Buscar

Avaliando Legislação Trabalhista

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201701322598)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre as fases da evolução histórica do direito do trabalho, marque a alternativa correta:
		
	 
	Escravidão, trabalho estrangeiro, corporações de ofício;
	
	Escravidão, trabalho estrangeiro, servidão
	
	Escravidão, servidão, composição de ofício;
	 
	Escravidão, servidão e corporações de ofício;
	
	Escravidão, corporações de arte e ofício e servidão;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201701334069)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a tradicional classificação dos princípios de Direito do Trabalho, na concepção do jurista Américo Plá Rodriguez, o princípio de proteção estaria melhor expresso
		
	
	na boa-fé e na condição mais benéfica.
	 
	na condição mais benéfica e na norma mais favorável.
	
	na irrenunciabilidade e na máxima in dubiopro operario
	
	na condição não benéfica
	
	na razoabilidade e na irrenunciabilidade.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201701761860)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A CLT estabelece o conceito de empregado, sendo considerado "toda ________________ que prestar serviços de natureza ___________ a empregador, sob dependência deste e mediante _______________."
		
	
	pessoa física ou jurídica; esporádica; benefícios pecuniários.
	
	pessoa física ou jurídica; eventual; contraprestação específica.
	
	pessoa física; eventual; salário.
	
	pessoa física ou jurídica; não eventual; salário.
	 
	pessoa física; não eventual; salário
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201701326459)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto à relação de emprego e às relações de trabalho, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Trabalho eventual é aquele prestado ocasionalmente, para realização de determinado evento, em que o trabalhador, em regra, desenvolve atividades não coincidentes com os fins normais da empresa contratante, não se fixando a uma fonte de trabalho.
	
	Trabalho autônomo é aquele em que o trabalhador exerce as suas atividades por conta e risco próprios, sem subordinação com o seu contratante.
	
	Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, por prazo curto, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou o acréscimo extraordinário de serviços, com intermediação de empresa de trabalho temporário.
	 
	Relação de emprego é aquela em que pessoa jurídica presta serviços de natureza eventual e de forma pessoal a empregador, sob a dependência e subordinação deste, mediante salário.
	
	O trabalhador avulso é aquele que presta serviços a inúmeras empresas, agrupado a entidade de classe, por intermédio desta e sem vínculo empregatício.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701677016)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os contratos individuais do trabalho, de acordo com a legislação vigente,
		
	
	o contrato de experiência é considerado um contrato por prazo determinado de 90 dias e poderá ser renovado uma única vez, por, no máximo, mais 90 dias.
	
	o contrato de trabalho por prazo determinado somente passa a vigorar por tempo indeterminado se ultrapassados dois anos de sua execução, podendo ser livremente renovado pelas partes dentro deste período sem que se converta em contrato por prazo indeterminado.
	
	o contrato de trabalho firmado de forma verbal não possui qualquer valor jurídico.
	
	a contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da administração pública direta, resultando vínculo apenas com os órgãos da administração pública indireta e fundacional.
	 
	os contratos por prazo determinado podem se extinguir antes do decurso integral do prazo contratado.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201701680704)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quanto ao contrato individual de trabalho, considere as assertivas abaixo. I - É imprescindível a determinação do prazo. II - Sendo o contrato verbal, o trabalhador não terá seus direitos garantidos, tornando-se necessário o ajuizamento de ação trabalhista para reivindicá-los. III - A CLT não exige forma à celebração do pacto laboral, podendo o ajuste se dar tácita ou expressamente, sem prejuízo dos direitos previstos em lei. Quais são corretas?
		
	
	Apenas I e III
	
	Apenas I
	 
	Apenas III
	
	I, II e III
	
	I, II ,III e IV
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201701957291)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No tocante ao salário e remuneração, é INCORRETO, afirmar:
		
	
	O pagamento de salário efetuado em moeda estrangeira, mesmo que acordado entre as partes, é considerado como não feito.
	 
	Em caso de dano causado pelo empregado por culpa, o desconto salarial será lícito independentemente da anuência do empregado.
	
	Quando o pagamento for estipulado por mês, este deverá ser efetuado até o 5° dia útil subsequente ao vencido.
	
	Não é considerado salário-utilidade o vestuário e os equipamentos fornecidos ao empregado e utilizado no local de trabalho para a prestação do serviço.
	
	As comissões, percentagens, gratificações ajustadas e diárias para viagem que excedam 50% do salário integram a remuneração do empregado.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201701321265)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma empresa com atividade insalubre, através de perícia feita por médico do trabalho, constatou que era devido o pagamento de adicional de insalubridade aos seus empregados, pelo grau máximo. Marque a opção que estabelece o percentual máximo do adicional de insalubridade:
		
	
	20%
	
	15%
	 
	40%
	
	50%
	
	10%
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201701860838)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Catarina, empregada da empresa WO, já faltou 3 dias injustificadamente durante o seu período aquisitivo de férias. Nos 3 últimos meses deste período aquisitivo, Catarina resolveu perguntar para Loise, contadora, quantos dias ela ainda poderia faltar injustificadamente, sem que suas faltas repercutissem no período de gozo de férias. Loise, respondeu para Catarina, que de acordo com a CLT, como ela já havia faltado, 3 dias, sem justo motivo, ela somente poderia faltar mais
		
	
	13 dias
	
	8 dias
	 
	2 dias
	
	3 dias
	
	1 dia
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201701134168)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Conforme exposto, indique abaixo os itens a respeito da alteração, suspensão e interrupção do contrato de trabalho
		
	
	a alteração de um contrato individual de trabalho só será válida quando se implementar mediante mútuo consentimento e não resultar em prejuízos para o empregado. Assim, não se admite a alteração unilateral mediante a qual o empregador reverte ao cargo efetivo o empregado que se encontra no exercício de função de confiança
	
	a suspensão do empregado por mais de 2 dias enseja sua despedida indireta
	
	no período de férias do empregado, o contrato de trabalho permanece suspenso, já que o trabalhador deixa de prestar serviços ao empregador
	
	o empregador não pode, sem a anuência do empregado, transferi-lo para outro estabelecimento da empresa, ainda que tal transferência não acarrete a mudança de domicílio do trabalhador
	 
	a ausência do empregado acidentado ao trabalho caracteriza, nos primeiros quinze dias, interrupção do contrato de trabalho; a partir do décimo sexto dia de ausência, restará caracterizada a suspensão do contrato

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes