A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
40 pág.
Aps 1º semestre - UNIP

Pré-visualização | Página 7 de 8

e matemático alemão, era luterano e viveu em uma época em que não havia tolerância religiosa, e por não se converter ao catolicismo, Kepler foi perseguido e sofreu preconceito. A Igreja Católica não aceitava ideias ou teorias científicas que fossem contrárias a ela, como o sistema heliocêntrico de Copérnico, que Kepler defendia. Tal teoria diz que o Sol é o centro do Sistema Solar e que todos os outros planetas orbitam ao redor dele, incluindo a Terra, porém a igreja só aceitava o sistema geocêntrico, que defendia que a Terra era o centro e em volta dela orbitavam os outros planetas, a lua e até o Sol. 
Quando Kepler publicou os sete volumes do Epitome Astronomiae Copernicanae (Compendium da Astronomia Copernicana), a primeira parte, lançada em 1617 foi proibida pela Igreja Católica, pois esta dizia que no Antigo Testamento da Bíblia, está escrito “Deus colocou a Terra em suas fundações, para que nunca se mova”, e os livros do Epitome defendiam o heliocentrismo. Mais tarde, os volumes do Epitome tornaram-se a mais importante introdução à astronomia heliocêntrica.
As ideias e leis de Kepler não foram aceitas imediatamente, levaram anos para serem compreendidas, como por exemplo, a teoria de que as órbitas dos planetas são elípticas e que o Sol esta em um dos focos, ideia que não era aceita na época, já que todos acreditavam fielmente que as órbitas dos planetas eram circulares. 
As contribuições que Kepler deu a ciência foram muito importantes, tanto que ele se tornou uma das figuras mais importantes da revolução da ciência. As suas leis e ideias sobre a física celeste que estão nas suas obras “Harmonices Mundi”, “Epitome Astronomiae Copernicanae” e “New Astronomy”, foram as mais influentes e serviram como base para descobertas importantes na área da física e também da astronomia. Como exemplo, temos Isaac Newton que teve como influência as obras de Kepler para determinar as suas teorias e leis sobre a gravitação universal. Johannes também foi importante para a filosofia e historiografia da ciência.
Atualmente Kepler é considerado como um personagem que ajudou a atualizar a astronomia, dando um “fim” aos conceitos da Idade Média, e é reconhecido como um dos maiores cientistas que já existiram. Portanto, pode-se notar que as suas leis e constatações foram muito importantes, tendo em vista que estas foram determinantes para novas descobertas e avanços importantes, principalmente na área da física e da astronomia. 
Em setembro de 2002, como reconhecimento de seu trabalho, o astrofísico e matemático foi tema de moedas de prata para colecionadores na Áustria, local onde deixou um legado. AS moedas possuíam um retrato dele no verso. Além disso, também foi feita uma estátua em Praga, em homenagem a Kepler e Brahe. Uma sonda espacial da NASA (National Aeronautics and Space Administration) foi batizada com o seu nome, em 2009, como agradecimento pelas contribuições que ele deu a astronomia. 
Figura 2 - Selo da República democrática alemã, em homenagem a Johannes Kepler.
Figura 3 - Monumento em Praga, República Tcheca, em homenagem a Tycho Brahe e Johannes Kepler.
Dissertação
Com o trabalho proposto pela Universidade Paulista Campus Tatuapé, pudemos pesquisar sobre a vida profissional e pessoal de três personagens influentes, nos trazendo mais conhecimento e compreensão sobre as matérias estudadas nesse primeiro semestre de Engenharia. 
Também pudemos nos aprofundar nas descobertas, ideias, leis e teorias expostas pelo matemático, pelo físico e pelo filósofo e notar a importância de cada um deles para o desenvolvimento da sociedade, tanto em sua época como na atualidade. 
Tendo em mente que todas as disciplinas estão interligadas, notamos que esse trabalho pôde nos mostrar a importância de cada uma das matérias para a nossa formação. 
Podemos ver que a pesquisa sobre as ideias do filosofo Karl Marx tem relação direta com a matéria Homem e Sociedade (HS), estudada em sala, bem como as pesquisas sobre o físico Johannes Kepler está diretamente ligada à matéria Tópicos de Física Geral e Experimental (TFGE), e o levantamento de dados sobre o matemático Carl Gauss com a matéria Tópicos de Matemática Aplicada (TMA). 
Foi necessário também, aplicar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Tópicos de Informática (TI) para fazer a análise da função matemática do físico escolhido, mais precisamente, da Terceira Lei de Kepler. A disciplina Noções de Direito (ND) também foi incluída na interdisciplinaridade desse trabalho, pois foi necessário ter cuidado com os direitos autorais dos sites pesquisados, bem como as referências bibliográficas utilizadas para a composição deste trabalho. 
Não podemos deixar de mencionar a disciplina Interpretação e Produção de Texto (IPT), que sem dúvida alguma foi fundamental na elaboração deste trabalho, pois é a partir dela que conseguimos fazer a produção deste, as correções ortográficas necessárias, dissertar sobre o tema proposto e ter um bom conhecimento sobre a Língua Portuguesa. Além disso, também é necessário saber interpretar não só os textos da disciplina Noções de Direito e Homem e Sociedade, mas também os problemas que vemos nas matérias de Tópicos de Física Geral e Experimental e Tópicos de Matemática Aplicada, para que possamos resolvê-los. 
Portanto, podemos afirmar que todas as disciplinas estão ligadas e uma complementa a outra. Não podemos dizer que não há interdisciplinaridade neste trabalho, pois foi necessário o conhecimento sobre todas as matérias que tivemos nesse primeiro semestre de engenharia, para poder desenvolver o tema proposto pela universidade. 
Com o levantamento dos dados sobre o filósofo Karl Marx, o matemático Carl Gauss e o físico Kepler, nos aprofundamos e descobrimos mais sobre a importância dessas grandes personagens para o nosso conhecimento acadêmico e também para a sociedade. 
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_complexo
http://elementosdeteixeira.blogspot.com.br/2012/12/092-disquisitiones-arithmeticae-de-gauss.html
http://geanydayleilaleia.blogspot.com.br/2011/11/biografia-de-johann-carl-friedrich.html
http://www.miniweb.com.br/ciencias/artigos/gauss1.html
http://www.paulomarques.com.br/arq1-12.htm
http://pt.slideshare.net/liberatouerj2005/gauss-o-prncipe-da-matemtica
http://elmaxilab.com/definicao-abc/letra-d/disquisitiones-arithmeticae.php
http://www.mundoeducacao.com/fisica/leis-movimento-planetario.htm
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/GravitacaoUniversal/lk.php
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=9&idSubSecao=&idTexto=19
http://www.e-biografias.net/johannes_kepler/
http://www.siteastronomia.com/johannes-kepler-biografia-vida-obra
http://www.ahistoria.com.br/biografia-johannes-kepler/
http://meusite.mackenzie.com.br/giselahgomes/arquivos/kepler.pdf
http://www.suapesquisa.com/quemfoi/kepler.htm
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Biografias/Johannes_Kepler.php
http://www.infoescola.com/astronomia/johannes-kepler/
http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102005169
http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler
http://educacao.uol.com.br/biografias/johannes-kepler.jhtm
http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=9&idSubSecao=&idTexto=19
http://www.somatematica.com.br/biograf/kepler.php
http://www.rc.unesp.br/igce/matematica/bicmat/volume_5.pdf
http://eletromagnetismoifes.blogspot.com.br/2009/03/johann-carl-friedrich-gauss.html
http://www.uff.br/sintoniamatematica/curiosidadesmatematicas/curiosidadesmatematicas-html/audio-gauss-br.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/carl-friedrich-gauss.jhtm
http://www.gauss-goettingen.de/gauss_en.php?navid=2&supnavid=1.
http://www.santarita.g12.br/matematicos/gm4/carl_friedrich_gauss.htm
http://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/
http://phylos.net/matematica/mat-moderna/
http://www.e-biografias.net/karl_marx/ 
 http://www.marxeomarxismo.uff.br/index.php/MM/article/view/68/69

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.