Buscar

AV PARC.PLANJ.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO ESCOLAR
1a Questão (Ref.: 201402243462)
A construção do Projeto político pedagógico envolve diferentes observações e tomada de posição, assim como, de acordo com Vasconcellos (2000) o plano inclui a elaboração de três etapas.
 a) Identifique essas etapas.
 b) Explique cada uma dessas etapas.
Gabarito: Marco Referencial - explicita o posicionamento político e filosófico da escola, o Diagnóstico - identifica as necessidades da escola e a Programação - define a proposta de ação propriamente dita.
AVALIAÇÃO PARCIAL -PLANEJAMENTO
1.Em muitos cursos sobre planejamento, costuma-se utilizar um trecho do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, publicado originalmente em 1865 e que gerou outras obras, como peças de teatro, filmes etc. No trecho a que nos referimos, Alice está perdida na floresta, encontra o gato de Cheshire e lhe pergunta como faz para sair dali. O gato, então, responde com outra pergunta: Depende; para onde você quer ir? Alice responde que quer ir para qualquer lugar. Para ela, o mais importante é sair dali. O gato, então, oferece a ela e a nós uma frase fundamental para a atividade de planejar: Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Quando aplicamos esse trecho à escola, podemos dizer que
	 Certo	para bem planejar os passos a serem dados, é fundamental saber que objetivos estamos buscando alcançar.
2.Considere os fundamentos pedagógicos sobre planejamento escolar analise o posicionamento dos três grupos de professores apresentados nos itens a seguir:
 (1) O primeiro grupo de professores descarta elaboração de projetos e ensino, alegando ser uma perda de tempo.
 (2) O segundo grupo de professores acredita que o plano de curso da escola funciona como ¿vara de condão¿ que vai ser desenvolvido por si mesmo, num passe de mágica. 
(3) O terceiro grupo de professores considera que o próprio ato de planejar o ensino é essencial para se desenvolver um melhor ensino. Ao se analisar a posição dos três grupos, pode-se concluir que:
Certo	O terceiro grupo tem uma visão responsiva de planejamento.
3.A elaboração do projeto político pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.
Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como:
 Certo	Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola
4.Observe o de trecho do depoimento de uma professora sobre sua experiência inicial na escola: (...)Mas havia na escola uma pratica, pela continuamos lutando e que ainda não foi generalizada: de reuniões pedagógicas quinzenais. Nessas ocasiões, reuniam-se todos os profissionais da escola e a pratica pedagógica era discutida. (GARCIA, R.L. Planejamento e Currículo na escola. In: O Papel do diretor e a escola de 1 grau. SP,FDE, 1992).
O relato reflete um dos princípios específicos do planejamento, a saber:
 Certo	Planejamento participativo
5.Poderíamos dizer que a importância/finalidade de se usar o planejamento participativo como opção para a melhoria da escola pública de educação básica seria:
 Certo	dar coerência à ação da instituição, integrando e mobilizando a todos que fazem parte da comunidade escolar;
6.Qual modelo de planejamento propõe uma estrutura horizontal em que as informações transitem democraticamente entre os sujeitos envolvidos no processo?
 Certo	Planejamento Participativo
7.Para uma gestão que seja capaz de transformar a realidade política, social e cultural de seus alunos, onde todas as pessoas sejam igualmente sujeitos de direitos, respeitadas e valorizadas em suas diferenças, o diretor escolar precisa ter incorporado algumas funções, sejam elas:
 Certo	Ser um educador, ter desenvolvidas suas competências técnicas, políticas e sociais e ser capaz de dividir o poder de decisão com professores, funcionários, pais e alunos
8.Tanto o Marco Referencial quanto o diagnóstico são elementos considerados fundamentais na elaboração da Programação. A Programação, dentro de um plano, pode ser definida como:
Certo	Uma proposta de ação para diminuir a distância entre a realidade da instituição e o que estabelece o Marco Operativo.
9.O projeto político-pedagógico apresenta algumas especificidades, como as que se seguem.
I. O projeto é uma antecipação, uma vez que o prefixo pro- significa antes. Relaciona-se com o tempo a vir.
II. O projeto tem dimensão utópica, que significa, na verdade, o futuro "a fazer", um possível a se transformar em real. É a exploração de novas possibilidades.
III. Por ser uma construção coletiva, o projeto tem efeito mobilizador da atividade dos protagonistas. Gera fortes sentimentos de pertenças quando concebido, desenvolvido e avaliado como uma prática social coletiva.
Estão corretas as especificidades contempladas:
 Certo	Em todos os itens
10.Para fazer o diagnóstico, o grupo responsável precisa ter presente, de forma bem objetiva, todas as propostas e definições indicadas na etapa anterior, o que significa afirmar que se baseia:
 Certo	nas propostas e definições estabelecidas no marco referencial.

Outros materiais