Buscar

AVALIAÇÃO 1REDAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (420218) - Políticas Educacionais (PED99)
 Prova: 6945914
QUESTÃO:
1. Em nosso cotidiano, estamos freneticamente envolvidos com nossos trabalhos e, consequentemente, com políticas públicas, as quais são determinantes para a melhoria da qualidade de vida da população. Escreva uma redação com o tema: O MODO DE FAZER POLÍTICAS PÚBLICAS E O NOSSO ENVOLVIMENTO NO PROCESSO.
RESPOSTA ESPERADA:
As políticas públicas são ações apresentadas através de programas do governo, sendo estas ações determinantes para a melhoria de vida da população, seja ela em nível federal, estadual ou municipal. Cabe salientar que as políticas públicas são tomadas de decisão dos governantes e não da sociedade. Por este motivo, é necessária a participação efetiva da sociedade na busca e verificação de quais são os projetos que envolvem a população e como estão sendo encaminhados os projetos que por ventura tenham sido solicitados e aceitos pelo governo através da apresentação da população com seus políticos.
Participar e buscar informações são determinantes para que sejam levadas à concretização os projetos apresentados pelos políticos e que estejam condizentes com as necessidades da população.
De nada adianta vociferar depois que estejam aprovados os projetos. É preciso que tenhamos capacidade de argumentar, estar conectado com as informações e encaminhamentos dos projetos.
Fazer políticas públicas é algo que interessa a todos nós, elas acontecem a partir do interesses do governo e da participação da população. As políticas públicas ocorrem através das seguintes ações: a população faz pedidos a seus representantes na Câmara de Deputados, ao Senado Federal e aos vereadores. Estes levam os pedidos também aos prefeitos, governadores e presidente da República, na busca de aceitação dos pedidos da população.
É importante ressaltar que a população deve estar organizada, através de ONGs, associação de moradores e tantas outras formas de organização.
Assim, é possível conquistar as tão desejadas melhorias para a população.

Outros materiais