Buscar

Sociologia Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sociologia Jurídica
♦ Qual o objeto de estudo? Regras de Convívio (trata-se de regras interiorizadas e maioritariamente aceites como requisitos da vida social, integrando não só os valores, princípios que orientam o comportamento dos indivíduos, mas também as normas de conduta que disciplinam a actividade desses indivíduos.) X Grupo Social (É uma coletividadeidentificável, estruturada e contínua de pessoas que desempenham papéis recíprocos em conformidade com normas,interesses e valores com vista à prossecução de objetivos comuns.)
“ A sociologia jurídica lida com qualquer regra social e não somente a do Estado”
♦ O que é Direito? Normas que regulamentam o convívio social – produzidas pelo Estado ou não – são heterônomas, abstratas, mutáveis, coercitivas e gerais. Tem por finalidade prevenir/compor conflitos.
 heterônoma: imposta ao indivíduo.
 ↨
 coercitivas: obrigatória ou com margem de desobediência muito pequena.
 abstrata: não se refere a um caso inconcreto.
 ↨
 geral: vale para todo mundo. 
 
 mutável: varia conforme época, local e grupo. 
 “ A previsibilidade que a regra dá, previne o conflito”
♦) Qual os critérios de composição de conflito? Os critérios são: negociação voluntária(É aquele que se estabelece pelo mutuo acordo das partes. Surgindo o conflito, as partes discutem entre si e o resolvem da melhor maneira possível, quase sempre atentando para os próprios deveres e obrigações estatuídos pelas normas do direito.), arbitragem, jurídico: universal (Um critério anteriormente estabelecido e perfeitamente enunciado para conhecimento de todos, que atenda a universalidade dos casos que se apresentarem dentro do mesmo tipo.), anterior (Dizer que o critério aplicado preexiste ao conflito. Deve ter sido elaborado antes para poder ser aplicado ao conflito que ocorrer depois), público (O critério tenha sido elaborado antes do conflito. É necessário que se de conhecimento do critério antes de sua aplicação.) → condições de composição, meios alternativos de resolução e disputa (RAD)
 
 Conciliação / Mediação
 
 Terceiro facilitador, mas O facilitador do acordo envolve 
 propõem alternativas para alguém que está no meio. A 
 o acordo. Mediação não oferece alternativas.
 
♦) O que é norma jurídica?  É a célula do ordenamento jurídico. É um imperativo de conduta, que coage os sujeitos a se comportarem da forma por ela esperada e desejada.
 Monistas: Grupo de estudiosos que considera como direito somente aquilo que é produzido pelo Estado. O direito codificado, o que nós praticamos e encontra-se escrito no código. Common Law: Direito de Estado baseado em jurisprudência, em decisões.
 Pluralistas: Todo grupo social que está apto a produzir normas de convivência, direito. São comunicativos e construtivos, abertos a negociação que tornam hábitos como norma jurídica.
 ♦) O que são escolas jurídicas e quais são? São grupos de estudiosos que entendem a origem do Direito de forma diferenciada. São elas: Jusnaturalistas, Positivistas e Social.
 Jusnaturalistas: “Toda regra jurídica deve ser tirada de natureza”. Jusnaturalismo Greco – retira o direito da natureza. É teológica – Origem de tudo do poder divino, inclusive as Leis. “O homem é eterno, o mundo que irá acabar”.
 Positivistas: Contratualismo – momento do contrato social se da a origem do Direito. 2 ramos: Direito Natural X Direito do Estado. O Direito do Estado está subordinado ao Direito Natural enquanto Estado de Natureza. Racionalistas- Teoria do Direito Puro, separação do Direito de tudo que não é jurídico. Consciência Pura (Kelsen). Histórica – O direito se modifica conforme a época, local. A origem do direito se dá na interação dos indivíduos no grupo social, que varia.
 Social: “O direito é um fenômeno social”. Marxista – Direito → Dominação. Somente usado como instrumento de proteção da propriedade privada. Sociologia – Durkheim. Direito é a liga das interações sociais. Solidariedade é adquirida pelo Direito. É a regra que nos une.
♦) Representatividade, Sistemas e Reformas Eleitorais – Definição
 - Ato legal/formal em que o indivíduo delega o exercício do poder. O poder é indelegável.
 - São maneiras de contagem de voto. Majoritário (♠) e Proporcional (♣)
 ♠) Quem tem mais votos é declarado vencedor. 50% +1 (usado para cargos do executivo e senado)
 ♣) Se dá pelo cálculo de votos válidos dividido por vagas. Está sendo abandonado por produzir injustiças. Visa abandonar as minorias, mas não acontece isso. ( Usado para os cargos de vereador e deputados estaduais e federais)
 
 → Reformas Eleitorais: Conjunto de medidas modernizadoras. 
 ♥) Voto Distrital
 ♣) Voto Obrigatório
 ♠) Cláusula de desempenho
 ♪) Lista Aberta / Lista Fechada
 ♥) Divisão da zona eleitoral em tantos distritos enquanto forem as vagas do legislativo. Ele amarra o candidato a um distrito e o eleitor só pode votar em candidatos do seu distrito. a) unipessoal – um eleito por distrito. b) misto – mais de um eleito por distrito. 
 ♠) Se o partido não tiver 3% dos votos válidos ele está extinto.
 ♪) A lista aberta é o sistema utilizado no Brasil nas eleições proporcionais (para deputados e vereadores). Nesse sistema é apresentado ao eleitor tanto a possibilidade de votar em seu candidato preferido quanto de votar na legenda do partido. / A lista fechada é usada em diversos países nas eleições proporcionais. Nesse sistema é apresentada ao eleitor uma lista ordenada com os candidatos elegíveis ao pleito e, nesse caso, o eleitor votaria apenas na legenda partidária e não em candidatos individuais.
♦) Judiciário / MP : Se dá por – concurso, nomeação e eleição.
 → democrático e escolha dos melhores – demorado e caro
 → rápido e barato. Influencia que se sobrepõem a qualidade – antidemocrático 
 → rápido, democrático e barato. Não se elege os melhores, há risco de corrupção, perda da imparcialidade.
 MP: atua na defesa da ordem jurídica e fiscaliza o cumprimento das leis no Brasil.
♦) Sobre a eficácia da norma:
 ♥) conceito
 ♣) fatores que causam a eficácia
 ♠) fatores que causam a ineficácia
♥) Uma norma é eficaz quando ela atinge a finalidade pela qual foi criada.
♣) Adequação: a adequação da regra a realidade social causa a eficácia. Divulgação
♠) Desequilíbrio norma x sociedade: A norma muito adianta ou muito velha, não se adéqua a sociedade causando sua ineficácia. Ex: ECA, que é muito adiantado para a sociedade brasileira.
Misoneísmo: Rejeição a regra por ela está indo contra uma tradição / costume. 
♦) Anomia e Controle Social, o que são?
 Anomia: ausência de regras ou desobediência as regras. Um estágio de caos de total desorganização social.
 •ordem social: a sociedade organizada em regras. •solidariedade: mecânica (laços de adesão mais fortes) e orgânica (laços de adesão mais fracos – sociedade complexa).
 
 A ordem social dada pela solidariedade , quanto mais complexa fica e os laços de adesão dos indivíduos mais fracos, mais próximos do estado de anomia fica, perdendo o sentimento de solidariedade e tendo mais chance de transgredir, perdendo a noção que participa da ordem social.
 •funcionalismo: todo indivíduo em uma sociedade possui uma função, ou seja, comparama sociedade ao corpo humano. Nesse sentido, o crime é uma doença/anomia, pois quebra esse funcionalismo.
 
 Funcionalismo ≠ Conflitiva
 segundo a teoria conflitiva, a ordem social preserva a injustiça.
Controle social: mecanismos/dispositivos que procuram padronizar a conduta individual e coletiva.→ Previsibilidade= se você conhece o comportamento do próximo, tem a previsibilidade da conduta do outro, você consegue viver em grupo.
 a)sociedade
 b)sistema jurídico
 c)elogio/punição
 d)propaganda
 e)burocracia
a) controla nossa conduta incessantemente. Ex.; vizinhos.
b) toda regra tem por finalidade o controle. Sistema de regras dentro da sociedade, não importa se é do Estado ou dos indivíduos.
c) a transgressão da regra culmina em punição, vinda do Estado ou não.
d) difusor de idéias, coloca propostas. Ex.: novelas, anúncios. 
e) controla demais a sociedade. Ex.: numero da rua, CPF.

Outros materiais

Outros materiais