Buscar

Mead interacionismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Mead defende uma educação democrática que instiga uma formação do sujeito crítico, reflexiva o que é relevante para uma condição imprescindível para uma cidadania crítica. O contexto escolar contribui na formação do sujeito, sua individualidade, e está relacionado com processos educativos que são promovidos pelas instituições escolares. A teoria assegura-se que a escola é uma instituição social e promove experiências reveladoras de atitudes e da mesma forma a socialização do sujeito. O interacionismo é uma abordagem promissora na educação pois se interessa pelo o que as pessoas fazem, como interatuam, expressam suas crenças, valores, e o que os motivam, como anunciam o sentido das ações materializadas entre outras.
Mead se recusa a conceber o modelo de ensino da escola tradicional e almeja a libertação dos indivíduos dos constrangimentos dessas instituições tradicionais, e assim incitar a formação autônoma do sujeito. Experimentar, jogar, brincar, experiência lúdica é uma de suas propostas, trazendo para este cenário a problematização de suas experiências. E marcadamente o teórico toma parte do banimento da escola tradicional, porque propõe que a criança tenha consciência de si mesma que é a Self através das relações com os outros e salientando que a aprendizagem torna-se possível pelo âmbito social.
propostas
Muito se debate sobre uma ruptura real entre o indivíduo, sociedade e cultura, mas com a psicologia social vem sugerir uma nova perspectiva para a educação. Pode-se enumerar algumas iniciativas de transformações na educação atual.
Inicia-se com a 
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017005008101&script=sci_arttext

Outros materiais