domiciliares e o contato direto com as questões reais das pessoas, além de estar dentro da instituição conhecendo o trabalho na prática, faz com que o acadêmico adquira grande conhecimento que levará para a vida profissional.
Palavra- chave: estágio, Serviço Social
ABSTRACT
 The Social Work curriculum internship I, supervised by the social worker of the CRAS is of great importance, as it allows the trainee student to have a vision of the reality that is studied during the course.      
 The applied methods, the form of care and welcome, the home visits and the direct contact with the real issues of the people, besides being within the institution knowing the work in practice, causes the academic to acquire great knowledge that will lead to life professional.
 Keyword: Internship, Social Work
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................5
2 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO.........................................6
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO......................................................................6
2.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL........................................................................6
3 OBJETIVO INSTITUCIONAL....................................................................................7
3.1 NATUREZA DE PROGRAMAS E PROJETOS......................................................7
3.2 RECURSOS FINANCEIROS..................................................................................7
4 AMBITO INSTITUCIONAL.......................................................................................8
4.1 CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO.................................................................8
4.2 PROCESSO DECISORIO......................................................................................8
4.3 SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO...................................................................8
4.4 COTIDIANO DO EXERCICIO PROFISSIONAL....................................................8
5 CONCLUSÃO.........................................................................................................10
REFERENCIAS..........................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
 O Centro de Referencia de Assistência Social- CRAS é uma ferramenta desenvolvida pelo governo brasileiro com o intuito de tornar acessíveis os serviços de proteção social, que vão de assistência financeira ao planejamento familiar.
 O presente trabalho tem como objetivo permitir ao aluno-estagiário conhecer o cotidiano e a realidade do campo onde está estagiando. Possibilita ter uma visão prática, junto com o assistente social e os demais profissionais que compõem a equipe, das questões que são estudadas no decorrer do curso.
 A observação, nesse primeiro estágio é de grande importância na formação do profissional em Serviço Social, pois concede o contato direto e conhecimento na área de atuação.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO
2.1Indetificação da Instituição
 O CRAS- Centro de Referencia de Assistência Social é uma unidade publica descentralizada da politica de assistência social, responsável pela proteção social básica nas áreas de risco social no município, ou seja, onde abrange mais casos de relações sociais, servindo para as famílias como porta de entrada para o acesso aos direitos sócios assistenciais.
 É um serviço oferecido pelo sistema governamental para famílias necessitadas para que possam ter no mínimo uma vida mais adequada. Tem um plano de trabalho que, oferecendo medidas qualificadas e profissionais responsáveis, não precisa, necessariamente, ser pelo MDS- Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
 A instituição de localiza no centro de maior vulnerabilidade, com o objetivo de prevenir situações de risco, fortalecer vínculos familiares desenvolvendo um atendimento de qualidade. 
 No entanto, a pessoa mais qualificada na instituição deve ser o coordenador do CRAS. Ele precisa ter boa comunicação, capacidade de gestão, participar de reuniões, ter controle da situação, ter nível superior e experiência na área de realização de projetos com famílias e crianças. 
 Além disso, o conhecimento da legislação é fundamental para a equipe. A Constituição de 1988, Estatuto da Criança e Adolescente- ECA (1990), Lei Orgânica do Assistente Social- LOAS (1993), Estatuto do Idoso, por exemplo, são instrumentos fundamentais para o trabalho dos profissionais do CRAS.
2.2 Estrutura Organizacional
 O Centro de Referencia de Assistência Social, localizado na Rua Gustavo Adolfo Farias no 418 no bairro Jacinto, Santa Vitoria do Palmar-RS, oferece um lugar amplo com recepção, sala de atendimento, sala para atividades, banheiros, sala administrativa e acessibilidade para pessoas idosas e portadoras de deficiência. Um ambiente que possibilita que as pessoas se sintam acolhidas de forma agradável.
 Hoje o CRAS é composto por coordenador, assistente social, psicólogo, agente social, artesão, monitor de percussão e monitor de recreação e pertence à Prefeitura Municipal de Santa Vitoria do Palmar. Assim, fica responsável por essa instituição a Secretaria da Assistência Social, dirigida por Tailerise Bacelo, que junto com sua equipe tem a função de articular as ações junto à politica de Assistência Social.
 A instituição atende famílias com problemas de envolvimento com álcool, drogas, depressão, encaminhamentos do Conselho Tutelar para inserção de crianças nas atividades de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV, adolescentes em cumprimento de pena socioeducativa encaminhados pelo Poder Judiciário, e demais crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes que necessitem de atendimento.
 A unidade possui uma equipe de trabalhadores da politica de assistência social que é responsável pelo projeto PAIF- Programa de Atenção Integral às Famílias. Realizam visitas domiciliares, entrevistas familiares, palestras para a comunidade, campanhas sócio educativas, fortalecimento de grupos sociais. Deve-se deixar claro, CRAS é a instituição e PAIF é um projeto que faz parte dessa instituição.
 Através do Cadastro Único, programa social do Governo Federal que contem informações de famílias de extrema pobreza, que permite aos cadastrados ingressarem nos programas sociais, como Bolsa Família.
 Essas e outras ações oferecidas pelo CRAS mobilizam as pessoas, fortalece vínculos familiares e com a escola, permite a inclusão em programas, além de contribuir para garantia de direitos e inclusão social.
3 OBJETIVO INSTITUCIONAL
3.1 Natureza de Programas e Projetos
 O CRAS tem a finalidade de trabalhar como grupo de apoio junto com as famílias através de atividades como artesanatospara crianças, gestantes e mães de crianças que frequentam a instituição; dança, musica destinado a todos os membros; aulas de esporte para crianças e adolescentes; corte e costura para mães do programa PAIF; alimentação.
 Esses projetos tem objetivo de permitir aos cidadãos se relacionar uns com os outros e adquirir conhecimento a cada dia. Recebem-se as pessoas em tempo integral, em períodos diferentes e com cronograma de atividades e tudo isso permite uma ajuda na melhoria de vida.
3.2 Recursos Financeiros
 Por ser uma instituição pública, a principal fonte de recursos para o CRAS é a Prefeitura Municipal, que contabiliza todos os gastos financeiros e sociais da instituição, contrata profissionais para exercer a atividade oferecida pelos projetos, material para as oficinas e alimentação para os membros do CRAS.
 De acordo com o Artigo 1o da Portaria no 442/2005 que diz que o Piso Básico Fixo seja exclusivo ao custeio do atendimento de seus membros por meio dos serviços do PAIF e pelas ações complementares ao Programa Bolsa Família, despesas destinadas a manutenção e financiamento de ações e serviços sócio assistenciais de proteção básica do CRAS.
 O município se responsabiliza pelos programas e projetos que fortalecem o vínculo familiar e comunitário como o Benefício de Prestação Continuada- BPC e Transferência de Renda. Dessa forma, o município, basicamente mantem o CRAS com recursos próprios.
4 ÂMBITO INSTITUCIONAL
4.1 Caracterização da População
 Uma pesquisa qualitativa foi feita através do cadastramento do CRAS que levantou dados dos membros: são famílias de baixa renda que necessitam de ajuda especializada, crianças com dificuldade de aprendizagem, adolescentes que não tem auxílio devido dos pais dia-a-dia, garotas jovens com pouca escolaridade e com filhos para cuidar, famílias completas, outras somente com mães e filhos, alto índice de desemprego.
4.2 Processo Decisório
 A Secretaria de Assistência Social é encarregada das decisões tomadas em relação à sociedade civil com objetivo de diagnosticar a realidade social e implantar a politica de assistência social, conhecer a demanda dos usuários, qualificar os serviços prestados pela rede de atendimento, monitorar projetos e benefícios. São feitas reuniões governamentais para tratar assuntos como processo de monitoramento e programas que estão sendo realizados pelo órgão gestor.
4.3 Serviço Social na Instituição
 O serviço social surge através da emergência da questão social do conjunto de expressões da desigualdade social. Trabalha com pesquisas, análise da realidade social e atua na execução de serviços, programas e politicas sociais em defesa de cada cidadão pela justiça social e seus direitos, os quais não se podem viver sem.
 Enfrentam as questões como desemprego, precárias condições de habitação, violência, fome e busca resolver através das politicas existentes, as quais evoluíram com o passar dos anos, se moldando as necessidades das pessoas.
4.4 Cotidiano do Exercício Profissional
 Para atuar na área de serviço social é, obrigatoriamente, ter a formação deste curso e registro no Conselho Regional (CRESS). São vários campos de atuação como saúde, em hospitais com o objetivo de apoiar famílias doentes e buscar o auxílio-doença, se necessário; em entidades, oferecendo alimentação, roupas. Também pode ser trabalhado no setor de recursos humanos, prestando serviço aos funcionários.
 A partir da valorização dessa categoria, o trabalho do Assistente Social passou a ser indispensável no mercado de trabalho, pois trouxe resultados na melhoria de vida das pessoas. O trabalho, voltado para a demanda social utilizando as politicas publicas, busca o direito da sociedade, garantia de liberdade, justiça social, proteção contra qualquer tipo de preconceito.
 Além disso, cabe ao assistente social socializar as informações previdenciárias como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxilio doença, salario maternidade, BPC, que são politicas dessa área, mas resolvidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social- INSS.
 
5 CONCLUSÃO
 Diante do exposto pode-se concluir que a observação no estagio curricular I do curso de Serviço Social é de grande importância, pois dá ao aluno acadêmico a oportunidade de ver a realidade que é estudada no decorrer do curso, conhecer os problemas e situações reais das pessoas atendidas no CRAS, além da estrutura da instituição, que permite a equipe e aos membros sensação de liberdade para se expressar, além do sentido de acolhimento e bem-estar.
REFERENCIAS
O que faz um Assistente Social?. Guia de Carreira. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/profissao/o-que-faz-um-assistente-social/ Acesso em: 01 maio 2018.
SILVA, Chris Giselle Pegas Pereira da. Trabalho do assistente social com famílias no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): uma questão de habitus. Programa de Pós Graduação em Serviço Social, PUC-Rio, Brasil. 2015. Londrina- PR. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/mestradoservicosocial/congresso/anais/Trabalhos/eixo3/oral/55_trabalho_do_familia.pdf> Acesso em 1 maio 2018.
Centro de Referência de Assistência Social – Cras. Ministério do Desenvolvimento Social- MDS. 2015. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/cras Acesso em 01 maio 2018.
Cartilha BPC. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/cartilhas/cartilha-bpc-final.pdf> Acesso em 1 maio 2018.
TEIXEIRA, Solange Maria; CRONEMBERGER Izabel Herika Gomes Matias. O sistema de proteção social brasileiro, política de assistência social e a atenção à família. PEPSIC- Periódicos Eletrônicos em Psicologia. 2015. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-494X2015000200011> Acesso em 1 maio 2018.
Proteção Social Básica. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate á Fome. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/suas/guia_protecao> Acesso em 1 maio 2018.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes