Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 2017.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201502061526)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(Questão 01 - Exame 114 Tipo 1 - OAB-SP) - São objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
		
	
	 
a prevalência dos direitos humanos, a redução das desigualdades regionais e a garantia do desenvolvimento nacional.
	 
	 
prevalência dos direitos humanos, a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades regionais.
	 
	 
a garantia do desenvolvimento nacional, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a erradicação da pobreza.
	
	 
a garantia do desenvolvimento nacional, a prevalência dos direitos humanos e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502061360)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Afirma-se que a Constituição:
		
	
	É histórica, quando possui uma parte rígida e outra flexível, podendo a segunda ser alterada pelo mesmo processo através do qual são alteradas as leis ordinárias.
	
	É escrita, quando não admite reforma.
	 
	É promulgada, quando decorre de órgão constituinte composto de representantes do povo, eleitos com a finalidade de elaborá-la.
	
	É rígida, quando contempla, apenas, normas materialmente constitucionais.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502061444)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(Questão 35 - Exame 15 - OAB-RJ) - Identifique, dentre as hipóteses abaixo, a alternativa verdadeira:
		
	
	A recepção, como fenômeno da norma legal no tempo, corresponde à restauração de vigência de lei revogada, pela perda de vigência da lei revogadora;
	
	A norma contida no art. 5°, inciso XIII, da Constituição da República Federativa do Brasil em vigor, enunciando que ¿livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer", constitui exemplo, segundo a classificação de José Afonso da Silva, de norma constitucional de eficácia limitada.
	 
	A rigidez constitucional, identificada nas Constituições escritas, está apoiada na ideia da imutabibilidade do Texto Fundamental por processo ordinário de elaboração legislativa;
	
	O Poder Constituinte originário deferido aos Estados Federados, de sorte a que se auto-organizem, é inicial, permanente, ilimitado e incondicionado;
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502132265)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	ENADE 2009
A tendência à concentração regional da renda é um fenômeno observado universalmente, sendo amplamente conhecidos os casos da Itália, da França e dos EUA. Uma vez iniciado esse processo, sua reversão espontânea é praticamente impossível. Em um país da extensão geográfica do Brasil, é de se esperar que tal processo tenda a prolongar-se extremamente. FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
 A análise econômica de Celso Furtado permite compreender alguns dos fenômenos políticos presentes na formação do Brasil. Com base no pressuposto de uma concentração regional da renda, é possível afirmar que a Constituição de 1988 estabeleceu diretrizes para uma atuação do Estado que reduza as desigualdades entre os diferentes estados brasileiros, tendo em vista que
		
	
	compete à União e aos Estados estabelecer normas de direito econômico e societário, impedindo que cada ente federativo possa buscar o seu desenvolvimento econômico específico por meio de condições que reduzam a concorrência empresarial.
	 
	constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais, e compete à União elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.
	
	o constituinte vedou ao Tribunal de Contas da União suspender gastos que possam causar danos às economias das regiões mais ricas, com vistas a permitir uma atuação administrativa que privilegie a redução das desigualdades.
	
	instituiu um Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza como instrumento de direito econômico regional, concedendo recursos aos entes federativos para a construção de hospitais, escolas, postos de saúde e estádios.
	 
	a reforma administrativa estabelecida pela Emenda Constitucional 19, de 1998, reorientou a atuação do governo federal, para permitir o combate à pobreza e às desigualdades regionais por meio da centralização da atividade burocrática.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502061429)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	 
(Questão 35  Exame 06 - OAB-RJ)
A doutrina tradicional conceitua Constituição, em sentido jurídico, como sendo "o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, ao estabelecimento dos seus órgãos, aos limites de sua ação". Pode-se deduzir, deste enunciado, que é correta a afirmativa:
		
	
	A Constituição escrita do Estado é integrada, apenas, por normas materialmente constitucionais.
	
	As disposições que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de cláusulas pétreas ou núcleo irreformável da Constituição;
	
	As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituição formal do Estado;
	 
	Todas as regras, cuja matéria estiver nesse rol, são constitucionais e formam a denominada Constituição material do Estado;
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201502061437)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	 
(Questão 90 - Exame 30 - OAB-RJ) - O Artigo 170 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, traça os princípios da Ordem Econômica, caracterizados em alguns aspectos pela noção de Estado Mínimo, não intervencionista, o que é fruto do Estado Liberal. A partir da análise do artigo mencionado, podemos afirmar que a Constituição de 1988 pode ser classificada quanto ao critério ideológico, como:
		
	
	Semântica, porque o processo político não é conformado pela ordem constitucional, de sorte que não há consonância entre as normas constitucionais e a realidade política;
	 
	Compromissória, porque o texto constitucional é dialético, sem predomínio absoluto de uma única tendência política, buscando um equilíbrio entre os interesses do capital e do trabalho.
	
	Ortodoxa, porque é formada por uma ideologia, tal como ocorreu com a Constituição soviética;
	
	Sintética, porque estabelece de forma concisa a estrutura fundamental do Estado e sociedade, pelo instrumento de normas materialmente constitucionais, mormente quanto à ideologia do Estado Liberal;
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201502061374)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	AS CONSTITUIÇÕES PODEM SER CLASSIFICADAS, SEGUNDO A DOUTRINA, EM:
		
	
	flexíveis: as que podem ser reformadas mediante processo de emendas à Constituição exercido pelo Poder Constituinte derivado;
	
	flexíveis: as que permitem alteração pelo intérprete de suas normas, por não terem caráter dogmático, sendo desnecessária ruptura constitucional.
	
	rígidas: aquelas que somente podem ser modificadas mediante plebiscito ou por Assembleia Constituinte eleita para tal fim;
	 
	rígidas: aquelas que somente podem ser modificadas por meio de processo distinto do de elaboração de leis ordinárias, realizado pelo Poder Constituinte derivado com as limitações estabelecidas no próprio texto da Constituição;
	
	
	
	
		
	 8a Questão (Ref.: 201502061439)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	 
(Questão 01 - Exame 117 - Tipo 1 - OAB-SP) Constituição rígida é a que:
		
	
	 
tem um núcleo imodificável e outro núcleo que pode ser alterado da mesma forma exigida para a elaboração das outras espécies normativas.
	 
	 
possui regras que podem ser alteradas pelo
processo legislativo ordinário e outras regras que apenas podem ser modificadas através de processo legislativo especial.
	 
	 
pode ser alterada por um processo legislativo mais solene e complexo que o exigido para a edição das outras espécies normativas.
	
	 
não admite qualquer tipo de alteração
	
	
	
	
		
	 1a Questão (Ref.: 201502672461)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme a doutrina dominante, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é classificada como:
		
	 
	formal, escrita, promulgada e rígida.
	
	Material, escrita, outorgada e semirrígida.
	
	formal, escrita, outorgada e rígida.
	
	Formal, escrita, promulgada e flexível.
	
	material, escrita, promulgada e imutável.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502773028)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA. O Poder Constituinte Originário distingue-se do Poder Instituído, porque o primeiro é:
		
	
	Político que antecede o estado
	 
	todas as alternativas anteriores estão corretas
	
	Essencialmente soberano
	 
	Autônomo
	
	incondicionado
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502780199)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à classificação das constituições, aos direitos e garantias fundamentais e à organização político-administrativa, julgue os itens a seguir. I. Constituição não escrita é aquela que não é reunida em um documento único e solene, sendo composta de costumes, jurisprudência e instrumentos escritos e dispersos, inclusive no tempo; II. A Constituição, elaborada por representantes legítimos do povo, é exemplo de constituição outorgada; III. De acordo com a classificação de José Afonso da Silva, as normas constitucionais podem ser classificadas, quanto à eficácia e à aplicabilidade, em normas de eficácia plena, normas de eficácia contida e normas de eficácia absoluta.
		
	 
	Apenas a afirmação I e III está correta;
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	 
	Apenas a afirmação I está correta;
	 
	Apenas a afirmação III está correta;
	 
	Apenas a afirmação II está correta;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502676146)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB - ADPATADA) A doutrina tradicional conceitua Constituição, em sentido jurídico, como sendo "o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, ao estabelecimento dos seus órgãos, aos limites de sua ação". Pode-se deduzir, deste enunciado, que é correta a afirmativa:
		
	
	A Constituição escrita do Estado é integrada, apenas, por normas materialmente constitucionais
	 
	Todas as regras, cuja matéria estiver nesse rol, são constitucionais e formam a denominada Constituição material do Estado
	
	As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituição formal do Estado
	
	As disposições que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de cláusulas pétreas ou núcleo irreformável da Constituição
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502722480)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São formas de expressão do Poder constituinte originário:
		
	 
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, da revolução, da outorga e bonapartista;
	
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, de outorga, analógico e bonapartista;
	
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, da revolução, difuso e dedutivo;
	 
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, da Revolução, da outorga da integração constitucional;
	
	o método da Convenção ou Assembléia Nacional Constituinte, direto e indutivo.
		
	
	
	 
	
		
	 1a Questão (Ref.: 201502061433)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	 
(Questão 40 - Exame 10 - OAB-RJ) - Vários Deputados, em número constitucional suficiente, apresentam à Câmara dos Deputados projeto de Emenda Constitucional, propondo transformar o Estado Federal Brasileiro, em estado unitário.
		
	
	 
Tal proposição necessitaria da participação conjunta de Deputados e Senadores
	
	 
A proposição pode ser aprovada ou rejeitada, segundo a vontade dos legisladores
	 
	 
Não pode ser objeto de deliberação por expressa disposição constitucional
	 
	 
Tal medida só pode ser proposta pelas Assembleias Legislativas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502223122)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2012
A noção de Constituições rígidas é decorrência dos movimentos constitucionalistas modernos, surgidos principalmente a partir de meados do século XVII. Conquanto estivesse entre os objetivos desses movimentos idealizar nova forma de ordenação, fundamentação e limitação do poder político por meio de documento escrito, tornou-se necessária a distinção entre poder constituinte e poderes constituídos. Considerando-se o disposto na Constituição Federal de 1988, seria constitucional lei que
I. permitisse a contratação de promotor de justiça, sem concurso público, mediante livre escolha do procurador-geral de justiça.
II. obrigasse membros de associações a permanecerem associados por vinte anos.
III. proibisse o anonimato em reclamações encaminhadas a qualquer ente da Administração Pública Direta e Indireta. É correto o que se afirma em
		
	
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	 
	III, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502061366)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
		
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia limitada de princípio institutivo, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502061429)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 35  Exame 06 - OAB-RJ)
A doutrina tradicional conceitua Constituição, em sentido jurídico, como sendo "o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, ao estabelecimento dos seus órgãos, aos limites de sua ação". Pode-se deduzir, deste enunciado, que é correta a afirmativa:
		
	
	As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituição formal do Estado;
	
	As disposições que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de cláusulas pétreas ou núcleo irreformável da Constituição;
	
	A Constituição escrita do Estado é integrada, apenas, por normas materialmente constitucionais.
	 
	Todas as regras, cuja matéria estiver nesse rol, são constitucionais e formam a denominada Constituição material do Estado;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502061356)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta:
		
	
	Segundo a jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal, o princípio do direito adquirido afirma-se inclusive em face de alteração introduzida mediante Emenda Constitucional.
	
	A aplicação da lei que amplia os prazos de prescrição aquisitiva ou extintiva às situações em curso viola o princípio do ato jurídico perfeito.
	
	As leis de ordem pública aplicam-se de imediato, independentemente da proteção
ao ato jurídico perfeito e ao direito adquirido.
	
	No direito constitucional brasileiro, o princípio do direito adquirido protege contra mudança das situações estatutárias ou dos regimes jurídicos.
	 
	A tentativa de alteração, mediante lei, de situação jurídica submetida a termo ou a condição insuscetível de ser modificada a arbítrio de outrem atenta contra o princípio constitucional do direito adquirido.
		
	
	
	 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201502061433)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	 
(Questão 40 - Exame 10 - OAB-RJ) - Vários Deputados, em número constitucional suficiente, apresentam à Câmara dos Deputados projeto de Emenda Constitucional, propondo transformar o Estado Federal Brasileiro, em estado unitário.
		
	
	 
Tal proposição necessitaria da participação conjunta de Deputados e Senadores
	
	 
A proposição pode ser aprovada ou rejeitada, segundo a vontade dos legisladores
	 
	 
Não pode ser objeto de deliberação por expressa disposição constitucional
	 
	 
Tal medida só pode ser proposta pelas Assembleias Legislativas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502223122)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	ENADE 2012
A noção de Constituições rígidas é decorrência dos movimentos constitucionalistas modernos, surgidos principalmente a partir de meados do século XVII. Conquanto estivesse entre os objetivos desses movimentos idealizar nova forma de ordenação, fundamentação e limitação do poder político por meio de documento escrito, tornou-se necessária a distinção entre poder constituinte e poderes constituídos. Considerando-se o disposto na Constituição Federal de 1988, seria constitucional lei que
I. permitisse a contratação de promotor de justiça, sem concurso público, mediante livre escolha do procurador-geral de justiça.
II. obrigasse membros de associações a permanecerem associados por vinte anos.
III. proibisse o anonimato em reclamações encaminhadas a qualquer ente da Administração Pública Direta e Indireta. É correto o que se afirma em
		
	
	I, II e III.
	
	I, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	 
	III, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502061366)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
		
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia limitada de princípio institutivo, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502061429)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(Questão 35  Exame 06 - OAB-RJ)
A doutrina tradicional conceitua Constituição, em sentido jurídico, como sendo "o conjunto de regras concernentes à forma do Estado, à forma do governo, ao modo de aquisição e exercício do poder, ao estabelecimento dos seus órgãos, aos limites de sua ação". Pode-se deduzir, deste enunciado, que é correta a afirmativa:
		
	
	As regras que cogitam desses elementos integram a denominada Constituição formal do Estado;
	
	As disposições que tratam desses elementos perfazem o que se denomina de cláusulas pétreas ou núcleo irreformável da Constituição;
	
	A Constituição escrita do Estado é integrada, apenas, por normas materialmente constitucionais.
	 
	Todas as regras, cuja matéria estiver nesse rol, são constitucionais e formam a denominada Constituição material do Estado;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502061356)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta:
		
	
	Segundo a jurisprudência pacífica do Supremo Tribunal Federal, o princípio do direito adquirido afirma-se inclusive em face de alteração introduzida mediante Emenda Constitucional.
	
	A aplicação da lei que amplia os prazos de prescrição aquisitiva ou extintiva às situações em curso viola o princípio do ato jurídico perfeito.
	
	As leis de ordem pública aplicam-se de imediato, independentemente da proteção ao ato jurídico perfeito e ao direito adquirido.
	
	No direito constitucional brasileiro, o princípio do direito adquirido protege contra mudança das situações estatutárias ou dos regimes jurídicos.
	 
	A tentativa de alteração, mediante lei, de situação jurídica submetida a termo ou a condição insuscetível de ser modificada a arbítrio de outrem atenta contra o princípio constitucional do direito adquirido.
		
	
	
		
	 1a Questão (Ref.: 201502061435)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 10 - Exame 128 - Tipo 1 - OAB-SP) - A razoável duração do processo judicial:
		
	
	é direito consagrado na Constituição Federal, mas pode ser suprimido por Emenda à Constituição.
	 
	é direito consagrado na Constituição Federal e não pode ser suprimido por Emenda à Constituição.
	
	é direito consagrado na Constituição Federal, mas pode ser suprimido por tratado internacional, desde que aprovado, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
	
	não é direito consagrado na Constituição Federal
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502630174)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nova Constituição da Tunísia entra em vigor Segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 18:58 BRST Por Tarek Amara TÚNIS, 27 Jan (Reuters) - A Tunísia adotou nesta segunda-feira uma nova Constituição, num grande passo rumo à democracia no país que deu início às revoluções da Primavera Árabe e conseguiu de modo geral evitar o caos e a violência que agora assola nações vizinhas cujas revoltas inspirou. Depois de anos sob o governo do autocrata Zine el-Abidine Ben Ali, a Carta da Tunísia tem sido elogiada como uma das mais progressistas do mundo árabe, pois designa o islamismo como religião do Estado ao mesmo tempo em que protege a liberdade de crença e a igualdade entre os sexos. O Parlamento irrompeu em festa depois da assinatura oficial da Constituição aprovada no sábado à noite pelos parlamentares, encerrando assim meses de impasse que ameaçavam prejudicar a transição no país. "Este é um dia excepcional para a Tunísia, onde nós celebramos a vitória sobre a ditadura. O governo e a oposição venceram, a Tunísia venceu", declarou o presidente Moncef Marzouki ao Parlamento depois de sancionar a Constituição. O firme progresso do pequeno país do norte da África contrasta profundamente com a turbulência na Líbia e Egito, cujas populações seguiram a Tunísia e derrubaram seus líderes autocratas em 2011. O mercado de ações da Tunísia teve alta de 1,7 por cento nesta segunda-feira, em um sinal de confiança do investidor na estabilidade do país, com a Constituição em vigor e a formação de um novo governo interino que conduzirá o país até as eleições. (Fonte:http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPEA0S4EM20140127), Acesso em 08 de Abril de 2014, às 13:46). Observe as seguintes frases, todas a respeito do texto anterior: I. Se a Constituição da Tunísia foi aprovada pelo voto popular, ela é classificada como promulgada; II. A leitura apenas do segundo parágrafo do texto deixa a impressão que a Constituição foi outorgada;
		
	
	As frases I e II se relacionam, e a frase I justifica a frase II.
	
	A frase II, dentro de todo contexto, resume toda informação deixada pelo texto.
	
	NDA.
	
	As frases I e
II não se relacionam apesar da frase I justificar a frase II.
	 
	As frases I e II se relacionam, mas a frase I não justifica a frase II.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502609571)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Deise pretende ter acesso a informações pertinentes à atividade estatal que estão em poder de específico órgão público, aduzindo que todos os dados de interesse coletivo ou geral devem ser públicos. Nos termos da Constituição Federal, o direito de acesso às informações estatais
		
	 
	tem, como limite, o sigilo imprescindível à segurança do Estado.
	
	está limitado aos dados constantes nos sítios de informações estatais.
	
	depende de autorização excepcional do Executivo.
	
	é absoluto, em decorrência da publicidade dos atos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502722779)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Magna Carta Inglesa, editada em 1215, evidenciou que nenhuma pessoa estaria acima da lei, assegurando, expressamente, em seu § 39, com as alterações da Carta de 1225, como regra absoluta a ser observada, o devido processo legal, ao dispor que - "nenhum homem livre será detido ou sujeito a prisão, ou privado dos seus direitos ou seus bens, ou declarado fora da lei, ou exilado, ou reduzido em seu status de qualquer outra forma, nem procederemos nem mandaremos proceder contra ele senão mediante um julgamento legal pelos seus pares ou pelo costume da terra". A noção embrionária de devido processo legal, portanto, surgiu no cenário histórico acima apontado, confirmando que ninguém perderá a vida ou a liberdade, bem como o próprio patrimônio, salvo quando houver um julgamento justo, realizado por seus pares, de acordo com a lei da terra (SILVEIRA, Paulo Fernando. Devido processo legal ¿ Due process of Law. Belo Horizonte: Del Rey, 1996, cit. p. 15). Observa-se, nesse sentido, que a Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso LIV, expressamente declarou que "ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal". Com base no texto acima apontado, observa-se que o devido processo legal terá natureza jurídica de:
		
	
	Fundamento da República Federativa do Brasil.
	
	Objetivo Fundamental.
	
	Garantia Institucional.
	 
	Direito Fundamental.
	 
	Garantia Fundamental.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502061667)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
40º EXAME DE ORDEM CESPE/UnB 2009.3 CADERNO BRANCO, QUESTÃO 15/SEMANA 1
De acordo com a classificação das constituições, denomina-se dogmática a constituição que
		
	 
	 
é elaborada, necessariamente, por um órgão com atribuições constituintes e, somente existindo na forma escrita, sistematiza as ideias fundamentais contemporâneas da teoria política e do direito.
	
	 
sistematiza os dogmas sedimentados pelos costumes sociais e, também conhecida como costumeira, é modificável por normas de hierarquia infraconstitucional, dada a rápida evolução da sociedade.
	
	 
somente pode ser alterada mediante decisão do poder constituinte derivado, sendo também conhecida como histórica.
	
	 
contém uma parte rígida e outra flexível e sistematiza os dogmas aceitos pelo direito positivo internacional.
		
	
	
	 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201502892779)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São privativos de brasileiro nato os cargos:
		
	
	I - Presidente e Vice-Presidente da República;II - Deputados Federais ;III - de Presidente do Senado Federal;IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
	
	I - Vice-Presidente da República;II - de Presidente da Câmara dos Deputados;III - de Presidente do Senado Federal;IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
	
	I - de Presidente e Vice-Presidente da República;II - de Presidente da Câmara dos Deputados;III de Senador Federal;IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
	
	I - de Presidente e Vice-Presidente da República;II - de Presidente da Câmara dos Deputados;III - de Presidente do Senado Federal;IV - de Ministro do Superior Tribunal de Justiça;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
	 
	I - de Presidente e Vice-Presidente da República;II - de Presidente da Câmara dos Deputados;III - de Presidente do Senado Federal;IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;V - da carreira diplomática;VI - de oficial das Forças Armadas.VII - de Ministro de Estado da Defesa
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502061681)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	37º EXAME DE ORDEM
 A respeito da entrada em vigor de uma nova ordem constitucional, assinale a opção correta.
		
	
	 
Na CF, foi adotada a vacatio constitutionis (vacância da Constituição), que corresponde ao interregno entre a publicação do ato de sua promulgação e a data estabelecida para a entrada em vigor de seus dispositivos.
	
	 
A inconstitucionalidade superveniente, regra adotada pelo STF, é o fenômeno jurídico por meio do qual uma norma se torna inconstitucional em momento futuro, depois de sua entrada em vigor, em razão da promulgação de um novo texto constitucional com ela conflitante.
	 
	 
No Brasil, os dispositivos de uma constituição nova têm vigência imediata, alcançando os efeitos futuros de fatos passados (retroatividade mínima), salvo disposição constitucional expressa em contrário.
	
	 
A regra geral de retroatividade máxima das normas constitucionais aplica-se às normas constitucionais federais e estaduais.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502722779)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Magna Carta Inglesa, editada em 1215, evidenciou que nenhuma pessoa estaria acima da lei, assegurando, expressamente, em seu § 39, com as alterações da Carta de 1225, como regra absoluta a ser observada, o devido processo legal, ao dispor que - "nenhum homem livre será detido ou sujeito a prisão, ou privado dos seus direitos ou seus bens, ou declarado fora da lei, ou exilado, ou reduzido em seu status de qualquer outra forma, nem procederemos nem mandaremos proceder contra ele senão mediante um julgamento legal pelos seus pares ou pelo costume da terra". A noção embrionária de devido processo legal, portanto, surgiu no cenário histórico acima apontado, confirmando que ninguém perderá a vida ou a liberdade, bem como o próprio patrimônio, salvo quando houver um julgamento justo, realizado por seus pares, de acordo com a lei da terra (SILVEIRA, Paulo Fernando. Devido processo legal ¿ Due process of Law. Belo Horizonte: Del Rey, 1996, cit. p. 15). Observa-se, nesse sentido, que a Constituição Federal de 1988, no artigo 5º, inciso LIV, expressamente declarou que "ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal". Com base no texto acima apontado, observa-se que o devido processo legal terá natureza jurídica de:
		
	
	Garantia Fundamental.
	
	Garantia Institucional.
	
	Fundamento da República Federativa do Brasil.
	 
	Direito Fundamental.
	
	Objetivo Fundamental.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502803805)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	4. (TJ MG 2007-EJEF) A perda dos direitos políticos se dará no seguinte caso: (0,5)
		
	
	d) incapacidade civil absoluta.
	 
	b) cancelamento da naturalização, por sentença transitada em julgado.
	
	c) condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.
	
	a) improbidade administrativa.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502704918)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	UFMT- De acordo com a atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os Tratados
Internacionais de Direitos Humanos, dos quais o Brasil tenha sido signatário, internalizados antes da Emenda Constitucional N.º 45,
		
	
	ingressam como normas constitucionais de acordo com o art. 5º, parágrafo 2º da Constituição Federal brasileira.
	 
	possuem caráter supralegal, ou seja, nível hierárquico superior às leis, mas abaixo da Constituição Federal brasileira.
	
	ingressam como leis ordinárias de acordo com a regra de internalização dos tratados internacionais prevista na Constituição Federal brasileira
	
	precisam ser ratificados pelo Congresso Nacional por 3/5 dos seus membros em dois turnos de votação para terem status constitucional.
	
	são apenas horizontes interpretativos, visto que o que prevalece no Brasil é seu direito interno.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais