Buscar

Método Científico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO 
Com o conceito de sustentabilidade em voga nos dias atuais, devido à degradação rápida e constante da natureza, e pretendendo evitar todo esse tipo de ação destrutiva, notou- se que era necessária a produção de uma energia mais limpa, energia essa que, o quanto mais aproximada do termo “ Renovável ”, melhor e mais favorável seria para a contribuição com o meio ambiente, pois não seria necessária a queima de combustíveis fósseis ou de alagamento de áreas florestadas para sua produção.
OBSERVAÇÃO
Com essa ideia, um grupo de estudantes da universidade Estácio de Sá percebeu o grande fluxo de pessoas que passavam pelas escadas do edifício do campus diariamente, logo, o fluxo de pessoas estaria relacionado com um fluxo de energia que era gerado por esse movimento de subir e descer escadas. 
O projeto sugerido para reaproveitar essa energia que era desperdiçada diariamente era de que se colocassem degraus que pudessem transformar a energia gerada pelas pisadas dos alunos nos degraus ( energia mecânica) em energia elétrica; suprindo parte da demanda de consumo das lâmpadas do campus.
FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE
A hipótese foi fundamentada no princípio da piezoeletricidade (eletricidade por pressão) que se trata da propriedade que certos cristais possuem de liberar elétrons proporcionalmente em resposta à pressão mecânica. Isso ocorre porque cristais piezoelétricos (ex: Sulfureto de Zinco) possuem átomos eletricamente neutros em seu interior que não estão simetricamente arranjados, suas cargas elétricas são perfeitamente balanceadas, uma carga positiva cancela uma carga negativa na sua proximidade, ou seja, os momentos de dipolos elétricos se cancelam.
 Assim, se uma pressão mecânica for realizada em um cristal piezoelétrico, ocorrerá uma deformação na sua estrutura, fazendo com que alguns átomos fiquem mais próximos e outros mais distantes. Desta forma, perturbando o balanço entre as carga positivas e negativas, criando uma diferença de potencial, com cargas negativas e positivas em lados opostos da face do cristal.

Outros materiais