Buscar

jurisprudencia litisconsórcio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Rio de Janeiro, 24 de abril de 2017
Rael Policarpo dos Santos
Matrícula número: 201501389742
Direito Processual Civil 
Atividade Avaliatória
Pesquisa de Jurisprudência relacionada ao Caso Concreto da semana 6, Litisconsórcio Facultativo Recusável.
OBS: a decisão a seguir, trata-se de um caso de Litisconsórcio Facultativo, recusado pelo juiz. Apesar da decisão do magistrado ter sido proferida ainda nos moldes do antigo Código de Processo Civil, a sentença esclarece e exemplifica bem o caso concreto em análise. 
TJ-MG - Ap Cível/Reex Necessário : AC 10702120670121001 MG
RESUMO
INTEIRO TEOR
EMENTA PARA CITAÇÃO
Processo
AC 10702120670121001 MG
Orgão Julgador
Câmaras Cíveis / 7ª CÂMARA CÍVEL
Publicação
05/07/2013
Julgamento
2 de Julho de 2013
Relator
Washington Ferreira
Ementa
APELAÇÃO CÍVEL. REEXAME NECESSÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. COISA JULGADA E LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO.PRELIMINARES NÃO ACOLHIDAS. MÉRITO. VAGA EM CHECHE DA REDE MUNICIPAL. DIREITO À EDUCAÇÃO. GARANTIA FUNDAMENTAL. DIREITO SOCIAL. ART. 208, INCISO IV, DA CR/88. SENTENÇA MANTIDA.
I. O ajuizamento de ação coletiva não induz litispendência para ações individuais, visto que a ação coletiva discute interesses difusos e coletivos, o que não ocorre com a ação individual.
II. É do Município a responsabilidade direta pelo oferecimento da educação infantil em creches e pré-escolas, de modo que, em juízo, não é necessária a integração de todos os entes da federação no pólo passivo, pois, não se trata de litisconsórcio necessário, mas facultativo, portanto recusável;
III. Afasta-se, no caso concreto, a obrigatoriedade da formação do litisconsórcio no pólo ativo, sob pena de obstar o Ministério Público de ingressar com a ação em juízo, em ofensa a garantia constitucional do direito de ação (CF 5º XXXV).
IV. A educação, constitucionalmente amparada como direito de todos e dever do Estado, é promovida e incentivada visando o pleno desenvolvimento das pessoas, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
V. O artigo 208, inciso IV, da CR/88, garante às crianças até 06 anos de idade direito à educação, assegurando-lhe o atendimento em creches ou pré-escola.
VI. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em seu artigo 11, inciso V, o ente Municipal, no âmbito de sua competência, detém o poder/dever de garantir a educação infantil. Em não havendo a disponibilidade de vaga em creche municipal, cabível a intervenção jurisdicional, a fim de garantir a efetividade de direito fundamental, sem caracterizar violação ao princípio da separação dos poderes.
Decisão
CONFIRMARAM A SENTENÇA, NO REEXAME NECESSÁRIO. PREJUDICADO RECURSO VOLUNTÁRIO

Outros materiais