Buscar

Prova 2 Fruti Thiele

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Fitotecnia Curso Engenharia Florestal Disciplina Fruticultura de Espécies Nativas e Exóticas 
 
Nome: Thiele Sides Camargo Data: 21/11/2017 
1 - Na aula de pós-colheita foi realizada uma breve explanação das características do armazenamento de frutas e a realização de práticas de análise de qualidade. Baseado nos conhecimentos adquiridos, responda; 
Em que consiste o armazenamento em atmosfera controlada e por que se consegue prolongar o armazenamento de frutas climatéricas utilizando essa técnica? 
Consiste em armazenar os frutos de forma que se controla precisamente os gases que compõem a atmosfera onde estão armazenados, diminuindo a taxa de oxigênio e aumentando a quantidade de gás carbônico, sendo que o etileno pode ser eliminado da atmosfera. A concentração adequada de cada gás varia em função da espécie e cultivar e de fruta armazenada. Visa a conservação dos frutos por um maior tempo, retardando seu amadurecimento e evitando seu apodrecimento.
As frutas podem ser classificadas em climatéricas e não-climatéricas, de acordo com o padrão de maturação. O que diferencia um grupo do outro? Quais as informações que se possui nesse sentido, em relação às frutas nativas do RS? 
 As climatéricas são a frutas que no final do período de maturação apresentam um aumento de sua taxa respiratória, provocado pelo aumento na produção de etileno, ou seja, podem mudar sua coloração e adoçar mesmo depois de retiradas da planta. Já as não-climatéricas não são capazes de maturar após a colheita, pois produzem baixas quantidades de etileno, se forem colhidas muito verdes estas não irão amadurecer e passarão para um estado de senescência.
Quanto as frutas nativas, ainda não se tem dados ou pesquisas suficientes sobre o assunto evidenciando a necessidade de mais trabalhos nesse sentido, uma vez que as frutíferas nativas possuem um alto potencial no mercado futuramente.

Outros materiais