Buscar

Av. Parcial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201806361461)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) se estabeleceu em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I), que aconteceu em Vancouver, Canadá, em 1976. Assinale a opção correta a respeito do desenvolvimento de projetos urbanos de assentamentos humanos sustentáveis, de acordo com a Agenda Habitat II, em 1996.
		
	
	A atuação conjunta de países e atores de organizações públicas, privadas, voluntárias e comunitárias compromete o gerenciamento e o desenvolvimento dos assentamentos humanos sustentáveis, devido à interferência de diferentes agentes nos processos decisórios.
	
	A diversificação espacial, por meio do uso misto de atividades, como serviços e moradias, compromete a gestão de assentamentos humanos sustentáveis em razão da multiplicidade de demandas relacionadas à infraestrutura urbana.
	
	Em cidades consolidadas, a preservação de patrimônios históricos, sobretudo aqueles sob a proteção da convenção da UNESCO, impede o desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
	
	Os assentamentos humanos equitativos comprometem as classes sociais de baixa renda, devido ao fato de não oferecer igualdade de oportunidades para o desenvolvimento social dos membros dessa camada da sociedade.
	
	De acordo com o referido documento, deve-se garantir e viabilizar a participação feminina nas discussões sobre políticas urbanas voltadas ao planejamento e ao desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806452594)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	 
Em 1983, a ONU criou a Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento (WCED) onde foi adotado e definido o conceito de desenvolvimento sustentável como "aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades". (WCED, 1996). Ficou determinado que para praticar o desenvolvimento sustentável era necessário atuar de forma equilibrada e avaliar a sustentabilidade em três dimensões, assinale a alternativa que não é correta:
		
	
	Econômica, Social e Fundamental.
	
	Social, Econômica e Financeira
	
	Ambiental, Social e Fundiária.
	
	Ambiental, Social e Econômica
	
	Fundamental, Financeira e Social
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806360959)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O projeto de um edifício inteligente pode ser considerado como: 
		
	
	um projeto que utiliza sistemas de automação predial e que nem sempre pode ser considerado como sustentável.
	
	um projeto de arquitetura sustentável.  
	
	um projeto que utiliza tecnologia para se tornar sustentável.
	
	um projeto com redução de consumo de energia e, consequentemente, sustentável.
	
	um projeto que envolve energia solar, energia eólica e redução do consumo de recursos naturais. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806360968)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A problemática urbana foi abordada no Relatório Brundtland dando destaque a alguns temas, exceto:
		
	
	Poluição e contaminação ocasionadas pelas atividades humanas, relacionadas principalmente ao uso do automóvel e a queima de combustíveis fosseis. 
	
	Legalização dos assentamentos informais nas grandes cidades melhorando a qualidade de vida das pessoas.
	
	Incoerência entre a limitação de recursos energéticos com as matrizes de transporte urbano adotadas.
	
	Especulação imobiliária ocasionando perdas e desperdícios pela substituição do espaço edificado, muitas vezes em condições de habitabilidade.
	
	Destruição do habitat e das paisagens naturais ocasionadas pela expansão urbana. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806435901)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Observe atentamente o texto a seguir e indique a afirmativa correta.
O documento Cidades Sustentáveis da Agenda 21 Brasileira elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com diversos atores do governo e da sociedade civil, reuniu os debates em torno dos subsídios para elaboração da Agenda 21 Brasileira no que concerne à incorporação da dimensão ambiental nas políticas urbanas vigentes.
Por intermédio das agendas 21 locais, as municipalidades devem estabelecer seus planos de ação para cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente definiu um série de premissas e estratégias, por meio do projeto formulação e implementação de políticas públicas compatíveis com os princípios do desenvolvimento sustentável definidos na Agenda 21, visando orientar as ações nas diversas escalas governamentais, onde se destaca o foco na ação local, que significa: (ROMERO, 2001)
		
	
	Desenvolver a cidadania ativa e aperfeiçoar instituições ou criá-las com um desenho que estimule a vida democrática no país.
	
	Tornar a utopia das cidades sustentáveis concreta, isto é, ir além de estratégias mitigadoras, equilibrando a inovação com a valorização das práticas urbanas existentes que apresentem componentes de sustentabilidade.
	
	Fortalecimento dos municípios com a descentralização das instâncias decisórias e de serviços, e incentivo da gestão comunitária. Com isso, a sociedade assume suas próprias decisões no que se refere ao desenvolvimento de um modo geral, à melhoria da qualidade de vida urbana e à preservação do meio ambiente.
	
	Reestruturação dos sistemas de gestão, de forma a viabilizar o planejamento intersetorial e os programas conjuntos em diversas escalas. Flexibilização de mecanismos para favorecer a participação, propiciando aporte de recursos técnicos e financeiros (do mercado, setor público não governamental, comunitário) e ampliando a responsabilidade ecológica da sociedade.
	
	Desenvolver os diversos setores da sociedade, para gerar mais empregos, produtividade, renda aos mais pobres, qualidade de vida nas cidades etc., dentro do compromisso de reduzir a contaminação, os danos ambientais, a pobreza e as desigualdades.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201806360969)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	O Ministério do Meio Ambiente definiu uma série de premissas e estratégias, através do projeto Formulação e Implementação de políticas públicas compatíveis com os princípios do Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 21, visando orientar as ações nas diversas escalas governamentais, exceto:
		
	
	Gerar incentivos fiscais para o uso de energia alternativa nas residências nos países desenvolvidos.
	
	Desenvolver dinâmicas de promoção social que combinem com dinâmicas de redução dos impactos ambientais no processo urbano. 
	
	Desenvolver a cidadania ativa e o de aperfeiçoar instituições e/ou criá-las com um desenho que estimule a vida democrática no país.
	
	Tornar a utopia das Cidades Sustentáveis concreta, isto é, ir além de estratégias mitigadoras, equilibrando a inovação com a valorização das práticas urbanas existentes que apresentem componentes de sustentabilidade.
	
	Flexibilizar mecanismos de gestão para favorecer a participação, propiciando aporte de recursos técnicos e financeiros, e ampliando a responsabilidade ecológica da sociedade.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201806435829)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Tomando por base o contexto a seguir assinale a afirmativa correta. 
O contexto atual mundial é realmente uma catástrofe quando nos referimos ao meio ambiente. Vemos por todo lado muita poluição advinda da emissão de gás carbônico na atmosfera, escutamos muito sobre desmatamento e todos somos grandes geradores de resíduos. Porém, ao ver tudo isso, nós tomamos uma atitude de mudança? Fazemos diferente ou estamos apenas apontando o erro dos outros sendo que fazemos igual? Tomando por base o contexto apresentado assinale a afirmativa correta. Uma prática que vem ganhando o mercado e a mídia é o Marketing Verde:
 
		
	
	Gera uma boa imagem peranteos futuros clientes.
 
	
	Atividade cuja intenção é fazer com que, aquilo entregue ao consumidor, tenha o mínimo de impacto negativo no meio ambiente.
 
	
	Atividade cuja intenção é fazer com que, aquilo entregue ao consumidor, tenha um razoável impacto negativo no meio ambiente.
 
	
	Gera uma imagem razoável perante os atuais clientes.
 
	
	Conquista novos clientes sem necessariamente trazer benefícios para quem o implementa.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201806435835)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Tendo em vista o contexto a seguir assinale a afirmativa correta.
O processo de transição das corporações para a adoção de uma postura socioambiental responsável manifestou-se a partir do desejo de fortalecimento da marca, da imagem, da necessidade de fidelizar os clientes, de atrair investidores e até mesmo de obter concessões de dedução fiscais. (MELO NETO e FRÓES, 1999). Com a emergência de distintos paradigmas mercadológicos, se torna necessário o desenvolvimento de novos conceitos de marketing. 
 
		
	
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing interno, marketing integrado e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing sustentável, marketing interno, marketing integrado e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing verde, marketing integrado e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing verde, marketing sustentável e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	
	O marketing ecológico é definido por Philip Kotler (2011b, p. 700) como uma espécie de combinação entre o marketing de relacionamento, marketing interno, marketing sustentável e o marketing socialmente responsável para criação de valor. 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201806435868)
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	Tomando por base o contexto a seguir indique a afirmativa correta.
O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento. Para cada tipologia, o GBC oferece um referencial técnico (manual) contendo as categorias de avaliação na forma de um checklist que possibilita identificar as estratégias projetuais sustentáveis utilizadas na edificação ou no bairro . A partir das categorias atendidas, é possível verificar a quantidade de pontos obtidos nas áreas analisadas. Entre os critérios de avaliação temos o Regional Priority Credits - créditos de prioridade regional. 
		
	
	Estes são pontos que variam de conforme a região, pois consideram diferenças ambientais, sociais e econômicas de cada local.
	
	É o grupo de critérios que preza pela a qualidade ambiental interna do ar, principalmente naqueles ambientes onde as pessoas permanecem por longos períodos.
	
	Novas iniciativas, no campo de desenvolvimento sustentável e green building, podem receber créditos por este critério, mesmo se não forem citadas pelos documentos do LEED.
	
	Neste grupo, a utilização de materiais de baixo impacto ambiental e redução da geração de resíduos são incentivados.
	
	Valoriza iniciativas para o uso eficiente e racional da água, com foco na redução do consumo de água potável.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201806435844)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Considere o texto a seguir para indicar a afirmativa correta.
A certificação internacional LEED possui sete dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas com pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que, quando atendidas, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina. O LEED tem quatro tipologias que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento, são elas: 
		
	
	Inovação e processos, materiais e recursos, design de interiores e edifícios inteligentes.
	
	Materiais e recursos, design de interiores, edifícios existentes e inovação e processos.
	
	Inovação e processos, novas tecnologias, design de interiores e bairros.
	
	Novas tecnologias, design de interiores, edifícios existentes e bairros.
	
	Novas tecnologias, design de interiores, edifícios existentes e materiais e recursos.

Outros materiais