Buscar

AVALIANDO GENETICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO 1 GENETICA
		1.
		Como se sabe, os gêmeos idênticos são seres geneticamente iguais. O fato de, em alguns casos, terem sido criados em famílias e ambientes diferentes torna-se possível de ficarem alterados (diferentes), devido aos:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	genótipos.
	
	
	genes alelos.
	
	
	heterossomos.
	
	
	autossomos.
	
	
	fenótipos.
	
	
		2.
		Nos seus experimentos com ervilhas, Mendel observou que na geração F1 todos os indivíduos produziram sementes lisas, ou seja, a variedade rugosa não apareceu em F1. Depois, ele deixou ocorrer a autofecundação das plantas de F1 (F1 x F1) e analisou os descendentes (geração F2). Constatou que em F2 cerca de 75% das sementes eram lisas e 25% eram rugosas. Estas observações permitiram afirmar que:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Os indivíduos da geração F2 não poderia apresentar tais características por não ter herdado o gene que determina a característica semente rugosa.
	
	
	Os indivíduos da geração F1 só continham no seu genótipo o gene que determina a característica semente lisa e por isso só esta característica foi observada.
	
	
	Quando os indivíduos da geração F1 se autofecundarão, eles passaram a possuir o gene que determina a característica semente rugosa, por isso o resultado da F2.
	
	
	Na geração F1, embora estivesse presente no genótipo dos indivíduos, o gene que determina esta característica não se expressou.
	
	
	Os indivíduos da geração F1 não apresentaram a característica semente rugosa porque eles não possuíam o gene que determina esta característica.
	
	
		3.
		A partir de seus estudos sobre a genética Mendeliana ficou evidente que Mendel propôs que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio de partículas ou fatores que se encontravam nos gametas. Como são nomeados atualmente estes fatores?
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Genes.
	
	
	Híbridos.
	
	
	Fenótipos.
	
	
	Células.
	
	
	Histonas.
	
	
		4.
		A Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Os humanos, já no tempo da pré-história, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. Além disso, os genes codificam informações necessárias à síntese protéica, e por sua vez, as proteínas influenciam as características finais de um organismo. Com base no texto analise as alternativas abaixo e marque a correta: I- Os genes, normalmente, estão localizados nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de ácido desoxirribonucléico (DNA). II- A herança e a variação explicam as diferentes formas de vida encontradas na natureza. III - Uma das aplicações da genética, é a terapia gênica que permite substituir genes doentes por genes saudáveis, com o objetivo de tratar algumas doenças.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	as alternativas I, II e III estão corretas
	
	
	somente a alternativa II está correta
	
	
	as alternativas II e III estão corretas
	
	
	somente a alternativa I está correta
	
	
	as alternativas I e II estão corretas
	
	
		5.
		Os humanos, já no tempo da pré-história, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. No interior dos organismos, os genes normalmente estão localizados nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA). Atualmente, a genética proporciona ferramentas importantes para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interações genéticas. Em relação aos genes e as proteínas é correto afirmar que:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas e de lipídeos. Por sua vez, as proteínas e os lipídios influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
	
	
	Os genes codificam parcialmente a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
	
	
	Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
	
	
	Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas e carboidratos. Por sua vez, as proteínas e os carboidratos influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo.
	
	
	Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas não influenciam as características finais de um organismo.
	
	
		6.
		Os trabalhos do monge Gregor Mendel, considerado o ¿pai¿ da genética, foram baseados em cruzamentos de ervilhas. Se ele cruzasse as ervilhas Aa e aa, obteríamos:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	25% de indivíduos Aa, 50% de indivíduos AA, 25% de indivíduos aa
	
	
	25% de indivíduos AA, 50% de indivíduos Aa, 25% de indivíduos aa
	
	
	50% de Aa, 50% de aa
	
	
	50% de AA, 50% de aa
	
	
	100% de indivíduos Aa

Outros materiais