A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 3   PESQUISA OPERACIONAL E SISTEMAS DE PRODUCAO DE BENS E SERVICOS

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Pesquisa Operacional
Problema de Transporte é um tipo de problema real que acontece no cotidiano e que pode ser aplicado em Programação Linear. O “chamado problema de transporte, recebeu esta denominação em virtude de suas aplicações envolverem como transportar mercadorias de maneira otimizada”.
Portanto o problema de transporte de um modo geral se refere a:
 
Assinale a alternativa correta:
	
	D
	Distribuir qualquer commodity de qualquer grupo de centros de fornecimento, chamado origem, a qualquer grupo de centros de recepção, denominado destinos, de modo a minimizar o custo total de distribuição.
 
 
Questão 2/5 - Pesquisa Operacional
O administrador sabe que no processo geral de produção e comercialização do produto, a estrutura de transporte deve ser cuidadosamente planejada a fim de cumprir o seu objetivo com o menor acréscimo possível no custo final do produto, por isto, o estudo do problema de transporte lhe capacitará na tomada de decisão.
A função objetivo que representa a formulação em programação linear do problema de transporte é:
 
Assinale a alternativa correta:
	
	E
	
 
Questão 3/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Para saber quanto produzir de determinado produto é preciso saber quantos clientes desejam comprá-lo. É difícil para uma empresa ter essa informação exata, mas através de uma eficiente gestão da demanda, consegue-se números aproximados da realidade. Essa tarefa é considerada essencial para uma boa programação da produção.
O setor de PPCP (Planejamento, Programação e Controle de Produção) recebe informações sobre a gestão da demanda dos seguintes setores:
	
	D
	Marketing e Vendas.
 
 
Questão 4/5 - Pesquisa Operacional
O problema da designação é um tipo especial de problema de programação linear em que os designados estão sendo indicados para realizar tarefas, por exemplo, a definição de empregados (designados) que precisam receber designações de trabalho (tarefas) é uma aplicação comum do problema da designação. Os designados podem ser máquinas, veículos ou fábricas, ou até mesmo períodos a serem destinados a tarefas e, não necessariamente pessoas.
Para caracterizar um determinado problema como “problema de designação”, ele precisa ser formulado de maneira a satisfazer as seguintes hipóteses:
 
Marque V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) O número de designados e o número de tarefas é o mesmo. (Esse número é representado por n).
( ) Deve-se atribuir a cada designado exatamente um custo fixo.
( ) Cada tarefa deve ser realizada exatamente por um designado.
( ) Há um custo associado ao designado i () executando a tarefa j ().
( ) O objetivo é determinar como todas as n designações devem ser feitas para maximizar o custo total.
 
Assinale a alternativa correta:
 
	
	C
	V - F - V - V - F.
 
 
 
 
 
 
Questão 5/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Para produzir um bem uma empresa precisa de estoques de diversas naturezas (matérias primas, componentes e peças, material em processo (wip-work in process)), entre outros. É comum as empresas conviverem com o trade-off dos estoques no seguinte sentido: não deixar faltar para não parar o sistema produtivo e não deixar sobrar para não elevar os custos atrelados aos estoques. 
 
Avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre eles: 
I – A empresa pode utilizar o MRP (material requiriment planning - planejamento das necessidades de materiais) para gerenciar seu estoque e garantir o abastecimento das linhas de produção no momento preciso. 
PORQUE 
II – No sistema MRP (material requiriment planning - planejamento das necessidades de materiais) são inseridas informações advindas das áreas financeiras sobre a previsão de fabricação para o momento analisado e também os pedidos já negociados com os fornecedores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.