Buscar

AVALIAÇÃO III Homem, Cultura e Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (354449) - Homem, Cultura e Sociedade (ADG15)
 Prova: 5203824
QUESTÃO:
1. Um dos conceitos que podem auxiliar a compreensão e o convívio entre as populações que possuem uma formação diferente ao redor do globo é o de diversidade cultural. Em geral, a imprensa também se utiliza de tal conceito, de forma explícita, quando retrata ações de violência com relação a minorias étnicas, presença infelizmente comum nas últimas décadas em locais distintos ao redor do mundo. Assim, o que podemos compreender por diversidade cultural?
RESPOSTA ESPERADA:
A diversidade cultural é um dos conceitos-chave para a compreensão da contemporaneidade. Em especial, por serem os principais conflitos militares, como observamos na Bósnia, no Oriente Médio, como também na Ásia, marcados por questões étnicas. Assim, a ideia de diversidade cultural pauta-se no princípio de que toda cultura humana deve ser respeitada.
QUESTÃO:
2. As desigualdades são uma das mais intrigantes questões sociais. Observamos, em nosso cotidiano, verdadeiras injustiças, com poucas famílias abastadas, consumidoras de produtos supérfluos, e muitas famílias que não possuem as condições mínimas para uma vida com dignidade. Muitos pensadores buscaram compreender as formas e causas de diferenças sociais. Dentre eles, podemos citar Karl Marx. Neste sentido, como o marxismo interpreta as desigualdades sociais?
RESPOSTA ESPERADA:
Karl Marx, no Manifesto do Partido Comunista, apontava que a história humana é a história da luta de classes (do escravo contra seu amo, do servo contra o seu senhor). Na sociedade capitalista, haveria, segundo esta interpretação, duas classes sociais: a burguesia e o proletariado. A burguesia seria a dona do capital e dos meios de produção. O proletariado, aquele que vende sua força física e mental em busca da sobrevivência. Assim, para os marxistas, as desigualdades são a base para a compreensão do sistema, sendo os burgueses ricos, e o proletariado composto pelas massas empobrecidas.

Outros materiais