A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
40 pág.
Aps 1º semestre - UNIP

Pré-visualização | Página 1 de 8

UNIP - Universidade Paulista 
APS
“Atividades Práticas Supervisionadas”
1º Semestre - 2015
 UNIP - Universidade Paulista 
“Filosofia, matemática, física e o pensamento científico.”
Anderson Constantino da Silva RA C70216-1 EB1U33
Daniel Sanches de Barros RA C7022I-2 EB1U33 
Isaac Saar Soares RA C67GGF-3 EB1Q33
Karoline Faustino de Almeida RA T46305-0 EB1U33
Renata Almeida de Melo RA C643IG-7 EB1Q33
 UNIP - Universidade Paulista
Sumário
Introdução	4
Karl Heinrich Marx	5
Biografia	5
Exposição de ideias, teorias e/ou leis	8
Impactos produzidos	12
Carl Friedrich Gauss	15
Biografia	15
Exposição de ideias, teorias e/ou leis	18
Impactos Produzidos	23
Johannes Kepler	26
Biografia	26
Exposição de ideias, teorias e/ou leis	30
Análise de uma função	33
Impactos Produzidos	35
Dissertação	37
Bibliografia	39
Introdução
Este trabalho visa apresentar a biografia e expor as principais ideias, teorias e/ou leis elaboradas pelo filósofo Karl Marx, pelo matemático Carl Gauss e pelo físico Johannes Kepler. Além disso, também serão apresentados os impactos que estes três personagens produziram na sociedade em suas épocas e nos dias atuais, mostrando toda a sua importância e descobertas no ramo da filosofia, da matemática e da física, que contribuíram para o desenvolvimento científico de antigamente e atual. 
Karl Heinrich Marx
Biografia
O conceito marxismo tem origem no sobrenome do autor Karl Heinrich Marx, que formulou teorias a respeito de diversos âmbitos sociais de sua época, como a desigualdade social, a dialética, o comunismo científico, a luta de classes, a mercadoria, o capital, entre outros que serão discutidos nesse trabalho. Marx nasceu em 5 de maio de 1818, em Trier na Alemanha, vindo de uma família de classe média pode se considerar que teve uma herança cultural de seu pai, advogado e tinha seu pensamento intelectual pautado racionalismo iluminista.
Ao iniciar sua primeira graduação aos dezessete anos na Universidade de Bonn, o filósofo se mostrava como adepto ao romantismo. Estudou Direito, Filosofia, História, Artes e Literatura entre 1835 e 1836. Durante esse período já iniciava sua luta política pelo movimento estudantil. No próximo ano Marx muda-se para Berlin onde abandona os ideais romancistas e parte para ideais hegelianos, dos quais apresenta sua tese de doutorado promovendo uma discussão entre diferenças no sistema filosófico de Demócrito e Epicuro. Posteriormente o autor transfere-se para jornalismo onde inicia sua carreira no jornal Rheinische Zeitung (Gazeta Renana), ao escrever sobre questões econômicas o jornal é fechado pelo governo.
O comunismo veio logo nos primeiros meses de sua estadia em Paris, a partir disso ele começa a escrever suas ideias e pensamentos em uma coleção de escritos conhecidos como Oekonomisch-philosophischen Manuskripte (Manuscritos econômicos e filosóficos) no qual foram descobertos só por volta de 1930, é nesses manuscritos que Marx já expunha ideias humanistas do comunismo, no qual era influenciada por Feuerbach e fazia criticas ao sistema capitalista e ao trabalho alienado, propondo que os seres humanos deveriam agir de forma natural em relação á sua produção cooperativa.
Seu matrimonio é marcado em julho de 1843, casa-se com Jenne, irmã de seu amigo Edgard von Westphalen. O casal muda-se para Paris, onde Marx junto com Ruge funda a revista "Anais Franco Alemães". 
O nome de Marx é sempre associado intelectualmente á Friedrich Engels, filósofo que contribui muito ás obras de Marx, se conheceram em Paris e mantiveram-se unidos até o final da vida de Marx.
Karl Marx participou de diversas organizações clandestinas com operários e após participar do movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, mudou-se definitivamente para Londres.
Dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu. Além dos trabalhos teóricos Marx Funda a "Sociedade dos Trabalhadores Alemães". Junto com Engels, adquirem um semanário e se integram à "Liga dos Justos", entidade secreta de operários alemães, com filiais por toda a Europa. No Segundo Congresso da Liga, são solicitados para redigir um manifesto.
Em 1844 Marx e Engels se mudam para Bruxelas, em 24 de fevereiro os autores publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. 
Já em 1848 retorna a Paris, na qual a Revolução estava se iniciando e posteriormente volta para a Alemanha onde funda o periódico Neue Rheinische Zeitung (Nova Gazeta Renana), esse jornal tinha uma linha democrática radical contra a autocracia prussiana. Devido á revolução o jornal é proibido e Marx se refugia em Londres, em 1849. Karl Marx participou de diversas organizações clandestinas com operários e após participar do movimento revolucionário de 1848 na Alemanha, mudou-se definitivamente para Londres.
Entre suas obras, as mais conhecidas são: (Contribuição à critica da filosofia do direito de Hegel), 1843; Manifest der Communistischen Partei (Manifesto do Partido Comunista), 1848;  Der 18-Brumaire des Louis Bonaparte (O 18 Brumário de Luis Bonaparte),New York, 1852, 3.a edição em Hamburgo, 1889, edição inglesa, 1889;  Das Kapital (O Capital), Livro I, l.a edição, Hamburgo, 1867 (os Livros II e III foram publicados por Engels, após a morte de Marx, em 1885 e 1895, respectivamente, e o Livro IV, em 1904, por Kautski, em alemão, sob o titulo Teorias sobre a mais-valia e em francês sob o titulo de História das Doutrinas Econômicas).
Karl Marx morreu no dia 14 de março de 1883 em Londres, aos 64 anos, desta vez exilado em Londres, deprimido com a morte da esposa Jenny von Westphalen, Marx não suportou a bronquite e pleurisia que lhe acompanharam por muitos anos e veio a óbito. Do seu enterro teriam participado apenas onze pessoas.
O filósofo, no entanto, ficaria marcado pelas contribuições que deixou às gerações seguintes, e muitos ainda hoje julgam “O Manifesto Comunista” como uma verdadeira obra de gênio. É impossível, portanto, falar em política, filosofia e sociologia sem que o nome deste alemão não esteja presente. Seus estudos são tão significantes que nos permitem utiliza-los em nossa sociedade atual.
Exposição de ideias, teorias e/ou leis
O filosofo Karl Marx se preocupa em analisar nas suas obras, questões sociais de sua época, tais análises são pertinentes até hoje, visto que ainda utilizamos do sistema do qual ele critica, o capitalismo. A teoria marxista se fundamenta em transformar a sociedade num sistema onde não existem classes sociais e que haja igualdade social, esse patamar seria atingido através da eliminação do Estado, o Estado deixaria de existir e a sociedade seria livre.
O livro “Manifesto comunista” expõe as ideias de Marx e Engels quanto suas criticas ao modo capitalista de se viver, ou seja, o proletariado sendo explorado, os modos de trabalho, as relações de produções e analises a cerca da propriedade. É nesse sentido que os autores não chegam a uma conclusão a respeitos dos seus questionamentos, contudo abrem caminho para novas perspectivas sobre o método como é analisada a história e a dialética.
Segundo a autora Marilia Pires em seu artigo “O materialismo histórico-dialético e a Educação”: o método dialético que desenvolveu Marx, o método materialista histórico dialético, é método de interpretação da realidade, visão de mundo e práxis. A reinterpretação da dialética de Hegel (colocada por Marx de cabeça para baixo), diz respeito, principalmente, à materialidade e à concreticidade (PIRES, Marilia Freitas; 1998; p. 86). Ou seja, Marx foi além da dialética de Hegel que propunha uma analise da sociedade de modo que o sujeito é ativo, essa dicotomia presente levou Marx

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.