Buscar

Exercicios Gestão de benefícios

Prévia do material em texto

Ref.: 201701163043
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Na Intelig, os funcionários contam com sessões de shiatsu, ioga, aeroboxe, ginástica localizada, RPG e até lipoescultura. Além da sala para atividade físicas, a empresa criou o Espaço Equilibrar, para descanso e relaxamento dos empregados durante o expediente. Isso demonstra que a empresa está preocupada com:
		
	
	Sua imagem interna e externa.
	
	O que podem produzir com esses benefícios.
	
	O sedentarismo de alguns trabalhadores.
	 
	A qualidade de vida dos trabalhadores.
	
	O bem estar de quem patrocina tais eventos.
	
Explicação:
Essa oferta de benefícios, voltados exclusivamente para o bem estar dos trabalhadores, visam mantê-los motivados e estimulados para desenvolver bem seus serviços.
	
	 
	Ref.: 201701137926
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Qual a relação da gestão de benefícios com a gestão de recursos humanos?
		
	
	Sempre que houver mudança salarial do empregado o plano de benefício deve ser alterado
	
	A empresa que não tem plano de benefícios não possui Gestão de recursos humanos;
	
	A gestão de benefícios define o modelo de recursos humanos da Empresa;
	
	Sempre há de ter um plano de benefícios para que a empresa consiga sobreviver no mercado competitivo no qual ela está inserida;
	 
	A gestão de benefícios constitui a chamada remuneração indireta concedida a todos os empregados, como uma condição de emprego, independente do cargo ocupado, em conjunto com a chamada remuneração direta que é o salário;
	
Explicação:
A Gestão de Benefícios contribui para que a Gestão de Recursos Humanos possa desenvolver ações para remunerar estrategicamente.
	
	 
	Ref.: 201701686653
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento. Sendo assim, como as empresas tratam os benefícios sociais quanto aos objetivos e quais são as respectivas modalidades?
		
	
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e carta de fiador), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e estacionamento).
	
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e seguro de vida), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e quadras de esporte).
	 
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e seguro de vida), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e estacionamento).
	
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e caixa eletrônico na empresa), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e estacionamento).
	
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e transporte), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e estacionamento).
	
Explicação:
Transporte é supletivo e não assistencial, quadra de esporte é recreativo e não supletivo, carta de fiador é supletivo e  não assistencial, caixa eletrônico é supletivo e não assistencial.
	
	 
	Ref.: 201701351821
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	São produtos, serviços e direitos oferecidos aos funcionários, pelas empresas, pelos sindicatos, pelo Estado e por entidades sociais, visando melhorar __________ dos trabalhadores e _____________ das organizações
		
	
	a meta/objetivos e o planejamento
	 
	a qualidade de vida e o planejamento
	 
	a qualidade de vida e a produtividade
	
	a meta/objetivos e o resultado
	
	a meta/obetivos e a produtividade
	
Explicação:
Os benefícios visam o  bem estar e melhor qualidade de vida para os empregados e isso contribui para o aumento da produtividade da empresa.
	
	 
	Ref.: 201701161860
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo não se relaciona aos objetivos básicos dos benefícios?
		
	
	Facilidade na atração e na manutenção de talentos;
	
	Aumento da produtividade em geral.
	 
	Redução da rotação de pessoal e aumento do absenteísmo;
	
	Melhorias do clima organizacional;
	
	Melhoria da qualidade de vida dos funcionários;
	
Explicação:
Não há como relacionar as faltas ao trabalho com os objetivos básicos dos benefícios ofertados pela empresa.
	
	 
	Ref.: 201701844750
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Hoje, o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. A gestão de pessoas tende à valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava à técnica e o mecanicismo do profissional. Diante disto, marque as fontes de custeio dos benefícios?
		
	
	Empresa, estado e o acordo coletivo.
	
	Sindicato, estado e o empregado.
	 
	Empresa, estado e o empregado.
	
	Empresa, convenção coletiva e o empregado.
	
	Entidades Sociais, estado e o empregado.
	
Explicação:
A empresa que concede o benefício e arca com maior custo, o empregado com o desconto na folha de pagamentode parte do benefício e o Estado com parte dos tributos que arrecada.
	
	 
	Ref.: 201701844748
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A real vantagem competitiva no mercado não está somente representada no financeiro ou nos altos investimentos em tecnologia, entre outros exemplos, que poderíamos citar, mas, sim nas pessoas que compõem a organização, que movimentam tudo isto no cotidiano. Por sua vez, as profundas mudanças nos cenários nacional e Internacional como a globalização, tiveram a necessidade urgente de buscar novos paradigmas de gestão. Assim, precisamos quebrar os velhos paradigmas para entender a empresa e as pessoas como gestoras e colaboradoras, bem como, entender o novo conceito de gestão de benefícios sociais. Em decorrência do exposto, de onde advêm os benefícios sociais?
		
	 
	Podem decorrer de um direito a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e previdenciária, resulta de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores e provém da mera liberalidade de uma empresa.
	
	Podem decorrer de uma concessão a que o empregador faz jus, por força da legislação trabalhista e tributária, resulta de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores e provém da mera liberalidade de uma empresa.
	
	Podem decorrer de um direito a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e tributária, resulta de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores e provém da mera liberalidade de uma empresa.
	
	Podem decorrer de um direito a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e previdenciária, resulta de uma negociação dos empregados com os sindicatos dos empregadores e provém da mera liberalidade de uma empresa.
	
	Podem decorrer de uma concessão a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e do imposto de renda, resulta de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores e provém da mera liberalidade de uma empresa.
	
Explicação:
Benefícios são concedidos através das legislaçõestrabalhista e previdenciária, acordos e convenções coletivas e por mera liberalidade da empresa. Não há relação com a legislação tributária.
	
	 
	Ref.: 201701844738
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento. Sendo assim, como são classificados os benefícios?
		
	 
	Assistencial (seguro de vida e remuneração por tempo não trabalhado), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (estacionamento e carta de fiança).
	
	Assistencial (grêmio e posto bancário), recreativo (seguro de vida e colônia de férias) e supletivo (estacionamento e revistas).
	
	Assistencial (grêmio e caixa eletrônico), recreativo (seguro de vida e colônia de férias) e supletivo (estacionamento e quiosques com computador).
	 
	Assistencial (seguro de vida e estacionamento), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (remuneração por tempo não trabalhado e colônia de férias).
	
	Assistencial (biblioteca e remuneração por tempo não trabalhado), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (estacionamento e excursões).
	
Explicação:
Devem ser excluídos a biblioteca que é supletivo e não assistencial, o estacionamento que é supletivo e não assistencial. Assim como o grêmio, o caixa eletrônico e o posto bancário que não são assistenciais.
	
	a Questão
	
	
	
	A doutrina do emérito referencial teórico, Abraham Harold Maslow (1951), diz que o comportamento das pessoas está associado a um processo de satisfação de suas necessidades e por sua vez, afirma que a satisfação das necessidades humanas é temporal. Em face do exposto, quais são as hierarquias das necessidades preconizadas pelo dito autor, tendo como base que as necessidades dos níveis mais baixos têm de ser atendidas para que o ser humano almeje os níveis superiores?
		
	
	Fisiológica, segurança, motivacional, estima e autorrealização.
	 
	Fisiológica, segurança, social, estima e autorrealização.
	
	Fisiológica, higiênico, social, estima e autorrealização.
	
	Fisiológica, higiênico, cultural, estima e autorrealização.
	
	Fisiológica, segurança, social, ambiental e autorrealização.
	
Explicação:
Nos dois primeiros patamares da pirâmide de Maslow encontramos os níveis mais baixos, a partir do terceiro patamar passamos a contar com os níveis mais elevados.
	
	 
	Ref.: 201701330051
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo Marras, Jean Pierre (2001), denomina-se benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salários. O somatório compõe a remuneração do empregado. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir. I. Os benefícios podem decorrer de um direito a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e previdenciária. II. Podem resultar de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores. III. Os benefícios, além de serem concedidos pelas empresas, pelos sindicatos, por entidades sociais, são também concedidos por mera liberalidade das organizações. IV. Os benefícios são oriundos da legislação tributária e da receita federal. São adequadas ao contexto apresentado apenas as afirmações.
		
	
	I, II e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	
	II, apenas
	
Explicação:
Os benefícios são concedidos por exigência da legislação trabalhista e previdenciária, por acordos e convenções coletivas ou por mera liberalidade da empresa. Não procede a informação que são oriundos da legislação tributária e da receita federal.
	
	 
	Ref.: 201701792144
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a teoria motivacional de Maslow, assinale a alternativa correta.
		
	
	Comer e beber exemplificam necessidades de segurança. O desejo de um lugar seguro para morar é um exemplo da necessidade de autorrealização.
	 
	O desejo de um lugar seguro para morar exemplifica a necessidade de segurança. A busca pela satisfação pessoal é um exemplo da necessidade de estima.
	
	Ser reconhecido pelas pessoas e seus familiares exemplifica uma necessidade fisiológica. A busca pela motivação constante ilustra a necessidade de autorrealização.
	
	Amparo do governo exemplifica uma necessidade social. A motivação constante ilustra uma necessidade fisiológica.
	
	Comer e beber exemplificam necessidades de segurança. Amparo do governo é um exemplo da necessidade social.
	
Explicação:
É a segunda base da pirâmide das necessidades segundo Maslow.
	
	 
	Ref.: 201701163043
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na Intelig, os funcionários contam com sessões de shiatsu, ioga, aeroboxe, ginástica localizada, RPG e até lipoescultura. Além da sala para atividade físicas, a empresa criou o Espaço Equilibrar, para descanso e relaxamento dos empregados durante o expediente. Isso demonstra que a empresa está preocupada com:
		
	
	O que podem produzir com esses benefícios.
	
	O bem estar de quem patrocina tais eventos.
	
	O sedentarismo de alguns trabalhadores.
	
	Sua imagem interna e externa.
	 
	A qualidade de vida dos trabalhadores.
	
Explicação:
Essa oferta de benefícios, voltados exclusivamente para o bem estar dos trabalhadores, visam mantê-los motivados e estimulados para desenvolver bem seus serviços.
	
	 
	Ref.: 201701137926
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Qual a relação da gestão de benefícios com a gestão de recursos humanos?
		
	
	A empresa que não tem plano de benefícios não possui Gestão de recursos humanos;
	 
	A gestão de benefícios constitui a chamada remuneração indireta concedida a todos os empregados, como uma condição de emprego, independente do cargo ocupado, em conjunto com a chamada remuneração direta que é o salário;
	
	Sempre que houver mudança salarial do empregado o plano de benefício deve ser alterado
	 
	A gestão de benefícios define o modelo de recursos humanos da Empresa;
	
	Sempre há de ter um plano de benefícios para que a empresa consiga sobreviver no mercado competitivo no qual ela está inserida;
	
Explicação:
A Gestão de Benefícios contribui para que a Gestão de Recursos Humanos possa desenvolver ações para remunerar estrategicamente.
	
	 
	Ref.: 201701161880
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Analise os tipos de benefícios, classifique-os de acordo com a nomenclatura abaixo e a seguir assinale a alternativa que expresse a seqüência obtida:
M - Monetário;
R - Recreativos;
S - Supletivo;
A - Assistenciais
 
( ) Estacionamento privativo dos empregados
( ) Grêmios ou clubes
( ) Seguro de vida em grupo
( ) Horário móvel de trabalhos
( ) 13º salários.
( ) Passeios e excursões programadas
( ) Assistência odontológica
		
	 
	S, R, A, S, M, R, A
	
	S, R, M, S, M, R, A
	
	S, R, S, S, M, R, A
	
	nenhuma das alternativas
	
	S, R, S, A, M, R, A
	
Explicação:
Monetário o 13º salário. Grémio, clubes e excursões programadas recreativo. Seguro de vida em grupo e assistência odontológica são assistenciais. Horário móvel e estacionamento privativo são supletivos.
	
	 
	Ref.: 201701161860
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo não se relaciona aos objetivos básicos dos benefícios?
		
	
	Facilidade na atração e na manutenção de talentos;Aumento da produtividade em geral.
	 
	Redução da rotação de pessoal e aumento do absenteísmo;
	
	Melhoria da qualidade de vida dos funcionários;
	
	Melhorias do clima organizacional;
	
Explicação:
Não há como relacionar as faltas ao trabalho com os objetivos básicos dos benefícios ofertados pela empresa.
	
	 
	Ref.: 201701163042
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Como se classificam os benefícios quanto aos objetivos?
		
	
	Não monetários, supletivos e especiais.
	 
	Assistenciais, recreativos e supletivos.
	
	Monetários, não monetários e especiais.
	
	Recreativos, assistenciais e especiais.
	
	Supletivos, monetários e especiais.
	
Explicação:
Os objetivos visam distinguir a amplitude dos benefícios ofertados pelas empresas.
	
	Ref.: 201701329201
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Um das modalidades de benefícios que uma empresa pode oferecer é a concessão de empréstimos. O RH deve tomar cuidado para não tornar a empresa uma vantajosa instituição financeira para os empregados e ficar refem de reiterados pedidos de empréstimo. Que tipo de cuidado as empresas devem tomar?
		
	
	Exigir garantias dos empregados
	 
	Estabelecer critérios de concessão para esse tipo benefício
	
	Solicitar fiador para conceder o benefício
	
	Avaliar o risco de inadimplência dos empregados antes de conceder
	
	Vincular o empréstimo a um seguro de vida para, em caso de morte do empregado, garantir o recebimento do valor concedido
	
Explicação:
O critério se torna obrigatório para que o trabalhador não comprometa sua renda mensal.
	
	 
	Ref.: 201701800949
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O benefício do Caixa Eletrônico também deve ser considerado de caráter supletivo, proporcionando aos trabalhadores certas comodidades, identifique a única opção que NÃO pode ser atendida por essa modalidade de benefício.
		
	
	Fazer transferências de valores.
	
	Informações sobre saldo bancário.
	 
	Sustar cheques.
	
	Realizar pagamentos de contas.
	
	Fazer saques.
	
Explicação:
Essa opção de benefício só é possível quando a empresa cede parte do seu espaço para um posto bancário.
	
	 
	Ref.: 201701163193
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Algumas vezes, os próprios funcionários sensibilizados com uma tragédia que afetou algum colega de trabalho, se cotizam para constituírem um fundo de ajuda financeira. De que tipo de ajuda está se falando?
		
	 
	Doação.
	
	Abono.
	
	Convênio.
	
	Empréstimo.
	
	Vale.
	
Explicação:
A doação na maioria das vezes parte dos empregados, mas a empresa também pode fazê-la doando bens materiais para o caso do empregado que perdeu parte de sua mobília numa enchente.
	
	 
	Ref.: 201701800960
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Qual a modalidade de benefício classificado como financeiro que pode apresentar aspectos negativos como: acostumar mal o trabalhador que repete a solicitação além de não atender ao valor que normalmente que se faz necessário:
		
	
	Adiantamento.
	
	Empréstimo Especial
	 
	Vale.
	
	Doação.
	
	Empréstimo consignado.
	
Explicação:
Poucas empresas ainda utilizam essa forma de empréstimo.
	
	 
	Ref.: 201701789808
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quais são os principais fatores que determinam a condição de um empréstimo especial, analise as alternativas abaixo e escolha uma das opções:
I - É motivado por questões mais graves, que implicam em gastos de grande monta, 
que só podem ser pagos com a dilatação do prazo de pagamento.
II - Reembolso: entre 6 e 12 meses. 
III- Cobram juros de mercado.
 
		
	 
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	 
	As alternativas I e III estão corretas.
	
	As alternativas II e III estão corretas.
	
	As alternativas I e II estão corretas.
	
Explicação:
Essa forma de empréstimo é concedido pela própria empresa.
	
	 
	Ref.: 201701800967
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual o Benefício classificado como financeiro que se caracteriza pela extensão da gravidade do problema vivido pelo funcionário e o valor concedido é considerado a fundo perdido, ou seja, o funcionário não necessita reembolsar.
		
	 
	Doação.
	
	Empréstimo Especial.
	
	Empréstimo Consignado.
	
	Vale.
	
	Adiantamento.
	
Explicação:
É o tipo de benefício que não gera custo para o trabalhador.
	
	 
	Ref.: 201701800984
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Em quais condições o vale, que é uma das modalidades de benefício financeiro, deve ser transformado em um empréstimo.
		
	 
	Quando o valor concedido extrapola o valor do salário.
	
	Quando o trabalhador estiver no período de experiência.
	
	Quando concedido para atender a uma situação de emergência.
	 
	Quando o trabalhador solicita mais de um vale em seis meses de trabalho.
	
	Quando o trabalhador estiver cumprindo o aviso prévio.
	
Explicação:
Isso porque o empregado não pode comprometer toda sua renda. A dívida então deve ser parcelada.
	
	 
	Ref.: 201701689868
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ao mantermos convênio e tratarmos com a instituição financeira para que os funcionários possuam conta corrente, implantação de benefício de caixas eletrônicos, postos ou agências bancárias, podemos considerar como uma das vantagens para a organização:
		
	 
	Redução do tempo do funcionário ausente de suas funções
	
	Não há vantagens
	
	Pagamento de contas na data correta
	
	Buscar otimizar o custo com extratos
	
	Facilidade para obter empréstimos
	
Explicação:
Evita que o trabalhador se ausente da empresa para resolver suas pendências bancárias.
	 
	Ref.: 201701315883
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Visa instituir planos privados de concessão de pecúlios ou de rendas, de benefícios complementares ou assemelhados aos da Previdência Social, mediante contribuição de seus participantes, dos empregadores ou de ambos. Que benefício está sendo aqui tratado?
		
	
	Seguro de vida em grupo (SVG);
	
	Empréstimo a fundo perdido (concessão para despesas indesejadas pelos empregados);
	
	Seguro de vida ou VGBL (vida gerador de benefício livre);
	
	Incentivo financeiro de longo prazo (ILP);
	 
	Previdência privada ou complementar;
	
Explicação:
É um benefício concedido aos empregados que recebem remuneração superior ao teto máximo da previdência social.
	
	 
	Ref.: 201701329232
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O adiantamento quinzenal é uma forma que as empresas, que trabalham com empregados de baixa renda, garantir que seus empregados não fiquem desprovidos de dinheiro por um tempo longo. Qual a falha que o RH comete com relação a esse benefício?
		
	
	Não fazer pagamentos diários; assim o empregado teria dinheiro todos os dias
	 
	Não considerar o adiantamento quinzenal como benefício
	
	Obriga a empresa a gerar duas folhas e isso aumenta o seu custo
	
	Não fazer adiantamento semanal, que seria um prazo menor
	
	Não fazer propaganda desse benefício
	
Explicação:
A grande maioria dos profissionais de RH entendem que o adiantamento quinzenal é na realidade uma modalidade de pagamento e não um benefício.
	
	 
	Ref.: 201701725495
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quais os percentuais normalmente praticados pelas empresas como adiantamento quinzenal?
		
	
	De 30 a 50%
	
	De 20 a 50%
	 
	De 20 a 40%
	
	De 30 a 40%
	
	De 30 a 60%Explicação:
É a prática utilizada por algumas empresas, oriunda ainda dos tempos de inflação alta.
	
	 
	Ref.: 201701757754
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	São objetivos complementares da organização que opta em conceder o benefício de Previdência Privada aos funcionários:
		
	
	Recompensar a permanência dos funcionários por um longo tempo na empresa;
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Demonstrar responsabilidade social e valorização dos empregados.
	
	Estimular a aposentadoria dos funcionários, rejuvenescendo assim a sua força de trabalho;
	
	Manter a empresa competitiva no mercado;
	
Explicação:
Dar a tranquilidade ao empregado de receber após a sua aposentadoria o mesmo valor do salário que recebia da organização.
	
	 
	Ref.: 201701162825
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Como é chamado o Plano de Benefícios em que o benefício é determinado em função de um percentual do salário final do empregado?
		
	 
	Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).
	 
	Benefício Definido.
	
	Contribuição Definida.
	
	Patrocinador
	
	Participante. Patrocinador.
	
Explicação:
A definição do percentual sobre o salário cabe a empresa responsável pelo benefício. Além da contribuição do empregado há também a contribuição da empresa.
	
	 
	Ref.: 201701161866
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Conforme Patrícia Bispo do RH.com.br, os fatores que interferem direta ou indiretamente na performance dos profissionais tem levado ao surgimento de várias vertentes de estudos no campo organizacional. Há, por exemplo, quem defenda que a motivação do indivíduo, não importa o segmento em que ele atua, vem de dentro para fora. Ou seja, a pessoa torna-se responsável por estar ou não satisfeita e cabe a ela tomar ações que impactem no seu dia a dia. Por outro lado, existem os que afirmam que a empresa deve realizar ações que permitam ao funcionário ver novos horizontes na sua rotina de trabalho e, dessa, maneira, garanta a retenção de talentos. Nesse contexto, os Planos de Participação nos Lucros (PPR) contribui para:
		
	
	redução do absenteísmo em um curto espaço de tempo e aumento do nível de qualidade de vida no trabalho
	 
	melhoria do clima organizacional, através do sentimento de pertencimento e responsabilidade criado pela sensação provocada nos colaboradores em se tornarem parceiros do negócio da empresa, contribuindo para seu crescimento. É uma boa alternativa para as pessoas aumentarem seus salários, sendo uma das poucas formas de fazer crescer os lucros num mercado cada vez mais competitivo.
	
	proporcionar ao funcionário melhores condições de atendimento de seus compromissos financeiros, sem ter que se ausentar durante muito tempo do seu trabalho.
	 
	proporcionar para o funcionário e sua família meios para freqüentar um ambiente descontraído, onde possa ampliar suas possibilidades de contatos sociais e divertir-se. A cobertura desse benefício abrange a aquisição do título em nome da empresa, para utilização pelos funcionários por ela designado e seus respectivos dependentes, cobrindo as despesas de jóia, mensalidades e taxas de transferência
	
	prover reconhecimento por tempo de serviço ao funcionário em períodos coincidentes com o seu aniversário de admissão na empresa. Tem abrangência para todos os funcionários da organização, independente do nível hierárquico
	
Explicação:
Além de colaborar para melhoria do clima organizacional a empresa também é beneficiada com a isenção do pagamento dos encargos sociais e trabalhistas sobre o valor pago aos trbalhadores.
	
	 
	Ref.: 201701294237
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre o beneficio de Previdência Privada, analise: I. O deficit na previdência social e uma aposentadoria com um valor abaixo do padrão mantido durante o exercício da profissão levam as empresas a buscarem planos de previdência complementar. A previdência privada tem se configurado como um dos meios mais visados para garantir uma aposentadoria com mais qualidade de vida. II. A previdência privada é um mecanismo de planejamento pessoal financeiro. Sua finalidade é auxiliar na aquisição de renda vitalícia fundamental para quem deseja garantir um padrão de vida equivalente na ocasião da aposentadoria. E, para isso, as empresas assumem um papel fundamental na concessão desse benefício. III. Por ser um programa de longo prazo e uma necessidade subentendida do ser humano, a implementação de um programa de previdência complementar colabora para o fortalecimento do vínculo empregatício e consolidação da relação entre a organização e o funcionário. Isso permite às empresas construírem um bom planejamento sucessório. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente a altertiva III está correta.
	
	Apenas as alternativas I e II são corretas.
	 
	As alternativas I, II, III estão corretas.
	 
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	
	Apenas as alternativas I e III são corretas.
	
Explicação:
Todas as alternativas apontadas estão corretas pois o plano de previdência privada além de garantir o valor da última remuneração do empregado proporciona a empresa manter seus bons profissionais.
	
	 
	Ref.: 201701814913
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Dentre os diversos benefícios financeiros temos um que é muito importante, especialmente para os empregados de baixa renda, pois ficam pouco tempo desprovidos totalmente de dinheiro.
		
	
	Empréstimo consignado.
	
	Décimo terceiro salário.
	 
	Adiantamento quinzenal.
	
	Doação.
	
	Vale.
	
Explicação:
Esse tipo de benefício é raro dentro das empresas. Algumas empresas o consideram como pagamento quinzenal.
	
	701747248
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O custo da assistência a saúde representa 35% do custo total dos benefícios e representa o segundo maior custo com os colaboradores após a folha de pagamento. As empresas devem trabalhar com projetos que diminuam este custo e atualmente percebemos uma preocupação grande com relação à elaboração destes projetos. dentre eles podemos citar, exceto:
		
	
	Programas de saúde voltados para a terceira idade.
	 
	Diminuição da faixa etária dos seus colaboradores.
	
	Programas de controle da diabetes e hipertensão.
	
	Campanhas de vacinações
	
	Grupos de corrida e atividades físicas diversas.
	
Explicação:
Certamente a empresa não fará uma redução de quadro de pessoal com objetivo de reduzir a faixa etária de seus empregados.
	
	 
	Ref.: 201701316568
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os benefícios ligados à saúde constituem uma das problemáticas contas que ps gestores de rh devem equilibrar ou reduzir, porque:
		
	
	tem um forte impacto financeiro, representando 80% do custo total dos benefícios
	 
	trata-se do segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento
	
	pois representa o maior custo com pessoas numa organização
	
	Demanda muito trabalho operacional por parte do RH, em função das várias modalidades disponibilizadas.
	
	trata-se do segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas das refeições, que tem uso diário e não esporádico como saúde.
	
Explicação:
De fato os custos da assistência médica são elevados e reajustados anualmente bem acima da inflação.
	
	 
	Ref.: 201701315892
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Alguns benefícios são oferecidos apenas a um grupo de empregados, tal como ocorre com o benefício check-up. Tal benefício está normalmente associado:
		
	
	Aos cargos da força de vendas, tendo em vista o check-up ser usado para revisão dos veículos;
	
	Aos ocupantes dos cargos das áreas de staff (meio), tendo em vista oestresse normalmente existente em tais atividades;
	 
	A cargos gerenciais e de alta-direção em função da posição estratégica de tais profissionais;
	
	Aos supervisores e lideranças de nível médio, pelo desgaste no dia a dia com os demais empregados da organização.
	
	À área operacional, uma vez que tais empregados são mais expostos aos acidentes e ambientes nocivos;
	
Explicação:
É uma prática nas grandes empresas oferecerem esse benefício aos seus executivos.
	
	 
	Ref.: 201701163195
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Perfil/Faixa Etária dos empregados são fatores impactantes na empresa em relação ao custo:
		
	 
	Assistencial.
	
	Auxilio maternidade.
	
	Aposentadoria.
	
	Salarial.
	
	Abonos.
	
Explicação:
O assistencial está relacionado ao plano de saúde adquirido pelas empresas e a faixa etária do trabalhadores é quem vai determinar o custos desse benefício.
	
	 
	Ref.: 201701158806
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os benefícios ligados à saúde constituem:
		
	
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou reduzir, pois são o primeiro maior custo com pessoas, ficando atrás apenas de cargos e salários.
	 
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou reduzir, pois são o segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
	
	uma das simples contas que os gestores de RH devem equilibrar ou aumentar, pois são o segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
	
	fatores de não aplicação por parte dos gestores de RH, sendo o segundo menor custo com os trabalhadores.
	
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou aumentar, pois são o segundo menor custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
	
Explicação:
Por essa razão as empresas costumam rever anualmente seus custos com a assistência médica até mesmo trocando o operador do plano.
	
	 
	Ref.: 201701158807
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Nos planos de saúde, quais os tipos de cobertura as operadoras utilizam:
		
	
	Grande risco (internações): acomodação: Enfermarias ou quarto particular.
	
	apenas o de acomodação: Enfermaria ou quarto particular.
	 
	Pequeno risco (consultas e exames); grande risco (internações): acomodação: Enfermarias ou quarto particular.
	
	apenas o de pequeno risco (consultas e exames).
	
	Pequeno risco (consultas e exames); grande risco (internações).
	
Explicação:
Que se referem aos padrões básico, livre escolha e executivo.
	
	 
	Ref.: 201701163023
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Qual dos fatores abaixo podem influenciar no reajuste do plano de saúde?
		
	
	Perfil do trabalhador
	 
	Mudanças de faixas etárias.
	
	Faixa etária muito baixa.
	
	Situação econômica da empresa.
	
	Perfil da empresa.
	
Explicação:
Principalmente quando a empresa tem baixa rotatividade de pessoal, ou seja, mantem seus colaboradores por um bom tempo na organização e isso reflete no aumento da faixa etária.
	
	 
	Ref.: 201701161865
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Não é tarefa fácil o trabalho de eleger uma operadora de plano de saúde para a empresa. Mesmo para profissionais com vivência no mercado as análises comparativas mais completas representam um desafio não muito simples. Como Gerente de RH você deve escolher entre as alternativas abaixo quais são os critérios mais adequados para se realizar uma eficiente análise da operadora.
		
	 
	A qualidade da rede referenciada, o nível dos valores a serem reembolsados, tanto em múltiplos da tabela de honorários médicos quanto em valores correntes, devendo-se avaliar outros procedimentos além das consultas, como a cobertura de exames, internações e acomodações. Outro ponto é prazo de reajuste do plano e o fornecimento dos relatórios de sinistralidade para análise das áreas responsáveis da organização
	
	Apenas deve-se avaliar a cobertura médica para seus colaboradores e o preço proposto pela operadora.
	
	Estudo criterioso das estatísticas que apontam a relação produtividade X motivação dos funcionários das empresas que implementaram programa de planos de saúde há mais de 5 anos.
	
	Deve-se evitar analisar as operadoras dos planos pela relação entre fornecedores e clientes em torno dos planos de saúde pois a definição dos alvos a serem atingidos com esse benefício não depende do perfil de cada interessado.
	
	nenhuma das alternativas representa critérios adequados de avaliação.
	
Explicação:
Se torna necessária uma análise profunda da cobertura do plano para que se possa fazer comparação com outras operadoras. Com isso será possível  avaliar aquela que tem a cobertura mais abrangente e que seu preço seja bem sustentado pela organização.
	
	 201701161597
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O salário-educação corresponde a que percentual sobre a folha de pagamento?
		
	
	25%
	
	20%
	
	10%
	
	1,5%
	 
	2,5%
	
Explicação:
É o percentual arrecadado sobre a folha de pagamento recolhida junto com os valores devidos a previdência social.
	
	 
	Ref.: 201701774814
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De longa data, a educação é classificada como um bem em si, pelas predicados que proporciona de desenvolvimento cultural, social e profissional. Todavia, até a presente data, apesar dos inúmeros discursos, não se tornou prioridade das políticas governamentais. Assim sendo, qual é o percentual de contribuição social para o salário educação, prevista no artigo 212, parágrafo 5º, da Constituição Federal?
		
	
	Contribuição social de 3,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 1,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	 
	Contribuição social de 2,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 4,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
	Contribuição social de 5,5% do valor da folha de pagamento mensal, repassada através da guia da Previdência Social ao FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
	
Explicação:
Essa contribuição tem como base a folha de pagamento da empresa, e o orgão responsável pelo recolhimento  é a previdência social.
	
	 
	Ref.: 201701689603
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Em se tratando do benefício de Assistência à Educação dos Trabalhadores, quando a empresa adere ao pagamento integral ou parcial (ou reembolso) das matrículas e mensalidades de Ensinos Médio e Superior, via de regra ela normatiza a operação da seguinte maneira:
		
	
	A empresa vincula o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza, objetivando que ele termine o curso enquanto exerce o cargo.
	
	A empresa vincula o curso ao futuro cargo que o empregado irá ocupar, tendo assim a efetiva certeza de um retorno do investimento feito.
	
	As respostas ¿a¿ e ¿d¿ estão corretas.
	 
	A empresa vincula o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza, objetivando garantir um retorno pelo investimento.
	
	A preocupação em vincular o curso ao cargo ocupado e atividades que o empregado realiza não se faz necessária, uma vez que o funcionário dá sua palavra de que não sairá da empresa nos próximos anos.Explicação:
Essa é a prática de mercado, pois a perspectiva é de que o trabalhador venha se aperfeiçoar na própria organização a partir do momento que irá praticar o que aprendeu na faculdade.
	
	 
	Ref.: 201701315907
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Diversas são as alternativas para concessão de benefícios associados à educação dos trabalhadores. A empresa BETA está se instalando em uma cidade carente, com baixíssimo nível de escolaridade de seus trabalhadores, o que vem dificultando a captação dos recursos humanos necessários ao processo produtivo. O diretor está avaliando alternativas a serem adotadas internamente no campo da educação. Nesse caso, o programa mais adequado seria:
		
	
	Programa de designação internacional ou de deslocamento para treinamento em outras fábricas da organização;
	
	Pagamento ou reembolso de cursos de graduação, pós-graduação e de idiomas;
	 
	Programa de formação profissional para trabalhadores com nível fundamental;
	
	Programa para desenvolvimento de sucessores, podendo incluir também alfabetização;
	
	Programa de iniciação científica para recém-formados nas áreas de química e de engenharia;
	
Explicação:
Esse é o benefício que as empresas oferecem a grande número de empregados quando seu estabelecimento se encontra localizado em área de baixa escolaridade.
	
	 
	Ref.: 201701335408
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A empresa Alfa decidiu buscar a certificação de qualidade para aumentar sua competitividade no mercado em que atua. Para tanto, estabeleceu prazo de dezoito meses para obtenção da certificação. A certificação ISO 9001 trabalha com procedimentos estabelecidos para cada atividade que afeta o produto/serviço. Assim, a empresa deve definir seus procedimentos que irão compor o manual da qualidade e servirão de orientação e treinamento de todos os empregados envolvidos na produção. O RH detectou que 20% dos empregados envolvidos na produção não tinham o ensino fundamental e 10% não tinham o ensino médio. O RH da empresa identificou que os empregados deveriam ser capaz de ler e entender os procedimentos da empresa e, como esses procedimentos sempre sofrerão melhorias/mudanças, não bastaria adestrar as pessoas e que a estratégia escolhida não deveria afetar a motivação dos empregados. Escolha, entre as opções a seguir, a estratégia o RH deveria adotar para atender às necessidades da empresa e não desmotivar os empregados?
		
	
	Convencer a diretoria a desistir da sua estratégia de certificação ISO 9001, pois existem empregados sem o nível de escolaridade necessária atuando na produção e seria necessário demiti-los e isso iria afetar o clima e a motivação dos empregados
	
	Comunicar aos empregados que os que não tiverem a escolaridade de ensino médio em dezoito meses serão desligados da empresa e deixar que cada um busque sua qualificação
	 
	Prover ensino fundamental e médio para esses empregados, acompanhando a evolução dos mesmos. Comunicar que os empregados que não apresentarem a evolução programada para cada semestre serão substituídos
	
	Substituir imediatamente os empregados que não tem o ensino fundamental e ensino médio e resolver o problema
	
	Substituir os empregados que não tem ensino fundamental, que demandaria mais tempo, e prover o ensino médio a quem não tem
	
Explicação:
Através da aprendizagem a empresa aperfeiçoa a mão de obra com intuito de aumentar sua produtividade.
	
	 
	Ref.: 201701161602
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Compete ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) redistribuir o salário-educação para:
		
	 
	os Municípios, Estados, Distrito Federal e o Governo Federal.
	
	o Governo Federal.
	
	os Municípios.
	
	as Autarquias e Fundações.
	
	os Estados
	
Explicação:
Essa distribuição é estabelecida por lei e seu montante corresponde ao recolhimento de 2,5% sobre a folha de pagamento de todas as empresas. Cabe a receita federal arrecadar e repassar para o FNDE.
	
	 
	Ref.: 201701774820
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a legislação, o salário-educação é uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública e que também pode ser aplicada na educação especial, desde que vinculada à educação básica. Diante disto, para quais são as aplicações do referido recurso?
		
	 
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede pública de ensino fundamental.
	
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede privada de ensino fundamental.
	
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede pública de ensino à distância.
	
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede privada de ensino escolar.
	
	Transporte escolar, construção, reforma e adequação de prédios escolares, capacitação de professores, aquisição de material didático-pedagógico e equipamentos para escolas da rede pública de ensino médio.
	
Explicação:
Deve ser empregado nas escolas da rede pública do ensino básico e não de escolas da rede privada.
	
	 
	Ref.: 201701161589
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quais são os contribuintes do salário-educação?
		
	
	As empresas filiadas a programas do Governo.
	 
	As empresas em geral e as entidades públicas e privadas vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social.
	
	Somente as autarquias e fundações.
	
	As empresas em geral e as entidades públicas e privadas vinculadas ao Regime Geral da Previdência Complementar.
	
	Somente as entidades públicas.
	
Explicação:
A responsabilidade de repassar os valores recolhidos do salário educação para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação cabe a previdência social.
	
	
	Ref.: 201701162845
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Atualmente o governo Federal possui o programa Minha Casa Minha Vida que Recursos Humanos podem incentivar, repassando para os empregados as regras desses financiamentos. Esse programa visa:
		
	
	Financiar integralmente a compra de material de construção.
	
	Construir moradias para trabalhadores que querem mudar para próximo da empresa.
	
	Construir moradias para trabalhadores recém contratados pelas empresas.
	 
	Construir moradias para famílias com renda de até 3 salários mínimos.
	
	Financiar moradias para trabalhadores com renda acima de 10 salários mínimos.
	
Explicação:
Lançado em abril de 2009 pelo governo federal o programa prioriza aqueles trabalhadores com renda de até 3 salários mínimos.
	
	 
	Ref.: 201701315915
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma alternativa utilizada por algumas empresas para ajudar na questão da moradia de alguns funcionários é a carta de fiança. Ela é dada como garantia nos casos de locação de imóveis. A carta é normalmente concedida para ocupantes de cargos-chave em condições de:
		
	
	Casamento entre empregados da própria organização, desde que os referidos empregados tenham mais de 3 anos na empresa;
	
	Financiamento de imóvel que, por algum motivo, ainda não foi liberado pela CEF (Caixa Econômica Federal) ou banco autorizado;
	 
	Calamidade; situação de desabamento ou inundações que tenham comprometidoa residência do empregado a ser beneficiado;
	
	Moradia no exterior. São casos em que a empresa transfere o empregado para atuar em outro país;
	 
	Transferência de empregado para outra região ou quando há contratação de um empregado vindo de outro município ou de outro estado.
	
Explicação:
Isso ocorre quando a empresa não estabelece no contrato de trabalho que o empregado pode ser transferido.
	
	 
	Ref.: 201701356948
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O benefício é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos empregados uma base para a satisfação de suas necessidades pessoais, conforme preconiza Chiavenato, Idalberto (2009). Em face desta premissa, quais são os benefícios relacionados à habitação dos trabalhadores?
		
	
	Assistência financeira para melhorias habitacionais, pagamento de aluguel comercial, financiamento habitacional, construção de moradias e carta de fiança.
	
	Assistência financeira para melhorias habitacionais, pagamento de aluguel residencial, financiamento habitacional, construção de moradias e carta de crédito.
	 
	Assistência financeira para melhorias habitacionais, pagamento de aluguel residencial, financiamento habitacional, construção de moradias e carta de fiança.
	
	Assistência financeira para melhorias habitacionais, pagamento de aluguel de casa de campo, financiamento habitacional, construção de moradias e carta de fiança.
	
	Assistência financeira para melhorias habitacionais, pagamento de aluguel residencial, financiamento habitacional, construção de flat services e carta de fiança.
	
Explicação:
Os benefícios mais comuns para os cargos de confiança são o pagamento de aluguel e a carta de fiança.
	
	 
	Ref.: 201701821559
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Uma das principais reivindicações do Movimento de Trabalhadores sem Teto é por um benefício muito importante para eles, e que também é uma condição de qualidade de vida, estamos nos referindo a:
		
	
	Vale Transporte.
	
	Auxilio Alimentação.
	
	Auxilio Refeição.
	 
	Habitação.
	
	Plano de Saúde.
	
Explicação:
É uma reivindicação não só desse movimento mas também de outros trabalhadores e que não são aplicados pelas empresas.
	
	 
	Ref.: 201701821548
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Um zelador de prédio e um caseiro de um sitio, tem em comum um determinado benefício, que quando não cobrarmos um valor por ele no contra cheque e em contrapartida não descontarmos esse mesmo valor poderemos ter a reivindicação quando de sua saída de integrar esse benefício aos salários, estamos nos referindo a qual dos benefícios abaixo:
		
	
	Plano de Saúde.
	
	Telefone.
	
	Alimentação.
	 
	Habitação.
	
	Vale transporte.
	
Explicação:
Esse benefício em questão passa a constar como salário utilidade e o valor mensal considerado como aluguel deve sofrer incidência de encargos sociais.
	
	 
	Ref.: 201701821562
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A empresa PROJETAR S.A. é uma construtora de casas populares que esta com obras em diversas regiões brasileiras. Ela contrata seus profissionais para que permaneçam nas obras até o término das mesmas, o prazo de execução de cada empreendimento é de 5 (cinco) anos, e os locais são sempre distantes dos grandes centros, sendo assim qual seria o benefício que facilitaria a contratação de bons profissionais para que pudessem ter um bom desempenho e dedicação plena ao trabalho.
		
	
	Plano de Saúde.
	 
	Habitação.
	
	Auxilio Alimentação.
	
	Auxilio Refeição.
	
	Vale transporte.
	
Explicação:
As empresas costumam oferecer esse benefício para os cargos de confiança. Os demais trabalhadores ficam em alojamentos.
	
	 
	Ref.: 201701726906
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A condição de residência é o sonho da maioria dos trabalhadores, mas as empresas sempre buscam soluções que sejam mais interessantes para todos, um dos benefícios mais utilizados em habitação é o aluguel de imóvel, a quem normalmente é dirigida esta condição?
		
	
	Nível médio.
	
	Apenas os chefes
	
	Nível operacional.
	
	Sócios da empresa.
	 
	Altos Executivos
	
Explicação:
Apesar da empresa pensar em todos o que vemos na realidade é que esse benefício é voltado mais para os cargos de confiança da organização.
	
	 
	Ref.: 201701163206
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa verdadeira para a indicação: É um benefício utilizado para ajudar, especialmente, empregados transferidos para outras localidades:
		
	
	Melhorias habitacionais.
	
	Financiamento habitacional.
	 
	Carta de Fiança.
	
	Construção de moradias.
	 
	Pagamento de aluguel residencial.
	
Explicação:
A carta de fiança é concedida em face da dificuldade do empregado conseguir um fiador.
	.: 201701137929
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Para que o benefício cesta de alimentos não se caracterize como salário a empresa deve?
		
	
	Ter uma tabela de desconto da participação do empregado aprovada pelo Sindicato;
	
	Fornecer o benefício em moeda corrente (dinheiro).
	
	Distribuir a Cesta somente aos empregados que optarem por esse benefício;
	
	Distribuir a cesta com produtos ¿in natura¿ e não por intermédio de vales ou cartões a serem utilizados em estabelecimentos de alimentação;
	 
	Fazer parte do PAT
	
Explicação:
A legislação assim define.  É necessário, portanto, que a empresa esteja inserida no programa de alimentação do trabalhador (PAT).
	
	 
	Ref.: 201701161868
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O benefício da alimentação tem o objetivo de garantir padrões adequados de alimentação que preservem a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores, contribuindo também para a produtividade da empresa. Esse tipo de benefício pode ser oferecido pela empresa em restaurantes/refeitórios próprios ou por serviços contratados, ou ainda, através de tíquetes, reembolso, cesta básica, cantinas e cooperativas de consumo. Quando o fornecimento da refeição é realizado no local de trabalho, a empresa deve se preocupar, EXCETO:
		
	 
	Ambiente que proporcione individualidade com o objetivo de valorizar o colaborador
	
	Padrões de higiene adequados e risco de contaminação das refeições
	
	Refeições balanceadas e cardápios adequados às atividades dos funcionários
	
	Alimentos diferenciados para funcionários em dieta, como refeições especiais, pratos light (sobre prescrição médica
	
	Condições de preparo, sabor e apresentação adequados.
	
Explicação:
As empresas oferecem restaurante ou refeitório para as refeições coletivas e não individuais.
	
	 
	Ref.: 201701916039
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quais são as 03 (três) principais formas de operacionalizar a Assistência à Alimentação do Trabalhador no local de trabalho?
		
	
	Cesta básica, refeitório próprio e refeitório terceirizado
	 
	Refeitório próprio, refeitório terceirizado e refeição transportada
	
	Cooperativa de consumo, vale alimentação e refeição transportada
	
	Vale alimentação, vale refeição e cantina
	
	Vale refeição, refeitório próprio e refeição transportada
	
Explicação:
Isso porque a alimentação fornecida ao trabalhador está disponível dentro da organização, pois o empregado não precisa sair da empresa para se alimentar.
	
	 
	Ref.: 201701162842
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O sistema de distribuição dos alimentos pode ser de dois tipos: sef-service ou refeição servida. Apesar de parecer estranho, o sistema self-service costuma ser o mais econômico para as empresas, poisos comensais consomem só o necessário. É desejável ficar atento à quantidade da proteína servida, considerando o alto impacto que a carne tem nos custos das refeições. Quando falamos em quantidade de proteína, estamos nos referindo a:
		
	
	Legumes servidos nas refeições.
	
	Quantidade total de refeições.
	
	Líquidos servidos nas refeições.
	
	Salada servida nas refeições.
	 
	Carne servida nas refeições.
	
Explicação:
A própria legislação do PAT determina a quantidade de proteínas para composição da refeição.
	
	 
	Ref.: 201701163031
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O fornecimento de alimentação aos funcionários garante que esses fiquem bem alimentados e com mais energia e disposição, para enfrentar as suas rotinas diárias. As empresas fornecem desjejum, almoço, lanche, jantar e ceia no local de trabalho. Quando a empresa fornece refeição no próprio local de trabalho, precisa observar algumas exigências quantos aos seus serviços. Elas seriam:
		
	
	Condições de preparo, nutricionista, cardiologista e refeições especiais para dieta.
	
	Refeições especiais para dieta, assentos, padrões de higiene e pratos vegetarianos para diretoria.
	
	Padrões de higiene, assentos, condições de tempo e refeições especiais para cargos gerenciais.
	 
	Refeições balanceadas, padrões de higiene, condições de preparo e refeições especiais para dieta.
	
	Refeições especiais para executivos, padrões de higiene, nutricionista e sanitarista.
	
Explicação:
Não são exigidos cardiologista, sanitarista, condições de tempo e pratos vegetarianos, refeições especiais para executivos, refeições especiais para cargos gerenciais e pratos vegetarianos para diretoria.
	
	 
	Ref.: 201701330184
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador foi criado em 1976, como parte do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, visando facilitar a alimentação dos trabalhadores e preocupando-se, essencialmente, em melhorar o aporte energético e proteico de suas dietas. Para Colares, Lucileia Granhen Tavares (2005) o objetivo central do PAT é melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da produtividade. Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir em relação as vantagens do citado benefício. I. Para o colaborador melhora as condições nutricionais e de qualidade de vida, aumenta a capacidade física e a resistência à fadiga e doenças e, também, reduz os riscos de acidentes de trabalho. II. Quanto a empresa aumenta a produtividade e a integração entre trabalhador e empresa, reduz o absenteísmo e a rotatividade, isenta de encargos sociais sobre o valor da alimentação fornecida e incentivo fiscal (dedução no imposto de renda devido). III. No que concerne ao governo ocasiona o aumento as despesas na área da saúde, aumenta a atividade econômica e gera bem-estar social.
		
	 
	I e II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I,II e III.
	
Explicação:
O item III não se enquadra, pois pelo contrário as refeições oferecidas pelas empresas certamente não ocasiona aumento das despesas na área de saúde.
	
	 
	Ref.: 201701158800
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A alimentação não é somente um benefício, mas se configura também como uma necessidade da própria organização. Para os trabalhadores de baixa renda significa:
		
	
	configura uma necessidade apenas para um grupo específico de classe de trabalhadores.
	 
	o aporte nutricional indispensável para assegurar a sua produtividade;
	
	não representa um benefício importante para o trabalhador.
	
	garante padrões que não preservem a saúde do trabalhador;
	
	não é importante aporte nutricional;
	
Explicação:
Com isso a empresa concede um benefício que atenda tanto o empregado quanto a organização.
	
	 
	Ref.: 201701158805
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Para inscrever-se no PAT - Programa de Alimentação do Trabalhador, a empresa deverá:
		
	
	encaminhar o formulário próprio para a Secretaria de Fazenda do seu Estado.
	
	encaminhar o formulário próprio para a Junta Comercial do seu Estado.
	
	encaminhar o formulário próprio para a Secretaria do Bem Estar da cidade onde está localizada.
	 
	encaminhar o formulário próprio para ao Ministério do Trabalho, conforme modelo oficial adquirido na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT.
	
	encaminhar o formulário próprio para a Secretária de Saúde do seu Estado.
	
Explicação:
Para cadastrar-se no PAT, a pessoa jurídica deve apresentar e registrar formulário junto ao ECT ou enviar via internet constante no "site" do MTE (www.mte.gov.br), mantendo o comprovante de postagem da agência ou o comprovante de adesão via internet. Estes documentos têm validade por prazo indeterminado. 
	821597
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Em uma definição mais simples poderíamos dizer que esse benefício funciona como uma extensão das atividades sociais promovidas pela área de RH:
		
	
	Atividades Lúdicas.
	 
	Grêmio.
	
	Hotel.
	
	Auxilio Refeição.
	
	Clube de Festas.
	
Explicação:
Isso porque o grêmio parte de organização, disciplina, planejamento, cumprimento de metas e controle, por essa razão ele se aproxima muito das atividades de RH.
	
	 
	Ref.: 201701712485
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Com o ritmo acelerado em que se vive atualmente e pressões vindas de diversas formas, é preciso que as empresas pensem em momentos de lazer para seus empregados. Seja dentro ou fora da organização, as pessoas precisam de recreação, higiene mental, além do próprio lazer. Quando uma empresa oferece benefícios relacionados ao lazer dos empregados, em geral ela tem outra vantagem que é a integração dos funcionários. Considerando benefícios de lazer vinculados ao objetivo de fazer a integração entre pessoas, pensando no coletivo, marque a única opção correta abaixo:
		
	
	Pagamento de ingresso de cinema, desconto em vídeo locadora.
	
	Aluguel de quadras de futebol, pagamento de ingresso individual ao teatro, comemoração dos aniversariantes do mês.
	
	Festas de comemoração da empresa, convênio com clubes de recreação, desconto em vídeolocadora.
	 
	Comemorações festivas por resultados, aluguel de sítios para festas, criação de grêmios.
	
	Festas de comemoração da empresa, ingressos individuais para shows exclusivos.
	
Explicação:
Pagamento individual ao teatro, desconto em videolocadoras, ingressos individuais para show exclusivos e pagamento de ingresso de cinema não tratam do coletivo.
	
	 
	Ref.: 201701163052
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Na American Online, provedora de Internet, com sede em Santo André, São Paulo, os funcionários fazem ginástica laboral diariamente e, duas vezes por semana, massagem relaxante. A empresa aluga uma quadra de futebol e um espaço para boliche. Mantém ainda na sede um barzinho para happy hour dos funcionários. Todo esse lazer promove:
		
	 
	Integração dos funcionários.
	
	Extensão do trabalho.
	
	Encontro com a alta direção.
	
	Receita para organização.
	
	Criação de outra empresa.
	
Explicação:
Esse tipo de benefício supletivo que além de fazer bem a saúde do empregado permite uma integração maior entre os funcionários de diversas áreas da organização.
	
	 
	Ref.: 201701821598
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Constituem um poder informal das empresas. Quando bem administrados, costumam revelar talentos de seus empregados, quanto à gestão financeira, bem como quanto à organização de suas agendassociais. Tais demonstrações podem expor o talento desses colaboradores à direção da empresa. Qual destes benefícios mais se enquadra nas condições apresentadas?
		
	
	Sindicato.
	
	Hotel.
	 
	Grêmio
	
	Clube de Festas.
	
	Espaço Social
	
Explicação:
O grêmio precisa de organização, disciplina, planejamento, cumprimento de metas e controle, por essa razão é necessário que pessoas mais talentosas venham gerenciar essa associação.
	
	 
	Ref.: 201701161890
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A empresa Easy Investimentos S/A atua na corretagem de ações no mercado financeiro. Sabe-se que esse é um segmento profissional muito estressante e que as pessoas que trabalham nessa área estão sujeitas a grandes pressões e remuneração atrelada ao próprio desempenho. No entanto, fatores exógenos à empresa também ajudam a aumentar ainda mais a insegurança do colaborador, tendo em vista a impossibilidade de controlá-los. Nesse contexto, a empresa realiza alguns concursos culturais e premia seus colaboradores com viagens, ingressos para shows de música, teatro, cinema, dias de folga entre outros benefícios, na tentativa de reduzir a sensação de pressão, aumentar a auto-estima e a qualidade de vida do colaborador. De acordo com o caso apresentado avalie as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta:
 
I - esse tipo de benefício é classificado quanto ao seu objetivo como planos recreativos que visam proporcionar ao empregado condições de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer construtivo.
II - de forma nenhuma, esse tipo de benefício deve ser estendido à família dos empregados, pois não existe nenhuma relação entre a motivação do colaborador, o relacionamento familiar e o ambiente de trabalho.
III - Promover a prática de esportes e de atividades de lazer são atividades simples e que complementam os benefícios recreativos. Essas atividades podem ser sistematizadas através da oferta de grêmios ou clubes, para os colaboradores. Tudo isso tende a surtir efeitos positivos nas pessoas.
		
	
	Apenas II está correta
	
	A afirmativa I está incorreta e II e III estão corretas
	 
	Apenas I e III estão corretas
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Todas afirmativas estão incorretas
	
Explicação:
Os planos recreativos também são estendidos a família dos empregado, principalmente aqueles voltados para o lazer em clubes e grêmios.
	
	 
	Ref.: 201701821596
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	As empresas muitas vezes oferecem um local, normalmente administrado pelos trabalhadores, em especial empresas de médio e grande porte, para que possam desfrutar de alguma atividade em seus horários de descanso, nessas instalações, as empresas oferecem campos de futebol, quadras de futebol de salão ou tênis, piscinas, churrasqueiras, salão de festas etc., qual das opções abaixo atende a estas condições desse benefício?
		
	
	Espaço Social
	 
	Grêmio.
	
	Hotel.
	
	Atividades Lúdicas.
	
	Clube de Festas.
	
Explicação:
Quando administrado pelos colaboradores só o gremio se enquadra nas atividades citadas no enunciado da questão, as demais são contratações esporádicas das empresas sem administração de seus colaboradores.
	
	 
	Ref.: 201701786540
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São planos de benefícios sociais recreativos, EXCETO:
		
	
	clube;
	
	excursões programadas.
	
	grêmio;
	
	música ambiente;
	 
	restaurante no local de trabalho;
	
Explicação:
Restaurante no local de trabalho não se enquadra em benefício social recreativo, mas sim supletivo.
	
	 
	Ref.: 201701780187
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Diante da crescente competitividade entre as organizações, tem sido comum o aumento ¿ paralelamente ¿ da oferta de benefícios aos colaboradores. Tem se observado as preferências das pessoas por momentos mais informais nas empresas e aí, benefícios relacionados ao lazer tem sido associados ao ambiente de trabalho. Isto é prática comum em empresas com uma moderna gestão de pessoas, como a empresa Google em suas filiais mundo afora. Indique a opção correta abaixo que trate de ambientes de trabalho mais informais contextualizados com o lazer:
		
	
	Festas de comemoração da empresa, sala de massagem, barzinho com bebidas alcólicas.
	 
	Comemorações por resultados, criação de grêmios, sala de diversão adulta.
	
	Shows exclusivos de grandes artistas, concursos de beleza da mulher, festival de pipocas.
	
	Pagamento de ingressos de cinema, descontos em clube de compras.
	 
	Mesa de sinuca, totó (pebolim), sala de jogos com videogames.
	
Explicação:
Certamente barzinho com bebidas alcóolicas, sala de diversão adulta, concurso de beleza e pagamento de ingressos a cinema não se enquadram no ambiente de trabalho.
	 
	Ref.: 201701158826
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Está exonerado da obrigatoriedade do Vale-Transporte o empregador:
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	que proporcionar, por meios próprios ou contratados, em veículos adequados ao transporte coletivo, somente o deslocamento residência-trabalho de seus trabalhadores.
	 
	que proporcionar, por meios próprios ou contratados, em veículos adequados ao transporte coletivo, o deslocamento residência-trabalho, e vice-versa, de seus trabalhadores.
	
	que paga o salário básico.
	
	que contribui com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
	
Explicação:
Isso se a empresa oferecer ao empregado transporte no local de sua residência ao trabalho e vice versa, sem necessidade  de utilização do transporte público.
	
	 
	Ref.: 201701780216
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O diretor de RH de uma empresa, localizada num grande centro urbano, precisa criar um benefício que ajude os executivos da empresa em relação ao transporte deles no trajeto casa-trabalho-casa a fim de evitar atrasos, problemas de mobilidade urbana e gerar, ao mesmo tempo, certo conforto no trajeto a eles. Qual das opções abaixo reflete o melhor benefício em relação ao transporte e considerando que é para o nível gerencial de uma grande organização?
		
	
	Pagar aluguel residencial em local próximo da empresa para que todos os gerentes venham trabalhar à pé
	
	Dar um carro super luxuoso para todos os gerentes
	
	Dar vale transporte aos gerentes
	 
	Oferecer carro de médio luxo em contrato de leasing pela empresa e com a opção futura de compra do carro por estes gerentes abaixo da tabela de mercado renovando a frota e mantendo um benefício diferenciado para eles
	
	Orientar que eles façam o trajeto de bicicleta, pois assim evitam trânsito
	
Explicação:
É o utilizado pelas grandes empresas com benefício aos seus executivos, até porque o mercado de determinadas atividades já o praticam.
	
	 
	Ref.: 201701780226
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Considerando que a estrutura de transportes públicos é precária e pensando numa solução plausível, o setor de RH de uma empresa precisa rever a questão do custo do trajeto residência-trabalho-residência de seus colaboradores. Após verificar o custo com Vale Transporte e o custo com fretamento de ônibus, decidiu que alugar ônibus seria mais viável do que a utilização de transporte público. Dentre as opções abaixo, que tratam de transporte coletivo subsidiado pela própria empresa através da locação de frota de ônibus, assinale a alternativa correta:
		
	
	Os ônibus fazem horário alternativo e viagens sem rota específica, o que ajuda na locomoção dos colaboradores, não importando tanto o horário de entrada deles na empresa.
	
	Nem todos os colaboradores viajam sentados, mas tem mais segurança do que num ônibus comum.
	
	Os horáriosserão cumpridos com mais tempestividade, porém a segurança não é tão diferente assim do que aquela quando se viaja em ônibus não fretados.
	
	Os colaboradores viajarão sentados, o trajeto será sempre o mesmo, afinal tem que se cumprir uma rota e não mudá-la exatamente feito os ônibus "comuns".
	 
	Os horários serão cumpridos com mais tempestividade, os colaboradores viajarão sentados e terão mais segurança por se tratar de coletivo onde só empregados embarcam.
	
Explicação:
A rota não é igual aos ônibus comuns. Há maior segurança para os colaboradores. Todos os colaboradores viajam sentados. O horário é rígido e com rota específica.
	
	 
	Ref.: 201701351833
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A empresa que concede o "transporte coletivo" fica desobrigada de fornecer o vale-transporte, desde que cubra integralmente o trajeto dos empregados. Estas duas frases separadas por DESDE QUE, elas:
		
	
	a primeira não é condicionante para a segunda
	 
	são verdadeiras pois a segunda é uma condição para a primeira.
	
	a primeira é verdadeira e a segunda é falsa
	
	são verdadeiras e a primeira não justifica a segunda
	
	ambas são falsas
	
Explicação:
Portanto, o trajeto residência empresa e vice versa deve ser coberto por esse transporte, não necessitando o empregado de utilizar transporte público.
	
	 
	Ref.: 201701713718
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considerando os problemas de mobilidade urbana e o fato de que o Brasil mais que dobrou sua frota de veículos na duas últimas décadas, qual dos benefícios abaixo seria mais interessante ser oferecido por uma empresa, sem deixar de considerar a responsabilidade social da organização e o atendimento da maioria dos empregados:
		
	
	Pagamento de Tickets de Estacionamento.
	
	Motorista Particular.
	
	Estacionamento Próprio.
	
	Aluguel de Carro.
	 
	Transporte Coletivo
	
Explicação:
Não procede o pagamento de tickets, estacionamento próprio, alugual de carro e motorista particular para maioria dos empregados.
	
	 
	Ref.: 201701797303
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	São características do vale-transporte:
I.  Não possui natureza salarial. 
II. Tem como beneficiários os trabalhadores em geral e os servidores públicos federais. 
III.Incorpora-se à remuneração. 
IV. É considerado para efeito de pagamento da gratificação de Natal. 
V. Não incide sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.  
 
Analise as alternativas acima e escolha uma das opções abaixo:
		
	
	Apenas as alternativas I, IV e V estão corretas
	
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as alternativas III e V estão corretas.
	 
	Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
	
Explicação:
Não se incorpora a remuneração e não é considerado para efeito de pagamento da gratificação de natal.
	
	 
	Ref.: 201701161851
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo Ricardo Luz (2011) embora seja bastante dispendioso, em função dos custos, algumas empresas concedem transporte coletivo próprio aos seus colaboradores pelo fato de ser importante em função do impacto nas contratações e na fixação dos seus funcionários. Assinale a alternativa que não representa uma vantagem desse benefício ao funcionário ou à empresa.
		
	
	A pontualidade é uma das grandes vantagens desse benefício, pois propiciam o maior controle no horário de entrada dos colaboradores.
	
	Com o transporte oferecido pelas empresas, muitos empregados só utilizam esse único meio de transporte, já que o trajeto desses veículos procuram atender bairros onde residem uma maior densidade de trabalhadores, além de só utilizarem ônibus.
	 
	As viagens até o trabalho em transporte coletivo fornecido pela empresa não proporcionam integração entre os passageiros (colaboradores)
	
	O transporte coletivo fornecido pela empresa representa maior segurança para os colaboradores quando comparado ao transporte público em relação a risco de assaltos, tão comum em grandes centros.
	
	Esse tipo de transporte proporciona maior conforto tendo em vista que sempre é respeitado a lotação máxima de passageiros, propiciando que todos possam se sentar adequadamente.
	
Explicação:
É a única oficial que não trata o transporte coletivo concedido pela empresa como forma, também, de integração entre os colaboradores.
	
	 
	Ref.: 201701774851
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Em função dos baixos de níveis de confiabilidade, comodidade e segurança do transporte público, direciona as empresas a conceder carros para ocupantes de cargos executivos. Por sua vez, além do carro, quais são os demais pagamentos que as empresas concedem e, também, qual é o percentual de compra com desconto sobre o valor do veículo no mercado, que faz parte desse benefício?
		
	
	IPVA, seguro, manutenção e combustível e a opção de compra com desconto de 15% sobre o valor do veículo no mercado.
	
	IPVA, seguro, manutenção e combustível e a opção de compra com desconto de 35% sobre o valor do veículo no mercado.
	
	IPVA, seguro, manutenção e combustível e a opção de compra com desconto de 45% sobre o valor do veículo no mercado.
	 
	IPVA, seguro, manutenção e combustível e a opção de compra com desconto de 25% sobre o valor do veículo no mercado.
	
	IPVA, seguro, manutenção e combustível e a opção de compra com desconto de 5% sobre o valor do veículo no mercado.
	
Explicação:
As empresas, no geral, oferecem desconto de 25% na opção de compra e não percentuais menores ou maiores que este.
	
	Ref.: 201701693566
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Uma pesquisa realizada pelo Hay Group, em 2007, envolvendo 113 empresas nacionais e multinacionais de diferentes setores, revelou que o auxílio-moradia, que em 2004 era oferecido aos funcionários em 10% das empresas pesquisadas, hoje atinge apenas 2%, e ainda assim é restrito aos Presidentes. Diante da pesquisa apresentada chegamos à conclusão que:
		
	
	O benefício cresceu 20% de 2004 para 2007.
	
	A queda do benefício em 2007 foi de 20%.
	
	O oferecimento desse benefício caiu 50%.
	
	O benefício cresceu 20% de 2004 para 2007.
	 
	O oferecimento desse benefício caiu 80%.
	
Explicação:
Se o auxilio correspondia a 10% das empresas pesquisadas e este percentual caiu para 2% houve uma queda de 80%.
10 X 0,8 (80%) = 8
10 - 8 = 2
	
	 
	Ref.: 201701766976
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	(CESGRANRIO/2012)O pacote de benefícios oferecidos pelas empresas faz parte da remuneração total do trabalhador. Esse pacote consiste em um instrumento utilizado pela organização para atrair e manter talentos. Porém, nem todos os benefícios concedidos aos empregados são espontâneos. A legislação trabalhista estabelece benefícios que serão, obrigatoriamente, concedidos ao trabalhador. Um dos benefícios estabelecidos pela legislação é a(o):
		
	
	Previdência privada
	 
	Repouso semanal remunerado
	
	Reembolso em cursos técnicos
	
	Seguro de vida em grupo
	
	Auxílio-funeral
	
Explicação:
Seguro de vida em grupo, auxílio funeral, reembolso em cursos técnicos e previdência privada não são obrigatórios e sim espontâneos. O Descanso Semanal Remunerado é determinado pela CLT.
	
	 
	Ref.: 201701163036
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Alguns feriados comemorados nas terças ou quintas-feiras fazem com que as empresas decidam compensar as segundas e as sextas-feiras, a fim de proporcionar ao trabalhador um descanso prolongado. Isso torna o trabalho mais:
		
	
	Cauteloso
	
	Desfavorável
	
	Cansativo
	
	Desorganizado
	 
	Produtivo

Continue navegando