Buscar

Availação parcial portugues 3º semestre

Prévia do material em texto

RICARDO SILVA BRASIL
	Matrícula: 201708075381
	Disciplina: CCJ0215 - PORTUGUÊS INSTRUMENTAL II 
	Período Acad.: 2018.1 (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		  Sobre a intertextualidade, assinale a alternativa INCORRETA:
 
 
	
	
	
	
	A intertextualidade sempre acontece de maneira proposital. É um recurso que deve ser evitado, pois privilegia o plágio dos textos-fonte em detrimento de elementos que confiram originalidade à escrita.
 
	
	
	Na intertextualidade explícita, ficam claras as fontes nas quais o texto baseou-se e acontece, obrigatoriamente, de maneira intencional. Pode ser encontrada   em textos do tipo resumo, resenhas, citações e traduções.
 
	
	
	A intertextualidade ocorre quando, em um texto, está inserido outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade ou da memória discursiva dos interlocutores.
 
	
	
	 A intertextualidade implícita não se encontra na superfície textual, visto que não fornece para o leitor elementos que possam ser imediatamente relacionados com algum outro tipo de texto-fonte.
 
	
	
	Todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, pois é normal que durante o processo da escrita aconteçam relações dialógicas entre o que estamos escrevendo e outros textos previamente lidos por nós.
 
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Sobre a coesão textual, estão CORRETAS as seguintes proposições:
I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.
II. A coesão  não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.
III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.
IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância.
V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
 
	
	
	
	
	II e IV estão corretas.
 
	
	
	 Apenas V está correta.
 
	
	
	I e III estão corretas.
 
	
	
	II, IV e V estão corretas.
 
	
	
	I, III e V estão corretas.
 
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Julgue os itens a seguir em relação à linguagem verbal e à linguagem não verbal. I- Placas e gestos são considerados linguagem verbal. II- Linguagem verbal utiliza palavras. III- Linguagem não verbal não admite forma escrita. Estão corretos os itens:
	
	
	
	
	II e III.
	
	
	I e II.
	
	
	I e III.
	
	
	Apenas o item II.
	
	
	Apenas o item I.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Assinale o item em que não há possibilidade de ocorrer leitura ambígua.
	
	
	
	
	Camas para crianças de ferro.
	
	
	O dinheiro estava no banco.
	
	
	Deixe o cigarro correndo.
	
	
	A mãe olhava a filha sentada no sofá.
	
	
	O rapaz estudou para a prova.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A coesão textual é responsável pela articulação das ideias em um texto. Entretanto, quando mal empregada, pode gerar falhas na comunicação.
Todas as alternativas a seguir possuem ambiguidade pela má articulação de ideias, exceto:
	
	
	
	
	Ao realizar a atividade, o professor proibiu que o aluno utilizasse seu dicionário.
	
	
	Durante a aula, o professor proibiu que o aluno utilizasse o dicionário dele.
	
	
	Quando Ana encontrou Júlia, comentou de seu desempenho nos vestibulares.
	
	
	Pedro brigou com o vizinho por causa do seu animal de estimação.
	
	
	Enquanto esperavam o voo, Pedro ensinou Valéria a utilizar o computador dele para editar textos.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Questão
(DPU / 2010 / Médio) As opções que se seguem apresentam propostas de trechos de Parecer Técnico-Formal. Assinale a opção cujo texto corresponde ao que preceituam as qualidades da comunicação escrita do texto formal.
 
	
	
	
	
	Acreditamos que o poder do dinheiro sujo e nojento do jogo não tem limites. Por sua vez, as instituições, seus órgãos e funcionários não são impermeáveis à corrupção que contamina o sistema administrativo. Isso é uma pena.
 
	
	
	Observa-se que desde os anos 90, quando os caça-níqueis e os bingos invadiram as cidades, não faltam episódios para mostrar a vulnerabilidade dos agentes do poder público ao canto da sereia que ecoa dos cofres emporcalhados da jogatina.
 
	
	
	É incontável o número de policiais canalhas, trapaceiros e vagabundos (inclusive de altos escalões) em todo o país, ligados à contravenção à bandidagem.
 
	
	
	Nossos estudos técnicos demonstram que a crônica do jogo no Brasil é repleta de exemplos que desaconselham a legalização, como a violência das gangues que controlam ele, lavagem de dinheiro e cooptação de autoridades para fazerem vista grossa diante das ilegalidades.
 
	
	
	Os envolvidos no jogo não hesitam em apelar para a violência e a eliminação física. Além disso, o secretário nacional antidrogas da Presidência da República identifica nos equipamentos eletrônicos de jogos de azar uma forma de legalização do dinheiro do narcotráfico internacional.
 
 
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Debruçando-se sobre o estudo do exercício da política, Maquiavel dissecou a anatomia do poder de sua época: dos senhores feudais e da igreja medieval. E, por isso mesmo, por botar o dedo na ferida, foi considerado um autor maldito.
Ele se mostra preocupado com o fato de que na política não existem regras fixas. Governar, isto é, tomar atitudes políticas, é um trabalho extremamente criativo e, por isso mesmo, sem parâmetros anteriores. Assim, essa preocupação do filósofo, por incrível que pareça, torna-se um bom instrumento para repensarmos a ética. Hoje, com o fim das garantias tradicionais, estamos todos mais ou menos na posição do príncipe de Maquiavel : isto é, em um mundo de incertezas, dentro do qual temos de inventar nossa melhor posição. Planeta, jul./2006, p. 59 ((TERJ-2008, com adaptações)
Na organização do texto, os termos que se referem a Maquiavel não incluem:
	
	
	
	
	autor maldito
	
	
	príncipe
	
	
	filósofo
	
	
	se em Debruçando-se.
	
	
	Ele.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		(CMRJ/98) A conjunção sublinhada no trecho "... desde que o italiano Galileu Galilei apontou sua rudimentar luneta para o céu" está empregada em sentido:
	
	
	
	
	condicional
	
	
	causal
	
	
	proporcional
	
	
	concessiva
	
	
	temporal
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Assinale a altrenativa ERRADA em relação à concordância verbal.
	
	
	
	
	Infelizmente só quando acontecem as tragédias é que as autoridades tomam providências.
	
	
	Divulgaram-se os nomes dos suspeitos.
	
	
	Sou eu quem sabe onde me doem os calos.
	
	
	Deve haver meios de encontrar a verdade nesse caso.
	
	
	Haverão muitas injustiças sociais e, portanto,  manifestações populares.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		     Assinale a opção CORRETA quanto à regência: 
	
	
	
	
	Os entrevistados se põem a responder as perguntas feitas. 
	
	
	Os autores fazem referências desabonadoras as características do brasileiro. 
 
	
	
	As pessoas são críticas no tocante as virtudes que possuem. 
	
	
	Será pedida à entrevistada àquela resposta relativa a profissão.A atenção à modernidade é indispensável àqueles comentários.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes