Buscar

ENFERMAGEM EM SÁUDE DA FAMILIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ENFERMAGEM EM SÁUDE DA FAMILIA 
	
	
	1a Questão (Ref.:201403258792)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	NÃO são características do processo de trabalho das equipes de saúde da família: 
		
	
	desenvolvimento de ações educativas que possam interferir no processo de saúde-doença da população e ampliar o controle social na defesa da qualidade de vida.
	
	garantia de saúde a partir de ações de educação
	
	programação e implementação das atividades, com a priorização de solução dos problemas de saúde mais frequentes, considerando a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea.
	
	desenvolvimento de ações focalizadas sobre os grupos de risco e fatores de risco comportamentais, alimentares e/ou ambientais, com a finalidade de prevenir o aparecimento ou a manutenção de doenças e danos evitáveis.
	
	garantia dos fluxos de referência e contra-referência aos serviços especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico, ambulatorial e hospitalar.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403616833)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	São itens necessários à Estratégia Saúde da Família, conforme a Política Nacional de Atenção Básica, EXCETO:
		
	
	Carga horária de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da equipe de Saúde da Família, à exceção dos profissionais médicos. A jornada de 40 horas deve observar a necessidade de dedicação mínima de 32 horas da carga horária para atividades na equipe de Saúde da Família, podendo, conforme decisão e prévia autorização do gestor, dedicar até oito horas do total da carga horária para prestação de serviços na rede de urgência do município ou para atividades de especialização em Saúde da Família, residência multiprofissional e/ou de Medicina de Família e de Comunidade, bem como atividades de educação permanente e apoio matricial.
	
	O número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.
	
	O número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 1000 pessoas por ACS e de 6 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.
	
	Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000, respeitando critérios de equidade para essa definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.
	
	Cadastramento de cada profissional de saúde em apenas uma ESF, exceção feita somente ao profissional médico, que poderá atuar em, no máximo, duas ESF e com carga horária total de 40 horas semanais.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403649367)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. As características acima descrevem a forma de organização dos serviços de saúde a nível: 
		
	
	c) Secundário
	
	e) Terciário
	
	b) Primário
	
	a) Regional
	
	d) Territorial
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402713345)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção das doenças e promoção da saúde de uma comunidade, qual deve ser a primeira atividade a ser realizada pela Unidade de Saúde a fim de estruturar as ações a serem desenvolvidas em nível locais?
		
	
	Ampliação dos programas oficiais existentes
	
	Territorialização e diagnóstico de saúde da comunidade
	
	Criação do conselho local de saúde
	
	Contratação de agentes comunitários de saúde
	
	Ampliação e capacitação da equipe de saúde
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403668011)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Assinale a opção correta relativa ao Programa Saúde da Família (PSF) do SUS. 
		
	
	No PSF, as equipes atuam mediante ações de reabilitação de pacientes.
	
	O PSF tem como proposição de ação uma abordagem terapêutica exclusivamente centrada na patologia, visando primordialmente o diagnóstico e o tratamento.
	
	Iniciado na década de 90, o PSF apresentou uma redução no número de usuários atendidos nos últimos anos em razão da menor adesão de gestores estaduais e municipais nas administrações mais recentes.
	
	No PSF, as equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número indefinido de famílias, em uma área geográfica não delimitada, conforme a demanda espontânea.
	
	O PSF é uma estratégia de modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes de especialistas em hospitais regionais.

Outros materiais