A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
12 Pares de nervos cranianos

Pré-visualização | Página 1 de 1

12 Pares de nervos cranianos
Os nervos cranianos são responsáveis por fazer ligação com o encéfalo. Cada um com uma classificação específica. São nervos que correspondem a um conjunto de fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo denso, organizadas em feixes. 
Fibras sensoriais levam impulsos das células para o sistema nervoso central.
Fibras motoras, do sistema nervoso central aos músculos.
Se conectam a órgãos do sentido e músculos, principalmente aos localizados na região da cabeça.
Os sensitivos são:  
1. Nervo Olfatório – Como diz o nome transmite impulsos relacionados com o olfato e sua origem se dá no bulbo olfatório. 
2. Nervo Óptico – Passa pelo forame óptico e tem função de visão, sua origem se dá na retina. Chega até o crânio pelo canal óptico.
8. Nervo Vestibulococlear – A função deste nervo é orientar a movimentação e audição. Tem origem nos núcleos cocleares e vestibulares situados na ponte. Sendo a primeira responsável pela percepção da posição da cabeça, do movimento e do equilíbrio e segunda tem como função a sensibilidade auditiva.
Os motores são:
3. Nervo Óculo-Motor – Tem a função de motricidade dos músculos ciliar, esfincter da pupila e grande parte dos músculos extrínsecos do bulbo do olho, sua origem se dá nos pedúnculos cerebrais. 
4. Nervo Troclear – Passa pela fissura orbital superior, tem a função de motricidade do músculo oblíquo superior do bulbo do olho, é originado nos pedúnculos cerebrais.
6. Nervo Abducente – Passa pela fissura orbital superior, desempenha a motricidade do músculo reto lateral do bulbo do olho, sua origem se dá no sulco bulbar. 
11. Nervo Acessório – Este nervo é que dá controle motor para a faringe, laringe, palato, músculos esternocleidomastóideo e trapézio. É constituído por uma raiz craniana e outra espinhal. É originado no bulbo. 
12. Nervo Hipoglosso – Este nervo é que tem motricidade sobre os músculos da língua, com exceção do músculo palato glosso. O nervo hipoglosso sai do crânio e vai até os músculos intrínsecos e extrínsecos da língua. Sua origem se dá no bulbo e passa pelo forame condiliano anterior.
Mistos são:
5.  Nervo Trigêmio – é um nervo misto, pois é responsável pelos movimentos da mastigação e percepções sensoriais da face, seios da face e dentes. Sua origem se dá no portio maior e portio menor. A raiz motora do trigêmeo é constituída de fibrasque acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos músculos mastigatórios. 
O nervo trigêmio é dividido em três partes nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular.
7. Nervo Facial – Possui uma raiz motora e outra sensorial gustativa. O nervo facial dá inervação motora os músculos cutâneos da cabeça e pescoço. A raiz motora é formada pelo nervo facial, e a raiz motora é chamada de nervo intermédio. A origem se dá no sulco pontino inferior.
9. Nervo Glossofaríngeo – tem percepções gustativa no posterior da língua e sensoriais da faringe, laringe e palato.
10. X – Nervo Vago – Este nervo tem percepções sensoriais da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras torácicas e abdominais, inervação parassimpático dos órgãos torácicos e abdominais. É originado no soalho do 4° ventrículo.