Buscar

Filosofia Grega: Pensamento Crítico e Reflexivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		Os filósofos gregos lançaram luz à humanidade através do disseminar da necessidade de se ter um pensamento crítico e reflexivo sobre os fatos e acontecimentos. Muitos de seus ensinamentos permanecem presentes até a atualidade e são representados por suas célebres frases. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. A verdade não está com os homens, mas entre os homens. Essas frases são de um dos filósofos mais influentes da história da Filosofia. Assinale a quem pertencem.
	
	
	
	
	Tales de Mileto
	
	 
	Sócrates
	
	
	Aristóteles
	
	
	Xenófanes
	
	
	Platão
		2.
		Organizar o pensamento para o conhecimento. Significa o distanciamento em relação ao objeto a ser investigado para verificar as próprias condições do ato de conhecer. Essa é a descrição de:
	
	
	
	
	physis;
	
	 
	cosmos;
	
	
	logos;
	
	
	arché;
	
	 
	refletir;
		3.
		Vimos que a Filosofia não se confunde com Ciência, Religião, Arte, Sociologia ou Psicologia, não se limita à esfera Política, não é História. A Filosofia está na história, pois é produto cultural do homem; um saber do homem situado. A Filosofia busca desvelar as interpretações e limites de cada época. Assinale a afirmativa que explica esta afirmação.
		
	
	c) O conhecimento filosófico não se realiza por reflexão. Sua reflexão é radical. A Filosofia é um pensamento não sistemático, é mera opinião.
	
	
	O conhecimento filológico se realiza por inflexão. A Filosofia é um pensamento sistemático, não é mera opinião.
	
	
	O conhecimento filosófico se realiza por inflexão. A filosofia é mera opinião.
	
	 
	O conhecimento filosófico se realiza por reflexão. Sua reflexão é radical. A Filosofia é um pensamento sistemático, não é mera opinião.
	
	 
	O conhecimento filosófico não se realiza por reflexão. Sua reflexão não é radical. A Filosofia é um pensamento não sistemático, é mera opinião.
	
		4.
		A filosofia vem da cultura grega antiga, é constituída por duas palavras, philos e Sophia. Essas duas palavras significam:
	
	
	
	
	Saber do amigo;
	
	 
	Amigo da sabedoria;
	
	
	Saber da vida;
	
	
	Amigo da vida;
	
	
	Sabedoria de vida;

Outros materiais