Buscar

APS terceiro semestre adm unip

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2.Organização como função administrativa
 As organizações são tomadas por pessoas e grupos segundo Sobral Peci 2008 que tem por finalidade alcançar objetivos comuns. Explicado por Sobral e Peci (2008), a função de direção envolve a orientação e a comunicação para com os trabalhadores. Por tanto é necessário que o tenha um contato maior e mais dinâmico com os membros de sua equipe. Ao expor suas ideias com a equipe e ouvindo sugestões e críticas, tanto positivas quanto negativas, terá a oportunidade de complementar seus projetos com outras ideias.
 2.1 Fundamentos
 
Processos
Henri Fayol apresentou uma visão abrangente da organização, procurando a melhor maneira de organizá-la. Tirou o foco quase exclusivo na produção, colocando a administração em uma posição central. Outra contribuição importante veio de Max Weber, através do conceito de burocracia. Apesar da conotação negativa que observamos atualmente, originalmente significava o contrário. Para Weber, uma burocracia seria uma organização eficiente e ele explicava nos mínimos detalhes como chegar a essa condição. Mas o fato é que de uma certa maneira, todas as organizações ainda se utilizam dos mesmos princípios formulados por esses pioneiros e seus seguidores. A atividade de organização em si também é um processo de tomada de decisões. Como dividir o trabalho, atribuir responsabilidades e estabelecer mecanismos de comunicação e a coordenação são decisões a serem tomadas. O resultado final desse processo é o desenho ou projeto da estrutura organizacional.
Organograma e Níveis Organizacionais
É virtualmente impossível esquematizar, de maneira realística, todas as interações e relações existentes em uma estrutura organizacional. Uma forma de representar e transmitir as soluções de organização adotadas é por meio do organograma. O organograma é uma representação visual e palpável da funções, dos departamentos e dos cargos da organização, bem como da forma como os níveis hierárquicos – estratégico, tático e operacional – estão definidos.
2.2 Elementos do Processo de organização
As teorias Administrativas e estrutura 
Pode-se dizer que a estrutura organizacional se refere à forma como as atividades de uma entidade – funções, tarefas, relações, interações, procedimentos, etc., – são ordenadas para permitir que os objetivos sejam alcançados, minimizando ou controlando as influências das variações individuais bem como as consequências indesejáveis da divisão do trabalho. Para Richard Daft, existem três componentes-chave na definição da estrutura organizacional:
1. O que estipula as relações formais de subordinação; 
2. O que identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos;
3. O que tenta assegurar uma efetiva comunicação, coordenação e integração de esforços entre todos os setores. Esses três elementos estruturais trabalham nos sentidos vertical e horizontal da organização. Os dois primeiros definem a estrutura vertical, enquanto o terceiro executa funções horizontais de interação entre os funcionários.
DIMENÇÕES ESTRUTURAIS
Elas se referem às características internas de uma organização. De um modo geral, a literatura aponta para a existência de seis elementos estruturais:
 Especialização do trabalho: Permite ganhos de eficiência.
 Cadeia de comando: Trata da distribuição de autoridade e responsabilidade.
 Amplitude de controle: Define o número de subordinados ideal sob responsabilidade de cada administrador.
 Departamentalização: Agrupa as tarefas.
 Grau de centralização: Diz respeito à tarefa de tomada de decisão.
 Formalização: Formalização das funções e tarefas da organização.
DIMENÇÕES CONTEXTUAIS
Representam a influência dos aspectos ambientais (contexto) sobre as organizações. Para a definição do projeto organizacional precisam ser considerados os seguintes elementos (dimensões contextuais): 
TAMANHO :Apesar de existirem diversas possibilidade de se definir o tamanho de uma empresa, em termos de projeto de estrutura deve-se considerar basicamente o número de funcionários. 
TECNOLOGIA: Relaciona-se ao emprego de tecnologia da informação no sistema produtivo da empresa, como forma de vantagem competitiva, em termos de qualidade e produtividade.
AMBINTE: Inclui todos os elementos externos à organização e que têm ação direta ou indireta sobre a atuação dela.
OBEJTIVOS E ESTRATEGIAS: Os objetivos indicam a direção comum, a ser seguida por todos. Na maioria das vezes, entretanto, existem diversos caminhos possíveis a seguir, as estratégias ou “planos de ações que descrevem a alocação de recursos e atividades para lidar com o ambiente e para alcançar as metas da organização” (Richard Daft).
CULTURA: É o conjunto de valores, crenças, percepções e normas compartilhadas pelos funcionários.

Outros materiais