Buscar

avaliando de uan 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

sIMULADOS DAS PRESENCIAIS
UAN
1-A figura acima apresenta o leiaute de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) que oferece dificuldades para o estabelecimento de um fluxo de alimentos correto durante o período de preparo de refeições. Assinale a opção que apresenta alteração nesse leiaute que permite melhorar o referido fluxo de produção.
 Certo	Deslocar o ambiente de pré-preparo de carnes e vegetais para local mais próximo das câmaras frigoríficas.
2-O fator de correção e de cocção de um alimento é 1,1 e 0,82, respectivamente. Calcule a quantidade que será necessária comprar para preparar uma refeição para 200 pessoas, sabendo que a porção será de 120g.
 Certo	32,2Kg
3-Unidades de Alimentação e Nutrição devem possuir áreas operacionais que facilitem a produção de alimentos seguros. Quanto a este tema, marque a opção INCORRETA.
	 Certo	Para facilitar as operações de limpeza, é permitida a instalação de ralos, quando sifonados, no interior das câmaras frigoríficas e antecâmaras.
4-A Curva ABC é uma ferramenta gerencial que auxilia na classificação do produto de acordo com o custo ou consumo mensal. É correto afirmar:
 Certo	itens de custo B são classificados como intermediários.
5- Marque a alternativa correta em relação aos custos:
	 Certo	custos fixos estão relacionados aos valores aplicados, independentemente se teve produção ou não.
6- A supervisão é considerada uma atividade de coordenação que, realizada pelo nutricionista como responsável técnico, visa harmonizar todas as tarefas para que os objetivos da Unidade de Alimentação e Nutrição sejam atingidos. Sendo uma Unidade de Alimentação e Nutrição organizada de forma que a autoridade emane de um único chefe, favorecendo, portanto, a disciplina, essa estrutura organizacional pode ser enquadrada como:
 Certo	linear.
7-A produção de refeições em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), de modo geral, obedece aos princípios da organização de trabalho taylorista, com ritmo acelerado, gestão de múltiplas tarefas, às vezes em condições de trabalho inadequadas. Nesse contexto, considere um funcionário de 43 anos de idade, que trabalha há 15 anos em uma UAN institucional. Há cinco anos ele vem relatando cansaço, dores musculares, fraqueza, alterações do sono, com reflexos na saúde e no comportamento: hipertensão, dispepsia, taquicardia, tensão e ansiedade. Considere, ainda, que recentemente a empresa em que esse funcionário trabalha recebeu visita de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, que identificou o descumprimento de requisitos exigidos nas seguintes Normas Regulamentadoras (NR): NR-6, NR-7, NR-9 e NR-17. Com base na situação hipotética relatada acima, avalie as afirmações a seguir. I. A NR-7 sugere a elaboração, pelas empresas empregadoras, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o objetivo de se promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores. II. Os Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) devem estabelecer critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas, considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas no controle médico previsto na NR-7. III. Para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, é necessário implantar um conjunto de medidas técnicas, educativas, médicas e psicológicas, cabendo ao empregador cumprir e fazer cumprir as normas de segurança no trabalho. IV. Uma UAN bem planejada, entre outras vantagens, proporciona aumento da produtividade, redução de acidentes de trabalho e da ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho, o que pode contribuir para minimizar os sintomas apresentados pelo referido funcionário. É correto apenas o que se afirma em:
 Certo	II, III e IV.
8-As atividades anteriores à produção de refeições desenvolvidas em longo prazo são atividades típicas de planejamento que, ao serem definidas, fixam parâmetros imprescindíveis à avaliação e configuram uma administração fundamentada em bases científicas. Como exemplo dessas atividades, pode-se apontar:
 Certo	estabelecimento do padrão do cardápio, definição de per capita e estimativa de custos para cardápios-padrões.
9-A organização de qualquer empresa pode ser definida como o agrupamento das atividades necessárias à realização dos objetivos, bem como a atribuição dessas atividades a departamentos apropriados e aos passos necessários para delegação e coordenação da autoridade. Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, o fator a ser considerado na disposição eficiente das áreas de trabalho é:
 Certo	o fluxo de trabalho.
10-Modalidade de serviço onde a empresa contrata os serviços de uma empresa especializada, a qual utiliza as instalações das primeiras para o preparo das refeições
 Certo	Concessão
11- Em diferentes Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) que oferecem cardápio de padrão médio obtiveram-se os resultados do consumo de materiais classificados segundo o método da curva ABC apresentados nas opções abaixo. Identifique a UAN que apresenta um perfil de distribuição mais equilibrado frente aos percentuais recomendados, assim como o critério de seleção dos gêneros para a composição dos cardápios.
Certo: Primeiros itens da classificação: patinho, filé de frango, café, pão francês; Materiais A - 12% do total de itens, correspondendo a 61% da verba aplicada; Materiais B - 28% do total de itens, correspondendo a 30% da verba aplicada; Materiais C - 60% do total de itens, correspondendo a 9% da verba aplicada.
12-Analise os seguintes dados referentes a uma Unidade de Alimentação e Nutrição que fornece 500 refeições diárias: ¿ per capita: 0,08Kg; ¿ periodicidade do pedido: 10 dias; ¿ estoque mínimo - de segurança: 80Kg; ¿ saldo em estoque: 30Kg. A partir do acima exposto, o valor final do pedido de arroz, a fim de se estabelecer o estoque máximo, em kg, é:
 Certo	450
13-Para avaliação dos recursos humanos de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, além da avaliação de atitude, higiene e segurança no trabalho podem-se apontar os seguintes indicadores:
 Certo	Rotatividade de pessoal e taxa de absenteísmo;
14-Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), o custo corresponde à soma dos gastos necessários à produção de alimentos e sua distribuição. Com relação ao custo, indique a opção CORRETA.
 Certo	Os custos podem ser associados diretamente ao produto, compreendendo alimentos, energia elétrica, gás, entre outros;
 Certo	Os custos indiretos correspondem os gastos com toda a mão-de-obra, aluguel e gastos em geral.
15-Modalidade de serviço onde a empresa contrata os serviços de uma empresa especializada, a qual utiliza as instalações das primeiras para o preparo das refeições
	 Certo	Concessão

Outros materiais