Buscar

Resenha do Filme Um sonho de Liberdade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do Filme
O filme conta a história da grande reviravolta na vida de Andy Durfresne, jovem bem-sucedido que trabalhava como contador em um banco, quando é condenado à prisão perpétua na penitenciaria de Shawshank pelo assassinato de sua esposa e o amante. 
Logo no início do filme é mostrado a descoberta de Andy da traição de sua esposa, o assassinato dela e do amante e a prisão dele – Andy – acusado do duplo homicídio. Ele foi condenado com base na frase “Vou vê-la no inferno, antes de vê-la e Reno”. Inocente ou não, recebeu a pena máxima, perpetua, duas vezes. 
Em pouco tempo Andy se aproxima de um presidiário veterano, Red, e acabam se tornando amigos, o mesmo declara-se “o único culpado de Shawshank”, não tinha esperanças de sair da prisão, além disso, Red era responsável por comandar o mercado negro da prisão. Com isso, Andy solicita ao amigo um machadinho para manter seu hobby de esculturas em pedras mesmo dentro da prisão. 
O primeiro trabalho de Andy dentro do presidio é dentro da lavandeira, e esse mesmo ambiente é cenário dos abusos que o protagonista sofre durante a trama de um grupo de veteranos. Cansado da situação e respaldado por sua inteligência, em uma das oportunidades que aparece, Andy se dispõe a fazer com que um dos guardas receba uma herança sem que houvesse abatimento de imposto de renda em troca de apenas algumas cervejas para seus companheiros de serviço. A partir daí, conforme o passar dos anos, foi solicitado para fazer todos os cálculos de declaração de imposto de renda dos guardas, não só de Shawshank, mas de toda a região e também auxiliava o diretor no processo de lavagem de dinheiro que existia dentro da prisão, Andy fazia a contabilidade tão minuciosamente que, para que não houvesse rastros caso descobrissem a falcatrua, foi criado um “laranja” fictício, Randon Stevens, o sócio silencioso, um fantasma, primo em segundo grau do diretor, foi criado do nada, não existia, a não ser no papel, foi conseguido até certidão de nascimento, CNH, número da previdência e etc. Para que os cálculos pudessem ser feitos sem problemas, transferiram Andy para biblioteca. 
Após ser transferido para a biblioteca, Andy fazia cartas semanais à câmara solicitando verbas para incrementação da biblioteca, e continuou com isso por anos, mesmo não recebendo respostas. Após muitos anos de solicitações, a câmara fez o envio de mais livros, discos e verba para Andy, tornando possível a obra da biblioteca e trazendo mais conhecimentos para os presidiários. 
A partir daí, com o intuito de ajudar, o protagonista começou a ajudar vários companheiros de penitência a tirarem seus primeiros diplomas, mesmo que fosse à distância. Um desses foi Tommy Willians, que cumpria uma pena de 2 anos. Foi o mesmo que contou para Andy que havia um prisioneiro em outra penitenciaria que havia assumido a culpa do assassinato da mulher de Andy e seu amante, que prontamente foi contar a história para o diretor em busca de sua absolvição, porém o mesmo o desanimou e até deixo Durfresne na solitária por um mês. O diretor matou a sangue frio Tommy para que a história da liberdade de Durfresne não se espalhasse e o mesmo não fosse liberado do cárcere e se mantivesse na contabilidade da lavagem de dinheiro de Shawshank.
Após sair da solitária, Andy combina com Red que, se um dia forem libertados, Red deveria ir até um campo de feno em uma cidade, e embaixo de uma enorme figueira entre as pedras, estaria um presente para ele. 
Após a fuga de Andy, Red finalmente conseguiu sua liberação e, após um pequeno tempo de liberdade, cumpriu com o combinado com o seu amigo, foi até o campo de feno, e embaixo da grande figueira havia um pacote destinado à Red, com passagens e dinheiro para que se encontrassem em Zihuatanejo e juntos construíssem seus sonhos em liberdade.

Outros materiais