Buscar

PSICOLOGIA CAP 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA CAP 07, QUESTÕES DE 1 A 4
1.Qual o objeto de estudo da Psicologia do Desenvolvimento?
É o desenvolvimento humano desde o nascimento até a sua vida adulta em todos seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social.
2. O que é desenvolvimento humano?
Refere ao crescimento orgânico juntamente com o desenvolvimento mental que abrange o aparecimento progressivo de estruturas mentais, estão são formas de organizações das atividades mentais que vão se aperfeiçoando até todas elas estarem plenamente desenvolvidas.
3. Por que é importante estudar o desenvolvimento humano? Cite dois motivos.
O simples fato de entendermos que a uma criança não é um pequeno adulto, mostra como é importante o estudo do desenvolvimento humano, as características que apresentamos a cada idade que interfere na forma como compreendemos, percebemos e nos comportamos diante o mundo. E também que essas características tem grande importância na Educação, pois é preciso saber quem é o educando para poder aplicar melhor um método de ensino. 
4.Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento? Caracterize cada um deles.
Ao todo são quatro fatores: 
Hereditariedade: A carga genética herdade pelos pais biológicos constitui o potencial das pessoas, porem esses podem ou não se desenvolver dependendo do estimulo gerando pelo ambiente em que vive. Um exemplo é as pesquisas que mostram os aspectos genéticos da inteligência, no entanto sabemos que a inteligência pode o não se desenvolver, ou até mesmo ir além de seu potencial, tudo depende das condições do meio ambiente em que se encontra.
Crescimento orgânico: Referente à parte do aspecto físico. O aumento de altura e a estabilização do esqueleto permitem ao indivíduo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.
Maturação neurofisiológica: Através desse fator é que torna possível determinar certo padrão de comportamento. A alfabetização das crianças, por exemplo, depende dessa maturação. Para segurar o lápis e manejá-lo como nós, é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos não tem.
Meio: É o conjunto de influências e estimulações ambientais que altera os padrões de comportamento do indivíduo. Por exemplo, se a estimulação verbal for muito intensa, uma criança de três anos tende a ter um repertório verbal muito maior do que a média das crianças de sua idade, porém ao mesmo tempo, pode não subir e descer com facilidade uma escada, porque esta situação pode não ter feito parte de sua experiência de vida

Outros materiais