Buscar

resumo de higiene

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Para concessão do auxílio-acidente qual o tempo mínimo de contribuição a Previdência Social? 
	 
	Não é exigido tempo mínimo de contribuição.
	2-A atividade , prevista nas Normas Regulamentadoras (NR) relativa à Segurança e Medicina do Trabalho, que tem por objetivo promover e preservar a saúde do conjunto de trabalhadores, devendo preservar o instrumental clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre a saúde e o trabalho, é de responsabilidade:
	 
	Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
3-Têm direito ao seguro acidentário (acidente de trabalho) da Previdencia Social:
	 
	Os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.
4-Durante a execução de suas atividades, um instrumentista de sistemas, com o tornozelo imobilizado por um entorse do futebol de fim de semana, ao subir uma escada de marinheiro para uma calibração, sente dor e escorrega, piorando a lesão e afastando-se do trabalho. Cabe ao médico:
	 
	Caracterizá-lo como acidente de trabalho, com agravamento de lesão pré-existente.
5-Marcelo trabalha em uma indústria madeireira e será enviado junto a uma equipe para ajudar na extração de madeira no interior da Floresta Amazônica. Quais vacinas são imprescindíveis antes que este trabalhador realize a viagem :
	 
	Vacina contra Febre Amarela, anti-tetânica e anti-hepatiteB.
6-O aparecimento de leis e normas sobre temáticas que viessem a regularizar as condições de trabalho trouxerem grandes benefícios para o trabalhador. Dentre estas legislações podemos citar as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT) que data do ano de : 
	 
	1943 
7-Conforme o item 13.1.5: Toda caldeira deve ter afixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível, placa de identificação indelével com, no mínimo, as seguintes informações: a) fabricante; b) número de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) ano de fabricação; d) pressão máxima de trabalho admissível; e) pressão de teste hidrostático; f) capacidade de produção de vapor; g) área da superfície de aquecimento; h) código de projeto e ano de edição. Quanto a este item, assinale se a afirmativa verdadeira 
	 
	A placa de identificação deverá ser afixada em local de fácil acesso e visualização. Deve-se tomar cuidado para que a placa não seja fixada em partes que possam ser removidas da caldeira tais como: bocas de visita, chapas de isolamento térmico, etc. 
8-O Equipamento de Proteção Individual - EPI não é recomendado para: 
	 
	o Auxiliar Administrativo do Recursos Humanos da Empresa. 
9-A presença de Agrotóxicos nos alimentos que ingerimos diariamente oferece grande risco a saúde devido a presença dos seguintes componentes: 
	 
	Organofosforados, Organoclorados e Carbamatos. 
10-Um grupo de trabalhadores expõe-se diariamente a ruído, em sua jornada de trabalho. A tabela a seguir apresenta dados de sua exposição: Em relação à segurança desses trabalhadores quanto à exposição ao ruído, é correto afirmar que: 
	TWA dB(A)
	 Tempo Real de Exposição (h)
 
	Tempo máximo permissível por dia
	81
	       2.0
	   0
	84
	       2.0
	   0
	88
	       2.5
	   5
	
	92
	       1.5
	   3
	
 
	 
	o limite de Tolerância não foi ultrapassado. 
11-O método de análise dos acidentes de trabalho, onde toda situação de trabalho é enfocada como um sistema em que cada Indivíduo (I) executa uma Tarefa (T) com a ajuda de um Material (M) no contexto de um Meio de Trabalho, é conhecido como:
	 
	ADC -Árvore de Causas.
12-Em Saúde do Trabalhador, diversos indicadores podem ser calculados. Assim, é correto afirmar:
	 
	Os indicadores, em algumas empresas, trazem no numerador o número médio de dias perdidos e, no denominador, a quantidade de homem/hora trabalhada.
13-Leia com atenção os acidentes de trabalho abaixo e marque a opção correta :
- Amputação traumática;
II- Surdez neurossensorial ocorrida em indivíduo menor de 18 anos;
III- Acidente ocular ;
IV- Infarto agudo do Miocárdio;
V- Eletrocussão;
I
	 
	O incidente apontado na alternativa II não é considerado um acidente de trabalho grave, já que o indivíduo é menor de 18 anos.
14-O trabalho noturno apresenta fatores que podem afetar a saúde do trabalhador. Para melhorar a vigília durante o trabalho noturno são recomendáveis certos procedimentos, tais como: I utilizar sinais visuais intensos no local de trabalho; II adotar iluminação de baixa intensidade no local de trabalho; III evitar o repouso no período diurno; IV apoiar o uso intensivo de substâncias estimulantes. Assinale:
	 
	se apenas a afirmativa I está correta;.
15-A portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 foi importante por que:
	 
	Porque consolidou todas as normas relativas a segurança e medicina do trabalho e a tornar obrigatório a presença de SESMT em empresas com contratação sob o regime da CLT.
16-A higiene ocupacional pode ser definida como:
	 
	Ciência voltada para antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos fatores de risco ou estresses ambientais originados no, ou a partir do local de trabalho, os quais podem causar doenças, prejudicar a saúde e o bem-estar ou causar significante desconforto sobre os trabalhadores ou entre os cidadãos de uma comunidade.
17-Os procedimentos que orientam e instrumentalizam as ações e os serviços de saúde do trabalhador no SUS são estabelecidos pela :
	 
	Norma Operacional de Saúde do Trabalhador.
18-Os principais tipos de risco ambiental que afetam os trabalhadores de uma maneira geral, estão separados em: 
	 
	riscos físicos, químicos, biológicos e ergométricos 
19-No caso de agravo relacionado ao trabalho, pelo estabelecimento de nexo causal relacionado, a responsabilidade legal cabe : 
	 
	Ao médico perito do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) 
20-Os indicadores de saúde que melhor exprimem a gravidade dos acidentes de trabalho são aqueles que apresentam no denominador o número de : 
	 
	Total de acidentes. 
21-Equipamentos de prevenção e combate a incêndios fixos são os diversos dispositivos especialmente desenvolvidos e utilizados na detecção e no combate ao fogo.
Identifique como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções de dispositivo fixo abaixo listado e assinale a alternativa que representa a sequência correta.
( )Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio
( )Instalação Hidráulica com rede de Hidrantes
( )Extintores de Incêndio
( )Portas Corta Fogo
( )Esguichos
	 
	V-V-F-V-F
22-A higiene do trabalho está voltada para?
	 
	para o diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais.
23-Segundo a NR 6, são obrigações do empregado quanto ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), exceto:
	 
	comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada no EPI
24-Os acidentes do trabalho poderão ser classificados como: acidentes típicos, acidentes e trajeto e doenças ocupacionais. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente que representa a sequênciaCORRETA.
1- Acidentes Típicos:
2- Acidentes de Trajeto:
3- Doenças ocupacionais:
( ) São os acidentes que ocorrem no trajeto entre a
residência e o trabalho ou vice-versa.
( ) São todos os acidentes que ocorrem no
desenvolvimento do trabalho na própria empresa
ou a serviço desta.
( ) São doenças causadas pelo tipo de trabalho ou
pelas condições do ambiente de trabalho.
	 
	2-1-3
25-De acordo com a Norma Regulamentadora nº 17 (Ergonomia), é considerado como " trabalhador jovem" todo trabalhador com idade:
	 
	inferior a 18 anos e superior a 14 anos.
26-O adicional de periculosidade se aplica para:
	 
	radiação, explosivos, inflamáveis e eletricidade.
27-Os objetivos básicos da Higiene do Trabalho são a prevençãoe a proteção do trabalhador contra agentes externos maléficos. O uso de máscara e o borrifamento do solo e das poeiras conseguem, nesses casos, impedir os danos causados por:
	 
	inalação.
28-Os médicos têm um elenco de atribuições específicas que estão regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina(CFM), por meio da Resolução/CFM n 1488/1998, que deve ser reconhecida e cumprida por todos que prestam assistência médica a trabalhadores, independente de sua especialidade ou local de atuação. Segundo o artigo primeiro desta Resolução, são atribuições dos profissionais que prestam assistência médica ao trabalhador as seguintes, exceto:
	 
	Disponibilizar para a empresa as informações relacionadas à saúde do trabalhador, como subsídio para a avaliação de sua adequação aos diversos processos de trabalho.
29-Assinale a alternativa correta:
	 
	A comparação entre a incidência de acidentes de trabalho no meio urbano e no meio rural é muitas vezes deturpada pela subnotificação dos acidentes ocorridos nas atividades no campo.
30-A proteção do trabalhador contra quedas deve considerar, além do uso do cinto de segurança, medidas de ordem geral, dentre as quais NÃO se encontra:
	 
	uso de macacão e avental.
31-Em relação aos conceitos relacionados a acidentes de trabalho, assinale a alternativa correta:
	 
	acidente com perda de tempo é aquele cuja lesão não impede que o trabalhador retorne ao trabalho no dia imediato ao dia do acidente, desde que não haja lesão incapacitante;
32-"Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados previdenciários, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho." Equiparam-se ao acidente do trabalho, EXCETO:
	 
	Doença inerente a grupo etário e degenerativa.
33-Os serviços de saúde ocupacional respondem pela atenção preventiva e curativa dos trabalhadores em seus postos de trabalho. A função de participação no processo de seleção de funcionários envolve a realização obrigatória de exame:
	 
	admissional.
34-De acordo com os procedimentos de Primeiros Socorros adequados para ferimentos, assinale a alternativa 
correta.
	 
	Na limpeza de ferimentos superficiais, deve-se ter cuidado ao retirar sujeira. Não esfregar os ferimentos 
para não piorar a solução de continuidade da pele, e não remover possíveis coágulos existentes.
35-Em caso de parada cardíaca devemos:
	 
	realizar massagem cardíaca
36-Em relação à perda auditiva induzida por ruído(PAIR) relacionada ao trabalho, assinale a alternativa correta:
	 
	É sempre neurossensorial, por causa do dano às células de Corti no ouvido interno.
37-A definição de acidente de trabalho é:
	 
	o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador 
avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando 
lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, 
da capacidade para o trabalho.
38-Com base na NR 32, Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, a Empresa deve vedar, EXCETO:
	 
	o uso de calçados fechados de segurança recomendado para a atividade desenvolvida.

Outros materiais