Buscar

Quest Psicologia I

Prévia do material em texto

Analise as três seguintes descrições e relacione-as com os distúrbios correspondentes, assinalando a alternativa correta:
Neste quadro, a bebida é usada para reduzir a compulsão por alimentos e o apetite. O álcool substitui o alimento sob a forma de “calorias vazias”, pois ele não é utilizado eficientemente pelo organismo como uma forma de combustível.
Também conhecida como Síndrome de Adônis, os indivíduos que sofrem deste distúrbio são, em grande parte, os praticantes de musculação que, mesmo estando em boa forma muscular, perante o espelho, se veem e se sentem fracos.
Estes indivíduos são obcecados pela procedência dos alimentos e alimentar-se em locais públicos ou em casa de amigos e parentes acaba sendo uma tarefa difícil, até porque tendem a criticar aqueles que não adotam o mesmo hábito.
	
	a.
	I = Drunkorexia; II = Vigorexia; III = Bulimia.
	
	b.
	I = Bulimia; II = Fisiculturismo; III = Ortorexia.
	
	c.
	I = Ortorexia; II = Drunkorexia; III = Anorexia.
	
	d.
	I = Bulimia; II = Ortorexia; III = Vigorexia.
	
	e.
	I = Drunkorexia; II = Vigorexia; III = Ortorexia.
0,5 pontos 
PERGUNTA 2
O nascimento de um conhecimento psicológico de caráter científico no final do século XIX vem acompanhado do surgimento de várias psicologias concorrentes entre si, denotando não uma unidade, nem linearidade, mas diversidade e divergência de abordagem dos fenômenos psicológicos. No que diz respeito à Psicologia Científica:
I. Tinha como foco inicial a estrutura da mente que evolui para o estudo das funções da mente.
II. A nova ciência se organizou em diferentes correntes, sendo que as primeiras escolas incluíam o estruturalismo e o funcionalismo.
III. Wundt tinha como método o engajamento das pessoas em introspecção autorreflexiva.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) correta(s):
	
	a.
	I, II e III.
	
	b.
	I e II.
	
	c.
	II e III.
	
	d.
	II, somente.
	
	e.
	III, somente.
PERGUNTA 3
É cada vez mais frequente nos dias atuais, diante da crise e das dificuldades que passamos, encontrarmos pacientes que após serem submetidos a inúmeros exames, diagnósticos e enviados de médico em médico, ansiosos por descobrir a doença responsável pelo que sentem, ficam perplexos quando finalmente “seu médico” lhes encaminham para um psiquiatra, pois não têm doença alguma, “tudo está na sua cabeça”, ou então que “sua doença é causada pelos nervos”, ou, melhor dizendo, por fatores psicológicos. Assinale a alternativa que nomeia corretamente a situação:
	
	a.
	Transtornos alimentares.
	
	b.
	Disfunções da nutrição.
	
	c.
	Distúrbios psicossomáticos.
	
	d.
	Simbologia da nutrição.
	
	e.
	Alterações de humor.
 
PERGUNTA 4
Já nas primeiras horas de vida, o mundo entra pela boca. Junto com o leite, o bebê recebe o calor, o toque e o cheiro de quem o alimenta. Sente, ainda que de forma sutil, a presença — ou a falta — do afeto. E, depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento. Ao longo da existência, as relações continuam permeadas pelos significados simbólicos que a comida assume na vida de cada um. Não há uma causa específica para os transtornos alimentares, eles são multifatoriais, tendo contribuições de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, socioculturais e familiares. Dessa forma, a subjetividade ainda fica mais caracterizada, tendo a individualidade da pessoa uma importância fundamental.
Baseado na reflexão, assinale a alternativa incorreta:
	
	a.
	Se pensarmos que o alimento é o que baliza a relação mãe-bebê, veículo pulsional e agente de desejo, podemos nos lançar sobre a questão lançada pela anoréxica, que consiste na recusa extraordinária dos alimentos. Em outras palavras, aquilo que deveria ser representativo de um vínculo amoroso, torna-se nocivo e venenoso.
	
	b.
	O alimento é o primeiro objeto transicional da criança, é ele que faz a ponte mãe-bebê, isto é, não é somente uma fonte de nutrição, pois estabelece e fortalece o vínculo de uma interação prazerosa de investimentos afetivos. Nesse sentido, o ato de comer pode revelar a busca de afeto maternal, comer desregradamente tem o poder magnético, na medida em que parece prometer a presença da mãe amorosa.
	
	c.
	Anorexia pode ser entendida também como uma forma de manifestação do amor: essas meninas meigas controlam a família que, impotente, assiste ao seu definhamento. É comum ouvi-las dizer: “eu não queria ser minha mãe, coitada, como eu a faço sofrer! [...]” 
	
	d.
	Habitualmente, a obesidade não é um simples excesso de peso, mas uma manifestação de conflitos e vivências e a expressão de uma dinâmica psíquica. O excesso alimentar pode ter a função de evitar o contato com a própria subjetividade.
	
	e.
	O quadro familiar pode apresentar uma necessidade de perfeccionismo, excesso de controle (ênfase no bom comportamento e conduto social “adequada”), idealização da família, altas expectativas dos pais com relação aos filhos, repressão das emoções.
0,5 pontos 
PERGUNTA 5
Com relação ao tratamento da neurose:
I. Neurose pode ser tratada por diferentes métodos. Existe a psicoterapia e vários remédios para aliviar os sintomas. Medicamentos contra depressão e ansiedade ajudam a pessoa, e alguns remédios podem elevar a sensação de autoestima.
II. Tratamento inadequado pode colaborar para intensificação dos sintomas.
III. Não adianta tratar, pois não tem cura.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	I e III estão corretas.
	
	b.
	Apenas II está correta.
	
	c.
	I e II estão corretas.
	
	d.
	Apenas a I está correta.
	
	e.
	II e III estão corretas.
0,5 pontos 
PERGUNTA 6
Com relação aos mecanismos de defesa da personalidade descritos por Freud, podemos afirmar:
I. São mobilizados em situações de vivências indesejáveis como frustrações e fracassos.
II. Na racionalização, a pessoa justifica de forma mais ou menos lógica e ética a própria conduta e nota-se um esforço excessivo para manter o autorrespeito. É considerado um dos mecanismos menos conscientes.
III. A projeção nota uma tendência da pessoa a apontar defeitos nos outros que na verdade são seus e ela não pode admitir. Ex.: uma amiga dizer que a outra está em TPM e com cara de insatisfeita.
IV. Na regressão tentamos ajustar nosso comportamento e eliminar as tensões, muitas vezes não podendo descarregar nossa agressão na fonte de frustração e passamos a agredir terceiros que nada tem a ver com caso.
V. A repressão tem como consequência a somatização, sendo esse o processo pelo qual se afastam da consciência conflitos e frustrações demasiadamente dolorosos.
	
	a.
	I, II e IV são verdadeiras.
	
	b.
	I, III e V são verdadeiras.
	
	c.
	II e IV são verdadeiras.
	
	d.
	I e III são verdadeiras.
	
	e.
	Somente a V é verdadeira.
0,5 pontos 
PERGUNTA 7
“[...] Mesmo assim, Diana Deutsch e Daniel Levitin, psicólogo da Universidade McGill, no Canadá, acham que todos podemos ser educados até desenvolver o dom, independentemente da nossa herança genética. ‘Cerca de 95% dos filhos de falantes de persa também falam persa’, disse Levitin à SUPER. ‘Isso não é um fenômeno genético, mas um fato cultural e linguístico. Tanto que, se você aprender uma língua depois de uma certa idade, sempre terá sotaque e dificuldade de raciocinar nela’. A diferença está, segundo Levitin, em aprender entre 3 e 6 anos. No máximo até os 9 anos. [...]”
O extrato da reportagem “Um dom de gênio” (2000) da Revista Superinteressante nos remete aos questionamentos dos filósofos com relação mente e corpo e inato X adquirido. Analise as afirmativas que seguem:
	
	a.
	As ideias expostas no extrato estão em desacordo com as ideias de Sócrates e Platão que acreditavam no conhecimento como algo já existente dentro de nós. 
	
	b.
	O extrato concorda com os pensamentos de Aristóteles de que o conhecimento é preexistente.
	
	c.
	As ideias expostas no extrato são convergentes com as ideias de René Descartes que discordou de Sócrates ePlatão quanto à existência de ideias inatas e sobre a mente ser inteiramente distinta do corpo.
	
	d.
	As ideias expostas no extrato não remetem aos pensamentos de Aristóteles e Locke quanto ao fato da mente ser considerada uma folha em branco e distinta do corpo. 
	
	e.
	As ideias expostas no extrato nos remetem à importância da herança genética na aquisição do conhecimento.
 
PERGUNTA 8
A gestação longa e penosa por que passou a Psicologia, vinculada à Filosofia, desde os momentos primeiros do pensamento humano, cedeu lugar ao grande entusiasmo das primeiras pesquisas do seu conteúdo e à sua primeira sistematização que, elaborada por um autor e continuada pelos seus discípulos, parecia delimitar os horizontes do seu interesse e explicitar as dimensões teleológicas da sua atividade. Com base no que foi estudado sobre o nascimento da Psicologia Científica, as escolas de pensamento e seus princípios, analise as afirmativas.
I. A Psicologia Científica nasceu em 1879, na Universidade de Leipzig, onde Wilhelm Wundt fundou seu Laboratório de Psicologia Psicanalítica.
II. Titchener pesquisava os elementos básicos da mente pela análise das estruturas da mente.
III. Willian James estudava como a mente opera para que um organismo possa se adaptar e funcionar em seu ambiente.
IV. Naquela época, Sócrates e Platão discordavam de Aristóteles e Locke quanto à teoria que afirmava ser a mente considerada uma folha em branco.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmação(ões) correta(s).
	
	a.
	I e II.
	
	b.
	II e III.
	
	c.
	I e III.
	
	d.
	III e IV.
	
	e.
	I, apenas.
0,5 pontos 
PERGUNTA 9
A psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica desenvolvido por Sigmund Freud, médico neurologista vienense nascido em 1856.
Analise as afirmações e assinale a alternativa correta:
I. A psicanálise propõe-se à compreensão e à análise do homem, compreendido como sujeito do inconsciente.
II. O método básico da psicanálise é o manejo da transferência e da resistência em análise.
III. A teoria do aparelho psíquico é dividida em ID, EGO e SUPEREGO; sendo o ID o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do ego, as exigências da realidade e as ordens do superego.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	Somente a afirmativa I é verdadeira.
	
	b.
	Somente a afirmativa II é verdadeira.
	
	c.
	Somente a afirmativa III é verdadeira.
	
	d.
	Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	e.
	Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
0,5 pontos 
PERGUNTA 10
O processo digestivo se assemelha ao processo respiratório. Por meio da respiração, nós captamos o ambiente à nossa volta, assimilando-o e devolvendo aquilo que não pudemos assimilar. O mesmo acontece com a digestão, apesar de esta ter uma relação mais profunda com a dimensão material do corpo. A digestão abrange:
I. Captação das impressões materiais do mundo.
II. A discriminação do que é “suportável” e do que é “insuportável”.
III. A assimilação dos materiais benéficos.
IV. A expulsão dos materiais indigeríveis.
V. A expulsão do que é digerível.
Assinale a alternativa correta:
	
	a.
	II, III e V estão corretas.
	
	b.
	II, III, IV e V estão corretas.
	
	c.
	III, IV e V estão corretas.
	
	d.
	III e V estão corretas.
	
	e.
	I, II, III e IV estão corretas.
PERGUNTA 1
Relacione a coluna da direita (elementos da segunda tópica freudiana) com a coluna da esquerda (os marcos ao longo da vida da pessoa da constituição dos elementos da segunda tópica):
	a) A pessoa desenvolve assim que 
o princípio da realidade começa a instaurar-se na sua psiquê.
 
	1) Isso (id)
	b) A pessoa desenvolve a partir do nascimento.
 
	2) Eu (ego)
	c) A pessoa desenvolve assim que começa a introjetar as normas sociais 
e culturais.
 
	3) Supereu (superego)
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de relacionamento da primeira com a segunda coluna:
	
	a.
	1-a, 2-b, 3-c.
	
	b.
	1-a, 2-c, 3-b.
	
	c.
	1-b, 2-a, 3-c.
	
	d.
	1-b, 2-c, 3-a.
	
	e.
	1-c, 2-a, 3-b.
0,5 pontos 
PERGUNTA 2
Os cientistas estão se dando conta de que o coração não é meramente uma bomba mecânica, mas um sofisticado sistema para receber e processar informações. De fato, o coração envia mais mensagens ao cérebro do que o cérebro envia ao coração! Como disse o filósofo francês Blaise Pascal, “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. No tocante a “vida afetiva”, assinale a alternativa INCORRETA.
	
	a.
	Outra forma de expressão de nossa afetividade são os sentimentos, que são diferentes das emoções por serem mais duradouros, por não serem reações tão explosivas.
	
	b.
	A vida afetiva é composta por dois afetos básicos que são o amor e o ódio e que também estão juntos em nossas ações e pensamentos.
	
	c.
	Tremores, risos, choro, lágrimas, expressões faciais, jeito de falar e outras reações orgânicas também acompanham as emoções.
	
	d.
	Cada cultura tem expressões diferentes para as emoções. Estas reações são descargas de tensão do organismo emocionado. Em toda cultura, além de acontecer uma estimulação para certos tipos de expressão emocional, há a repressão de outras.
	
	e.
	Os sentimentos são mais intensos e podem ser a amizade, a ternura e outros que surgem em determinadas situações de vida. As manifestações de nossa afetividade estão presentes em tudo que fazemos.
0,5 pontos 
PERGUNTA 3
Figueiredo 1995 faz uma citação em suas reflexões relativas às proposições teóricas da psicologia sócio-histórica. Analise, abaixo, a citação desse autor e assinale a alternativa que NÃO A INTERPRETA corretamente e que NÃO ESTABELECE relação com as reflexões pertinentes aos preceitos dessa escola psicológica.
“A relevância atribuída ao racional em nossa cultura submete as emoções ao seu contrário, fazendo com que as emoções não significadas sejam reprimidas vindo a se constituir inconscientes.” (Figueiredo, in Lane, 1995:60)
	
	a.
	As emoções não significadas constituiriam planos inconscientes do psiquismo humano.
	
	b.
	A significação é construída na esfera social e sua internalização dependerá da mediação interna, da relação consigo mesmo.
	
	c.
	A transformação do social em subjetivo se dará sempre em um universo interpessoal.
	
	d.
	A intersubjetividade é um espaço de construção do sujeito e é esse espaço que permite a produção de sentidos.
	
	e.
	As formas de significação também são mediadas pelas emoções, sendo que as falas, pensamentos e ações dos homens sempre carregam em si uma emoção.
0,5 pontos 
PERGUNTA 4
Mário é estudante de psicologia e, uma das disciplinas da faculdade tinha como proposta de trabalho a observação de pessoas. Decidiu observar famílias com filhos de sexos opostos, ou melhor, famílias formadas por pai, mãe, filho e filha. Tinha como objetivo observar o comportamento dos filhos em relação aos pais. Mário relatou que, na grande maioria, as meninas eram mais apegadas aos pais e os filhos às mães. Sabe-se que, com relação à evolução sexual da criança, a primitiva escolha de objeto da criança dirige-se primeiramente a todas as pessoas que lidam com a criança e, logo depois, especialmente aos genitores. No trabalho do estudante mencionado é possível concluir teoricamente que:
I. a criança toma ambos os genitores e particularmente um deles como objeto de seus desejos eróticos.
II. o pai em regra tem preferência pela filha, a mãe pelo filho.
III. a criança reage desejando o lugar do pai se é menino e o lugar da mãe se trata-se da filha.
IV. o complexo formado é destinado à pronta repressão, porém, continua a agir do consciente com intensidade e persistência.
V. Freud se refere a esse complexo nuclear de cada psicose.
Assinale a alternativa que apresenta as frases que completam INCORRETAMENTE a afirmação acima.
	
	a.
	I e II
	
	b.
	II e III
	
	c.
	I e III
	
	d.
	III e IV
	
	e.
	IV e V
0,5 pontos 
PERGUNTA5
Sabe-se que o estudo da personalidade é essencial para a compreensão dos distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e outros. A personalidade é uma estrutura interna, formada por diversos fatores em interação. Não é uma simples soma ou justaposição de elementos, mas um todo organizado e individual. São componentes da personalidade:
	
	a.
	Identidade e caráter.
	
	b.
	Temperamento e caráter.
	
	c.
	Percepção e inconsciente.
	
	d.
	Temperamento e identidade.
	
	e.
	Caráter e identidade.
0,5 pontos 
PERGUNTA 6
Interpretação pessoal de um fenômeno, ou seja, conhecimento imediato de um objeto e suas qualidades é:
	
	a.
	Personalidade.
	
	b.
	Sensação.
	
	c.
	Percepção.
	
	d.
	Imaginação.
	
	e.
	Pensamento.
0,5 pontos 
PERGUNTA 7
A personalidade é uma estrutura interna, formada por diversos fatores em interação. Não é uma simples soma ou justaposição de elementos, mas um todo organizado e individual. São componentes da personalidade:
	
	a.
	Identidade e caráter.
	
	b.
	Temperamento e caráter.
	
	c.
	Percepção e inconsciente.
	
	d.
	Temperamento e identidade.
	
	e.
	Caráter e inconsciente.
0,5 pontos 
PERGUNTA 8
Na idade de 7 anos João se mostrava uma criança tranquila, doce e compreensiva. Aos 12 anos sua família e o Brasil sofreram consequências do plano Collor (o empréstimo compulsório ao governo de todo valor mantido na poupança que excedesse os Cr$50.000,00). Em seguida, seu pai foi demitido do trabalho e sua família passou por um momento muito difícil, tendo que adotar medidas de emergência como mudar para a casa de sua avó, tirar João da escola particular em que estudava e dos outros cursos que frequentava. Seus amigos se afastaram e João ficou muito chocado com toda a situação. Não era mais o João da infância, passou a ser uma pessoa intranquila, agressiva e rebelde. Essa manifestação de comportamento perdurou até os 25 anos, quando foi contratado por uma empresa multinacional importante para o cargo de gerência, passando a ter um padrão de vida confortável. Parece que resgatou a tranquilidade e doçura daquele João da infância, além de apresentar um bom humor que nunca havia tido antes.
Sabe-se dos estudos da psicologia sócio-histórica que a essência contém a fonte de desenvolvimento, transformação e contradição do homem. Por meio da leitura do extrato fictício do caso acima e do entendimento do conceito de essência NÃO PODEMOS afirmar que
	
	a.
	o ser imediato não corresponde à sua essência, mas a momentos de apresentação desta, que poderá sofrer alterações.
	
	b.
	a essência é produzida social e historicamente e está sujeita a transformações que se dão por intermédio de contradições.
	
	c.
	como a essência é mutável, o conhecimento produzido acerca do homem sempre será apresentado como uma produção finalizada e estática.
	
	d.
	a realidade material sofre transformações e o homem que a conhece também se modifica no decorrer de suas experiências e relações estabelecidas entre si e com o meio.
	
	e.
	o conhecimento produzido é absoluto, pois corresponde a um momento de essência humana, e relativo, já que esta realidade e essência são mutáveis por serem históricas e sociais.
0,5 pontos 
PERGUNTA 9
Já nas primeiras horas de vida, o mundo entra pela boca. Junto com o leite, o bebê recebe o calor, o toque e o cheiro de quem o alimenta. Sente, ainda que de forma sutil, a presença – ou a falta – do afeto. E, depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento. Ao longo da existência, as relações continuam permeadas pelos significados simbólicos que a comida assume na vida de cada um. Não há uma causa específica para os transtornos alimentares, eles são multifatoriais, tendo contribuições de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, socioculturais e familiares. Desta forma, a subjetividade ainda fica mais caracterizada, tendo a individualidade da pessoa uma importância fundamental.
Baseado na reflexão acima, assinale a alternativa incorreta.
	
	a.
	Se pensarmos que o alimento é o que baliza a relação mãe-bebê, veículo pulsional e agente de desejo, podemos nos lançar sobre a questão lançada pela anoréxica, que consiste na recusa extraordinária dos alimentos. Em outras palavras, aquilo que deveria ser representativo de um vínculo amoroso, torna-se nocivo e venenoso.
	
	b.
	O alimento é o primeiro objeto transicional da criança, é ele que faz a ponte mãe-bebê, isto é, não é somente uma fonte de nutrição, pois estabelece e fortalece o vínculo de uma interação prazerosa de investimentos afetivos. Neste sentido, o ato de comer pode revelar a busca de afeto maternal, comer desregradamente tem o poder magnético, na medida em que parece prometer a presença da Mãe Amorosa.
	
	c.
	Anorexia pode ser entendida também como uma forma de manifestação do amor: essas meninas meigas controlam a família que, impotente, assiste ao seu definhamento. É comum ouvi-las dizer: “eu não queria ser minha mãe, coitada, como eu a faço sofrer!”
	
	d.
	Habitualmente a obesidade não é um simples excesso de peso, mas uma manifestação de conflitos e vivencias e a expressão de uma dinâmica psíquica. O excesso alimentar pode ter a função de evitar o contato com a própria subjetividade.
	
	e.
	O quadro familiar pode apresentar uma necessidade de perfeccionismo, excesso de controle (ênfase no bom comportamento e conduta social “adequada”), idealização da família, altas expectativas dos pais com relação aos filhos, repressão das emoções.
0,5 pontos 
PERGUNTA 10
Sabe-se que o estudo da personalidade é essencial para a compreensão dos distúrbios alimentares como anorexia, bulimia e outros. A personalidade é uma estrutura interna, formada por diversos fatores em interação. Não é uma simples soma ou justaposição de elementos, mas um todo organizado e individual. São componentes da personalidade:
	
	a.
	Identidade e caráter.
	
	b.
	Caráter e temperamento.
	
	c.
	Temperamento e identidade.
	
	d.
	Percepção e inconsciente.
	
	e.
	Emoção e percepção.

Continue navegando